7 dicas para você conciliar home office e estudos em casa

  • 12/jun/2020

7 dicas para você conciliar home office e estudos em casa

Tempo de Leitura: 4 minutos

Quem precisa se organizar para praticar o home office e estudar online certamente enfrenta alguns desafios. Afinal, estar no mesmo ambiente para realizar essas e outras atividades (como refeições e tarefas domésticas) dificulta a divisão de horários. Ao mesmo tempo, também existem vantagens na situação.

Por exemplo, um benefício relevante é não ser necessário despender muito tempo em deslocamentos. Pense em quanto seu dia poderia ser diferente se você ficasse alguns minutos ou mesmo horas preciosas no trânsito? Estar em casa promove maior equilíbrio, pois é possível separar melhor o tempo e até conseguir descansar mais.

É claro que para conquistar isso é preciso se organizar. De fato, a procrastinação pode atrapalhar não só suas atividades, mas também o seu descanso. Então, confira dicas para superá-la e conseguir conciliar tudo o que precisa da melhor forma!

1. Estabeleça horários para cada atividade

O home office é uma tendência interessante para o futuro do trabalho na atualidade. Muitas empresas, especialmente as de tecnologia, já praticam a flexibilização da carga horária para que parte das funções dos colaboradores — ou todas elas — possa ser exercida de casa. Esse pode ser um ganho interessante de qualidade de vida.

Nesse cenário, se você está em home office, seja uma situação pontual ou duradoura, é importante aprender a como se organizar em casa. Assim, fica mais fácil se adaptar à tendência e encontrar bons resultados ao fazer isso. Sem dúvida, quem apresenta produtividade e organização nessa realidade consegue se destacar.

Contudo, é comum surgir a dúvida: como coordenar o trabalho com tantas distrações? Ao realizar suas funções em um escritório, fica mais fácil se concentrar, enquanto que, em casa, podem existir outras pessoas e outras tarefas que chamam a atenção. Há uma estratégia essencial para resolver isso: estabelecer horários.

O ideal é que você defina seu cronograma e tenha um horário específico para o trabalho, outro para os estudos e os demais para as outras atividades, como lazer, tarefas domésticas etc. Seguir à risca uma rotina ajuda a deixar as distrações de lado e saber que existe um momento certo para cada coisa.

2. Encontre um espaço adequado de concentração

Outro ponto essencial para quem concilia o trabalho e os estudos em casa é ter um espaço adequado para as duas práticas. É muito importante que você possa trabalhar e estudar em um ambiente confortável, com materiais adequados, boa iluminação e silêncio.

Nem sempre é viável preparar o ambiente ideal, mas procure ao máximo ter um local que facilite sua concentração. Quem puder, deve organizar um pequeno escritório em casa, com mesa e cadeira confortáveis para utilizar o computador e outros recursos de trabalho e estudo.

Para os profissionais que moram com a família é relevante conversar com as pessoas e pedir compreensão. Afinal, muita movimentação ou barulho pode atrapalhar bastante seus resultados. Se não for possível reduzir significativamente os ruídos, o uso de fones de ouvido é uma opção para abafar.

3. Organize sua agenda semanal

Estar todos os dias no mesmo ambiente, sem ter uma rotina específica de acordar, sair de casa e ir até o escritório, pode confundir um pouco. Algo comum que profissionais com muito tempo de home office vivenciam é a sensação de desorganização do cotidiano.

Powered by Rock Convert

Alguns detalhes da rotina fora de casa podem fazer falta para quem está trabalhando e estudando online. Por isso, ter uma agenda semanal é de grande auxílio. Procure estabelecer uma rotina e ter materiais por perto para se lembrar dela — cadernos, agendas ou lousas, por exemplo. Assim, o risco de esquecer algo diminui muito.

4. Personalize sua rotina

Além de estabelecer sua agenda semanal e colocar todos os compromissos importantes, como datas de entrega de demandas do trabalho ou o cronograma de estudos, vale a pena personalizar sua rotina. Como uma das dificuldades do home office é diferenciar o ambiente de trabalho e estudo do ambiente doméstico, é importante pensar nisso.

Uma dica é tentar dividir bem as suas atividades pelos dias da semana e os horários disponíveis. Monte um cronograma personalizado com as suas necessidades. Quem precisa cozinhar ou limpar a casa, por exemplo, deve encaixar essas demandas nos horários. Senão, há o perigo de procrastinar outras atividades por causa dessas.

5. Não pule refeições

Temos dado dicas para que você consiga coordenar bem o que precisa ser feito em casa, no trabalho e nos estudos. Contudo, é preciso pensar também no seu autocuidado. Trabalhando em casa, muitas pessoas podem ter dificuldade de manter hábitos básicos, como realizar as refeições corretamente.

No cotidiano de trabalho em uma empresa, os colaboradores têm um horário de almoço definido e geralmente saem para comer — ou almoçam em um refeitório. Já em casa, é comum que os momentos de alimentação sejam negligenciados, especialmente quando não há uma rotina bem definida.

Procure resolver isso para conseguir realizar suas refeições corretamente. Não apenas o almoço, mas também lanches durante o dia. É fundamental estar bem alimentado para conseguir realizar suas tarefas corretamente tanto no trabalho quanto nos estudos.

6. Faça pausas regulares

Outro autocuidado indispensável para quem está em home office é fazer pausas regulares. Não caia na tentação de aumentar sua carga de trabalho e estudos porque está em casa. Sua mente e seu corpo precisam de descanso mesmo assim. O fato de trabalhar no ambiente doméstico não exclui essa necessidade.

Para evitar pular períodos de pausa, coloque na sua agenda e estabeleça os horários específicos. Então, nesses momentos, pare um pouco o que está fazendo, dê uma volta, beba água, coma algo e relaxe um pouco a mente. Lembre-se também de cuidar das suas noites de sono — elas são fundamentais para manter seu rendimento.

7. Evite distrações

Um dos principais desafios de trabalhar de casa são as distrações que podem ocorrer. Além do seu próprio celular — grande recurso de procrastinação — podem acontecer conversas de outros membros da família, demandas com filhos, necessidade de limpeza da casa etc.

Tente ter uma boa estratégia de gestão do tempo e da família. Como falamos, vale a pena conversar com as pessoas que moram com você. Ainda que seja preciso resolver atividades urgentes de vez em quando, o ideal é manter um cotidiano com menos distrações possíveis.

Assim, fica mais fácil ter sucesso conciliando o home office e os estudos em casa. Trabalhar e estudar ao mesmo tempo é desafiador, mas lembre-se de que vale a pena investir na própria carreira e buscar crescimento profissional, mesmo que haja muitos desafios nesse período. Certamente, seus esforços trarão bons resultados no futuro!

E então, este post ajudou você a observar de outra forma as dificuldades da rotina? Que tal compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais e passar as dicas para seus amigos? Será muito útil, com certeza.

Carreira de gestorPowered by Rock Convert
[eBook] Tecnologia da InformaçãoPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você