Connect with us

Especialize-se

Como a pós-graduação pode ajudar você em momentos de crise econômica

O mercado fica mais concorrido em tempos de crise econômica, mas dá para mudar essa história com um curso de pós-graduação. Saiba mais aqui!

crise econômica

O Brasil vive uma crise econômica por conta do cenário totalmente inesperado do novo coronavírus. Aliás, não só o país foi abalado, mas o mundo todo está buscando formas de lidar com essa situação.

Em tempos de instabilidade na economia, como os que estamos passando, o setor produtivo é atingido, há o fechamento de empresas, muitas demissões e, consequentemente, redução nas vagas de emprego. Assim, a concorrência aumenta e fica difícil ascender profissionalmente.

Então, o que fazer para mudar essa história? A saída é investir na sua carreira, com um curso de pós-graduação.

Quer descobrir como essa formação pode ajudar você nesse período tão difícil? Confira nosso post e entenda por que buscar uma capacitação de peso para o seu currículo!

Por que a especialização é importante em tempos de crise econômica?

Nesses tempos tão incertos, a qualificação do profissional vai ser um fator determinante para que ele possa se destacar no mercado. Acompanhe a seguir a importância de fazer uma pós-graduação.

Diferencial competitivo

O primeiro ponto é a valorização do seu currículo ao incluir um título de especialização ou MBA (Master in Business Administration). Então, em um processo seletivo, ter feito a pós-graduação vai permitir que você saia na frente dos candidatos que só têm o diploma do ensino superior. No cenário de crise econômica, com o aumento do número de desempregados, ter uma qualificação como essa torna-se uma estratégia interessante.

Com isso, você tem a capacitação que as empresas procuram e mais chances de ter acesso aos melhores cargos, dando um salto na sua vida profissional.

Possibilidade de promoção

Para quem já tem emprego, a pós-graduação pode dar o empurrãozinho que faltava para o profissional ser promovido, visto que ele demonstra que está investindo em sua carreira e que tem a preocupação de se manter atualizado. Dessa maneira, ele pode fazer a diferença na organização ocupando posições mais altas, como cargos de gestão.

Oportunidades de maiores salários

Além de o curso de pós trazer um diferencial competitivo, é uma formação que pode aumentar seu salário, permitindo que você faça projetos de vida mais ambiciosos.

Uma pesquisa da Catho Educação, realizada em 2018, aponta que uma especialização ou MBA pode elevar o salário de um profissional graduado em 47,5%. Já quem ocupa cargos de coordenação ou supervisão, ao realizar uma pós-graduação, pode aumentar os ganhos em 53,7%.

Aprofundamento de conhecimentos

Sabemos o quanto a bagagem técnica e científica adquirida na faculdade é importante. Afinal, o aluno aprende sobre uma grande área de conhecimento, podendo dar início à sua trajetória profissional.

Contudo, o mercado é exigente, principalmente com a crise econômica, e espera mais dos candidatos: precisa de pessoas com conhecimentos aprofundados em determinados segmentos para que possam propor soluções inovadoras. Desse modo, as empresas conseguem melhorar seus resultados e sair na frente da concorrência.

Nesse sentido, fazer uma especialização ou MBA deve fazer parte de seu plano de carreira para que você possa aperfeiçoar seus conhecimentos e se atualizar para trabalhar com novos processos, softwares ou equipamentos.

Desenvolvimento de novas skills

O curso de pós-graduação vai ajudar você a desenvolver novas competências, tanto aquelas mais técnicas (chamadas de hard skills), quanto as relacionadas ao seu comportamento e postura profissional (soft skills).

Isso porque a grade curricular dos cursos vai apresentar situações práticas que vão ampliar sua visão de mundo, permitindo encontrar novas soluções para problemas do dia a dia, por exemplo. Desse modo, você se torna mais proativo e preparado para os desafios da rotina profissional.

Muitos cursos ensinam ainda noções de liderança, permitindo que o aluno descubra as melhores estratégias para a gestão de equipes. Por fim, a participação nas aulas e contato com outros alunos e professores vão aperfeiçoar também sua comunicação.

Estratégia para lidar com o mercado de trabalho

A pós-graduação é uma estratégia para passar bem o período de crise econômica, pois permite ao profissional ter uma autonomia maior frente ao mercado. Isso porque é uma formação que possibilita seguir diferentes caminhos. Veja a seguir.

Recolocação profissional

Para aqueles que perderam o emprego, é uma chance de conseguir uma recolocação profissional, inclusive em uma área diferente. É a oportunidade de escolher uma especialização em um segmento que é tendência e dar a volta por cima.

Empreendedorismo

Já para o profissional que tem uma ideia de um novo produto ou serviço, a pós-graduação pode ser a escolha ideal para que ele empreenda com segurança. É uma formação que vai aprofundar os conhecimentos em um nicho de mercado, permitindo, assim, uma atuação mais estratégica.

Networking

É necessário ainda considerar que as aulas de um curso de especialização ou MBA vão possibilitar ao aluno conhecer outros profissionais e professores que geralmente também atuam no mercado.

Com isso, dá para fazer networking, aumentando as oportunidades no mercado, já que são contatos que podem render a indicação para uma vaga de emprego ou parcerias de negócios promissoras.

Por que a pós-graduação EAD é a melhor opção?

Muita gente sabe como a especialização ou MBA vai valorizar seu currículo, mas não tem a disponibilidade para se dirigir semanalmente até a instituição de ensino. Em alguns casos, o obstáculo para se qualificar é o valor das mensalidades.

Diante disso, a melhor opção é a pós-graduação na modalidade EAD (Educação a Distância). Nesse formato, o aluno consegue fazer um curso de qualidade, mas estuda de casa. Só precisa ter um computador e o acesso à Internet.

Além de poder estudar no local e horário que quiser, as mensalidades nos cursos de especialização EAD têm um valor reduzido quando comparadas com as de cursos presenciais. Dessa forma, você pode se capacitar sem precisar gastar muito.

A crise econômica atinge diversos setores e exige que os profissionais busquem meios de se destacar. Nesse sentido, fazer um curso de pós-graduação em uma faculdade de referência, como a Unyleya, vai permitir a você dar um novo rumo para sua carreira mesmo nos períodos mais conturbados.

Quer se qualificar com a Unyleya? Então fique por dentro das diversas opções de pós-graduação que a instituição oferece. A dica é pesquisar as características de cada uma para escolher aquela que mais atenda às suas expectativas!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD