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6 dicas para alinhar sua expectativa sobre imagem profissional

 

A construção de uma imagem profissional positiva é um passo fundamental para quem deseja alavancar uma carreira de sucesso. Muitos podem até nem imaginar, mas a verdade é que a maneira como você se apresenta e se comunica com as pessoas, assim como o seu caráter e suas ações, podem fazer com que você se destaque tanto na empresa quanto no mercado de trabalho — tanto positiva quanto negativamente.

É preciso ter em mente que, para alçar voos cada vez mais altos, pouco adiantará ser eficiente em seus processos se você não cultivar uma boa imagem profissional. Agora, você provavelmente deve estar se perguntando sobre como trabalhar a sua, certo? Não se preocupe: é justamente sobre isso que falaremos neste artigo. Acompanhe!

O que é imagem profissional?

Antes de conhecer as vantagens de manter uma boa reputação no trabalho e como isso pode ser feito, é importante entender um pouco mais sobre o conceito de imagem profissional — que é transmitida por meio do nosso comportamento, postura, atitudes, comunicação e apresentação.

Em meio a cenários corporativos de bastante exigência e competitividade, saber construir uma boa imagem pessoal é uma estratégia para qualquer pessoa que queira permanecer e se destacar no mercado de trabalho. Entenda que isso vai muito além de questões físicas, ou seja, não estamos falando de vestir boas roupas e aspectos do tipo. Aqui, o que estão em foco são comportamentos, ações e habilidades.

Quais são as vantagens de uma imagem positiva?

Pense conosco: a imagem profissional de um indivíduo é analisada logo no primeiro momento em que ele tem o seu currículo avaliado para ocupar uma vaga. Caso o documento consiga despertar o interesse do recrutador, o candidato seguirá para a próxima etapa.

O mesmo acontece na hora da entrevista. Dependendo da postura, comportamento e atitudes, o interessado na vaga pode ser encaminhado para as próximas fases do processo, nas quais também terá seus conhecimentos, comunicação, iniciativas e outras atitudes avaliadas. Por fim, a conversa final com o gestor também dependerá da sua imagem profissional.

Percebeu como as impressões que os recrutadores, gestores e até mesmo colegas criam ao seu respeito são relevantes? Por mais que as habilidades técnicas sejam essenciais, pode ser que o critério de desempate entre você e outro candidato igualmente qualificado seja justamente a imagem profissional de ambos.

Dessa forma, se cuidar bem da sua imagem é capaz de abrir portas em um âmbito pessoal, o mesmo certamente vale para um contexto corporativo. Os benefícios vão além de uma entrevista de emprego bem-sucedida, passando por maiores chances de promoções e até fazendo do profissional um exemplo a ser seguido por todos os outros colaboradores.

Como trabalhar a sua imagem profissional?

1. Saiba lidar bem com os feedbacks

Saber ouvir o que os outros têm a dizer é primordial tanto em sua vida pessoal quanto na profissional. Sendo assim, durante uma conversa, mantenha sempre a atenção no que a outra pessoa está falando, demonstrando que você está interessado, disposto e disponível a escutá-la.

O mesmo vale para o momento de receber feedbacks, especialmente aqueles com críticas construtivas. É importante manter a postura e não agir de forma explosiva, o que demonstra maturidade profissional. Não se esqueça de que, onde há mais de uma pessoa, é preciso saber manter um bom relacionamento, e isso se fortalece quando você sabe ouvir o outro de forma adequada.

2. Aprenda a se comunicar

Saber se comunicar adequadamente conta pontos positivos em sua imagem profissional. Para começar, preocupe-se com o tom da sua voz, mantendo-o nem muito alto nem muito baixo. Tenha também o cuidado de perceber se a pessoa com a qual você está conversando está entendendo o modo como você fala com ela.

Pense também sobre o modo como você transmite as suas mensagens no geral. O que se espera de um colaborador com uma boa imagem é saber falar de forma educada, com confiança e, acima de tudo, bastante clareza. Lembre-se de que isso não significa agir de forma moldada. Seja sempre natural e saiba dar a sua opinião sem impor. Isso estabelece credibilidade.

3. Cumpra promessas

Uma boa imagem profissional envolve também demonstrar comprometimento com as suas palavras e acordos. A sua reputação é afetada de forma negativa quando as pessoas já estão acostumadas a ver você como alguém que costuma se atrapalhar em relação a prazos de entrega. Se esse é o seu caso, saiba que é fundamental saber reverter a situação.

Primeiramente, procure sempre entregar aquilo que prometeu e não faça acordos com os quais não pode cumprir. Não se pode negar, é claro, que imprevistos também acontecem. Quando não for possível manter a sua palavra inicial, comunique-se logo com a pessoa a qual você deve satisfações, explicando a situação e avisando que fará de tudo para resolver prontamente.

4. Use as redes sociais de maneira adequada

Difícil não estar presente em, pelo menos, uma rede social nos dias de hoje, não concorda? Quase todos nós estamos nessas plataformas, que, ao contrário do que alguns possam vir a imaginar, também são constantemente avaliadas pelos recrutadores e gestores. Sendo assim, é fundamental saber utilizá-las de forma adequada.

Nessas redes, especialmente no LinkedIn, que é voltado para o contexto corporativo, mostre por meio dos conteúdos que publica e compartilha que você é uma pessoa bem informada e qualificada em sua área de atuação. Além disso, evite ao máximo entrar em polêmicas e discussões que possam prejudicar a sua imagem.

5. Seja pontual

A falta de pontualidade é um dos principais fatores que podem atrapalhar a reputação de um profissional. Acumular atrasos constantes em reuniões, eventos e até mesmo para chegar ao ambiente de trabalho passa uma imagem de desorganização e descuido.

Para evitar que isso aconteça, mantenha sempre a atenção em sua agenda e faça uma boa gestão do seu tempo, de modo a conseguir executar todas as suas atividades no tempo estimado. Para chegar à empresa no horário correto, procure o melhor horário para sair de casa, especialmente nas grandes cidades, nas quais o trânsito costuma ser constante.

6. Aprimore seus conhecimentos

Quem sabe investir no aprimoramento de seus conhecimentos contribui diretamente com a construção de uma boa imagem profissional — especialmente em meio ao cenário que já contextualizamos no início do artigo, no qual a cada dia se formam mais e mais profissionais amplamente qualificados para atuar no mercado de trabalho.

Sendo assim, buscar uma especialização é fundamental. Dessa forma, você amplia as suas chances de ascensão na carreira e, ainda, passa a imagem de um profissional proativo e atualizado, que está disposto a contribuir ativamente com o crescimento da empresa.

Por fim, é importante destacar que, além de uma boa imagem profissional, executar suas funções com eficiência e atuar junto à organização na busca de melhores resultados são ações primordiais. É preciso haver um equilíbrio, ou seja, a sua boa reputação só renderá bons frutos caso você também mantenha um bom conteúdo — afinal, a empresa precisa de um funcionário completo.

Como foi possível perceber, estabelecer uma imagem profissional positiva é um dos principais diferenciais de um colaborador. Para desenvolver a sua, leve em consideração os aspectos levantados no post e não se esqueça de manter a sua boa reputação sempre alinhada aos resultados de qualidade!

Gostou do conteúdo do artigo e quer que mais pessoas descubram as vantagens de uma boa imagem profissional? Então, compartilhe agora mesmo este post em suas redes sociais!

 

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