Connect with us

Especialize-se

Por que se especializar em Coaching Educacional? Nós explicamos!

O coaching educacional é o profissional que pode ajudar professores e alunos a evoluir e vencer os obstáculos. Saiba mais sobre o assunto em nosso conteúdo!

coaching educacional

Segundo a International Coach Federation (ICF), o mercado de coaching no Brasil cresceu 300% nos últimos quatro anos. É uma área que atrai milhares de profissionais que desejam se reinventar e buscar um novo posicionamento em sua vida pessoal e na carreira.

Muito comum no ambiente empresarial, ela atinge agora o âmbito escolar, no que é conhecido como coaching educacional, mostrando como ainda vale a pena trabalhar com educação.

Essa carreira está em plena ascensão no país, e muitas instituições de ensino estão adotando o modelo como uma forma de motivar seus profissionais e aperfeiçoar o desempenho de seus alunos. Que tal conhecer mais sobre essa carreira?

Neste artigo, você vai entender o que é o coaching educacional, como é sua atuação e quais as vantagens de obter atualização na área!

O que é o coaching educacional?

O coaching educacional é uma vertente da profissão que promove o desenvolvimento de alunos e profissionais da educação. Como tal, ele foca metodologias que levam em conta a realidade acadêmica. Dessa forma, busca aprimorar as competências e habilidades técnicas, emocionais e comportamentais dos indivíduos, a fim de que conquistem seus objetivos de vida e de carreira.

Vale ressaltar que o coaching educacional não substitui o trabalho de psicopedagogos e não tem caráter clínico. Na verdade, ele adota técnicas e ferramentas que ajudam as pessoas a evoluir, alcançando o máximo de seu potencial.

Qual a atuação de um profissional especializado nessa área?

No segmento educacional, o coaching vai atuar de diferentes maneiras, dependendo do profissional ou do aluno. Assim, não existem fórmulas de aplicação em todo o caso, nem respostas prontas, pois o coaching se baseia em conversas, questionamentos e dinâmicas que ajudam as pessoas a repensar suas atitudes, comportamentos e consciência.

Dessa forma, o profissional pode trabalhar com diálogos, palestras, debates e leituras para que os participantes possam ser direcionados ao autoconhecimento, identificar falhas e aperfeiçoar suas habilidades. Entenda melhor o que isso pode significar para cada um dos personagens da área educacional.

Para os professores

O coaching educacional ajuda o professor a vencer os desafios que o magistério impõe e a se reconectar com sua profissão. Entre eles, falta de reconhecimento e apoio em seu trabalho, pouco interesse por parte dos alunos, indisciplina em sala de aula, falta de infraestrutura, entre outros.

Assim, o coaching intervém no sentido de ajudar a desenvolver maior inteligência emocional, organização, planejamento e organização no trabalho. Para isso, o profissional deve ter experiência e habilidade pedagógica, a fim de que suas estratégicas possam ser práticas e eficientes.

Para os alunos

No trabalho com os discentes, o coaching educacional tem por objetivo direcionar o aluno ao autoconhecimento, identificando aspectos em que pode melhorar sua performance nas diferentes disciplinas. A ideia é eliminar qualquer obstáculo que possa travar o progresso do educando.

Com isso em mente, o coach implementa uma série de metodologias que ajudam o aluno a entender suas próprias emoções e conduta. De maneira sistematizada, o profissional leva a criança ou o adolescente a se desenvolver tanto no campo acadêmico quanto na área socioemocional.

Respeito, autoconfiança, comunicação, autodisciplina e empatia são apenas algumas das competências que o treinador busca promover em seu trabalho com os alunos.

Quais os benefícios de investir na pós-graduação de Coaching Educacional?

A pós-graduação de Coaching Educacional tem por objetivo desenvolver nos profissionais competências e conhecimentos importantes para a aplicação do treinamento com alunos, professores e gestores na educação. Algumas dessas habilidades incluem gestão de equipe, saber escutar e dar feedbacks, gerenciamento de tempo, criatividade, inovação, produtividade, relacionamento interpessoal, entre outros.

O curso é direcionado para profissionais que já atuam na área escolar ou universitária, como pedagogos, professores e diretores. Mas quaisquer outros com nível superior e que desejam aprofundar seus conhecimentos em coaching educacional podem se beneficiar.

Aqueles que garantem essa especialização derivam muitas vantagens, tais como:

  • diferencial competitivo no mercado;
  • capacitação profissional;
  • desenvolvimento de novas habilidades e metodologias de trabalho;
  • oportunidades de crescimento no mercado.

Como funciona o curso de Coaching Educacional?

O curso de pós-graduação pode ser ministrado a distância, na modalidade EAD. Dessa forma, pode ser realizado totalmente online, com atividades e avaliações fornecidas por meio de uma plataforma digital.

Grade curricular

As disciplinas da grade curricular estão relacionadas a conhecimentos e melhores práticas de liderança educacional, desenvolvimento pessoal e profissional, produtividade e organização. Veja algumas delas:

  • Coaching e Programação Neurolinguística para Educadores;
  • Gestão da Mudança — Como Ser um Agente de Mudança nos Ambientes Educacionais;
  • Projeto de Vida do Estudante;
  • Comunicação e Inteligência Emocional no Cuidado de Educação;
  • Coaching e Liderança na Educação — Autodesenvolvimento e Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance;
  • Coaching e Design Thinking como Modelos de Inovação em Educação.

Carga horária

A carga horária total do curso de especialização em coaching educacional é de 400 horas. Não existe mais a exigência de elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso — TCC. Mas se o aluno optar por fazer, somam-se 60 horas à carga horária final, totalizando 460 horas.

Metodologia

Todo o curso é focado no aluno, fornecendo todas as condições para que ele desenvolva as competências necessárias em sua atuação profissional como coaching educacional. Na modalidade EAD, os materiais são fornecidos em diferentes formatos, a fim de extrair o máximo de aproveitamento.

Por ser totalmente online, as aulas e as avaliações ocorrem por meio do Portal do Aluno. Além disso, as interações com outros alunos e tutor também podem ser feitas por meio da plataforma e de modo individualizado. Vale lembrar que as disciplinas são sequenciais, porém, não há pré-requisitos, o que dá maior liberdade e flexibilidade ao aluno.

A especialização EAD facilita que os profissionais garantam a continuidade dos estudos. Por meio dessa modalidade, o aluno faz seu próprio horário, estuda onde quiser e nos dias mais convenientes, sem perder tempo e dinheiro com transporte.

O coaching educacional é uma carreira em ascensão que pode fazer diferença na vida de alunos, professores e outros profissionais da educação. Certamente, contribuir para o desenvolvimento de pessoas é recompensador.

Quer saber mais sobre a pós-graduação em Coaching Educacional? Acesse a página do curso e conheça os detalhes!

3.1/5 - (14 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD