Confira estas 4 dicas de ouro de como dar feedback

  • 05/ago/2019

Confira estas 4 dicas de ouro de como dar feedback

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Tempo de Leitura: 4 minutos

No trabalho, poucas coisas são tão desmotivantes quanto não receber algum tipo de retorno sobre as tarefas desenvolvidas. Seja uma crítica construtiva, seja um elogio, o colaborador precisa desse norteamento para se sentir mais engajado e para alinhar as atividades executadas aos objetivos empresariais. É justamente aqui que o feedback entra como uma ferramenta de valor. 

Os gestores, contudo, jamais devem encarar esse momento apenas como algo corriqueiro, que pode ser feito de qualquer maneira. Pelo contrário: é preciso saber como dar feedback da melhor forma possível, de modo a colher os benefícios que ele trará para quem o recebe e para o bom funcionamento da organização. 

Pensando nisso, falaremos neste post um pouco mais sobre a importância de adotar o feedback como parte da cultura da empresa — fornecendo também algumas dicas de ouro para serem utilizadas no momento. Vamos conferir?

Por que a cultura do feedback é importante nas empresas?

Para obter sucesso, qualquer negócio precisa contar com colaboradores dispostos a darem sempre o melhor de si, executando suas tarefas de acordo com as expectativas da empresa. Afinal de contas, o que faz uma organização funcionar são justamente as pessoas — e quando elas não se sentem motivadas ou não recebem a devida instrução, dificilmente realizarão um bom trabalho. 

Um dos principais pontos responsáveis por essa consequência negativa é a ausência do feedback. Esse momento de comunicação entre líderes e liderados é peça-chave para que os times saibam se o trabalho vem sendo executado de maneira correta ou se é preciso fazer alguma mudança. Sendo assim, o feedback é indispensável ao cotidiano empresarial. Sem ele, o negócio só tem a perder em relação ao seu desempenho e à conquista de seus objetivos. 

Por outro lado, quando oferecido com frequência e sempre de maneira adequada, o feedback é muito mais do que uma forma poderosa de retorno. Ele passa a ser parte da cultura da empresa, ajudando no desenvolvimento individual e coletivo dos times, eliminando possíveis gargalos e guiando os fluxos de trabalho. Os benefícios dessa prática fazem tudo valer a pena. Veja só:

  • motivação — o feedback auxilia na motivação das equipes, pois seus membros ganharão confiança naquilo que fazem e se sentirão incentivados a produzir mais e melhor;
  • engajamento — com um canal aberto de diálogo entre colaboradores e gestores, os times de trabalho sentirão que são ouvidos e que são peças fundamentais para a corporação. Isso está diretamente ligado a um maior engajamento com o trabalho e com os objetivos organizacionais;
  • desenvolvimento — todo colaborador, quando recebe um feedback adequado, tem a oportunidade de crescer com ele e colocar em prática aquilo que aprendeu, o que contribui com o seu desenvolvimento como profissional e com a qualidade de suas entregas;
  • retenção de talentos — o profissional, ao se sentir valorizado e reconhecido dentro da empresa, dificilmente opta por se desligar dela. Por isso, o feedback bem oferecido é uma ótima forma de reter talentos. 

Como dar feedback da melhor forma possível?

Mesmo com todos os benefícios citados até aqui, sabemos que, na prática, dar feedback não é uma missão tão fácil. Afinal, como fazer com que ele não soe acusatório ou destrutivo para quem o recebe? Acompanhe as dicas a seguir e torne o processo mais objetivo e eficaz!

1. Prepare-se antes

A pessoa que dá o feedback deve considerar que ele envolve diretamente o trato com o próximo. Sendo assim, todo o cuidado e planejamento nesse momento são fundamentais para que não ocorram conflitos. Estar bem preparado, então, é o primeiro passo antes de chamar o colaborador para essa conversa. 

Tenha já em mente tudo aquilo que precisa ser dito e de qual forma a mensagem deve ser expressa, sempre no tom mais adequado possível. Isso evita confundir o receptor ou acabar gerando desentendimentos entre ambas as partes. Anotar previamente os pontos principais da conversa em um papel é uma excelente dica para ser objetivo e não se perder durante o feedback. 

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2. Quebre o gelo

O feedback não deve ser temido ou encarado como um momento extremamente formal, no qual os colaboradores só sentam e escutam críticas destrutivas sobre o seu trabalho. Isso só trará resultados negativos — uma vez que, como forma de defesa, os funcionários já virão com “duas pedras na mão” para rebater qualquer argumento dado. 

Ao receber o colaborador para a conversa, é importante que a pessoa que fornece o feedback — geralmente, o líder — quebre logo de início algumas barreiras de formalidade, deixando o receptor mais à vontade e desmontando aquele mecanismo de defesa. Aqui, a sensibilidade e a empatia devem sempre se fazer presentes. Não há necessidade de se mostrar superior. 

É também importante quebrar o gelo já nos primeiros instantes, perguntando ao colaborador como está sendo o seu dia, por exemplo, e informando-o de que o diálogo será uma via de mão dupla, ou seja, todos terão espaço para falar e ouvir. Isso deixa a situação mais agradável e facilita que o feedback cumpra com o seu objetivo. 

3. Comece pelos pontos fortes

A boa e velha tática de começar uma conversa com boas notícias sempre funciona, por isso, essa é uma das principais dicas para dar feedback de maneira acertada. É interessante que o líder, antes de chegar ao ponto da crítica construtiva, reforce ao colaborador alguns de seus pontos positivos (como habilidades, atitudes etc.) e diga como o seu trabalho é importante para o crescimento da empresa. 

Para reforçar a opinião, a pessoa que oferece o feedback pode apresentar dados concretos ou até mesmo relatar como gostou de algo que o colaborador fez ou da forma que ele agiu diante de determinada situação, por exemplo. Tudo isso prepara o receptor para a próxima etapa da conversa, que abordará eventuais falhas. 

4. Apresente sugestões de melhorias

Embora nem todo feedback envolva a apresentação de pontos negativos, é fato que, uma hora ou outra, esse momento vai chegar. Por isso, estar bem preparado para ele é essencial. O líder deve tratar as eventuais falhas como oportunidades de melhoria, não fazer comparações com outros funcionários e se certificar de que o colaborador entendeu por que está recebendo aquela crítica.

Como já falamos, o feedback deve prezar pelo diálogo, ou seja, após oferecer a crítica, deixe que o funcionário diga o que sente e forneça a sua opinião. Em seguida, apresente um plano de ação com sugestões do que pode ser feito para reverter a situação apontada. 

Com essas 4 dicas de como dar feedback, você poderá notar, a curto prazo, melhorias significativas nos resultados da empresa — já que colaboradores mais motivados, reconhecidos e devidamente direcionados tendem a fazer entregas de excelência, concorda? Sendo assim, coloque em prática o que aprendeu no post e comece já a adotar a ferramenta como parte da cultura organizacional!

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