Connect with us

Insights Confiáveis

Especialização EAD: 4 motivos para você optar por uma agora mesmo

Já parou para pensar em como uma especialização EAD pode ser ideal para você? Ingressando em uma pós-graduação a distância, é possível não só ampliar conhecimentos, desenvolver habilidades e crescer profissionalmente, como também contar com as diversas outras vantagens referentes a essa modalidade de ensino — flexibilidade, economia, acessibilidade garantida, entre outras.

Neste post, falaremos um pouco mais sobre a importância de uma especialização no mercado atual, como funciona a educação a distância, a especialização EAD e quais são os seus principais diferenciais. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Qual a importância de uma especialização?

Você certamente já leu, ouviu dizer ou até mesmo experienciou o fato de que o mercado de trabalho atual é marcado pela competitividade e pelos altos níveis de exigência, não é mesmo? Nesse cenário, as posições de destaque estão sempre focadas naqueles profissionais que se preocupam em atender às demandas das empresas e desenvolver as consequências mais valorizadas por elas.

Esse é apenas um dos motivos pelos quais fazer uma especialização vale a pena, especialmente nos dias de hoje. Ao contrário do que acontecia antigamente, fazer uma graduação é um bom começo, mas não deve ser o último passo de quem almeja trilhar caminhos de sucesso, uma vez que por si só não é mais garantia de bons empregos e salários vantajosos.

Quais são os tipos de especialização?

Percebendo a importância de uma especialização, é preciso também entender quais são as modalidades existentes e como cada uma funciona, de modo a optar por aquela que mais se alinha ao seu caso. Veja!

Lato sensu

As especializações do tipo lato sensu, como pós-graduações e MBAs, oferecem conhecimentos mais práticos, têm a duração de 360 horas (em média, 18 meses) e não possuem título de mestrado. Ao final do curso, o aluno recebe um certificado de conclusão.

Elas são mais indicadas para aqueles profissionais que desejam adquirir e aperfeiçoar conhecimentos, bem como desenvolver competências específicas a serem usadas no dia a dia de trabalho. Além disso, o aluno pode escolher estudar entre as modalidades de ensino presencial ou a distância, como veremos adiante no artigo.

Stricto sensu

As especializações do tipo stricto sensu, por sua vez, estão restritas aos cursos de mestrado e doutorado. Elas precisam do reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) para serem oferecidas e são mais recomendadas para aqueles que desejam seguir uma carreira acadêmica — ministrando aulas no nível superior, atuando como pesquisador, entre outras opções.

No entanto, é também possível realizar um mestrado stricto sensu profissional, por exemplo, que é uma pós-graduação nessa modalidade voltada exclusivamente para o mercado de trabalho, e não para o universo acadêmico. Além disso, ao contrário dos cursos lato sensu, os alunos mestres ou doutores recebem um diploma, e não um certificado.

Aqui, os alunos também podem cursar a especialização EAD, montando seus próprios horários e escolhendo de onde e quando estudar, bastando apenas contar com um computador com acesso à internet.

Como funciona a educação a distância?

A educação a distância (EAD) é uma realidade cada vez mais presente na vida dos jovens e adultos que desejam obter uma formação de qualidade, focada nas demandas do mercado e com o objetivo de desenvolver competências específicas e valorizadas.

Se antigamente era preciso ir todos os dias até a faculdade para participar de um curso, hoje, com a ascensão da internet e de suas praticidades, é possível ingressar no ensino superior sem sair de casa, de frente ao computador e contando com todo o suporte necessário durante a formação por parte da instituição.

Todo o curso, sua estrutura e seus materiais — como aulas, livros, apostilas, fóruns, chats, exercícios e até mesmo provas — estão centralizados em um único ambiente virtual, no qual apenas os professores, alunos e tutores EAD têm acesso.

Como é uma uma especialização EAD?

Uma especialização EAD funciona basicamente da mesma forma que a realizada na modalidade presencial, mas com a flexibilidade e praticidade que a educação a distância oferece. Como já mencionamos, todo material do curso, bem como as aulas, ficam disponíveis na plataforma do aluno até a conclusão da formação, permitindo que ele acesse esse conteúdo quantas vezes quiser e de onde quiser.

Quando surgirem dúvidas, os professores e tutores podem ser contatados por diversos meios, como pela própria plataforma, via chat, por e-mail ou até mesmo por telefone. Além disso, é possível participar dos fóruns de discussão com os outros alunos, compartilhando questionamentos, experiências, sugestões, promovendo debates e fazendo network — simulando, dessa forma, métodos de ensino convencionais.

Quanto às avaliações, além daquelas realizadas online, existem as presenciais, que ocorrem nos polos de ensino da instituição. Durante esses momentos, o aluno tem a oportunidade não só de comprovar o conhecimento adquirido, como também conhecer os seus colegas e professores pessoalmente.

Por que fazer uma especialização EAD?

1. Flexibilidade

A flexibilidade é um dos principais benefícios dos alunos EAD. Isso porque eles podem montar seus próprios horários de acordo com o tempo que têm disponível — ou seja, uma ótima opção sobretudo para aqueles que precisam conciliar trabalho e estudo, não precisando deixar de lado nem o curso, nem o emprego.

Escolhendo como e de onde estudar, não há mais a necessidade de ficar preso aos horários determinados pela instituição. Além disso, como já citamos, os materiais e aulas permanecem disponíveis na plataforma online por todo o curso, reforçando ainda mais a flexibilidade.

2. Custo-benefício

Outra vantagem referente aos cursos a distância é a excelente relação custo-benefício da modalidade. Como não será necessário ir até a faculdade todos os dias para estudar, o aluno não precisará arcar com custos que acabam pesando no bolso, como transporte, alimentação fora de casa, entre outros.

Há também o fato de que, em grande parte das vezes, as especializações EAD costumam ser mais baratas que aquelas ofertadas no ensino presencial.

3. Acessibilidade garantida

Estudar de forma remota é acessível não só por conta da flexibilidade de horários ou do custo-benefício da formação. A verdade é que a especialização EAD também é acessível e inclusiva no sentido de que quem tem qualquer tipo de deficiência física ou dificuldade de locomoção, por exemplo, não precisa se privar de dar continuidade aos estudos ou passar dificuldades em ambientes presenciais pouco preparados para recebê-los. .

4. Desenvolvimento de habilidades valorizadas pelo mercado

Uma grande vantagem competitiva das especializações a distância é que elas foram planejadas, em sua maioria, para focar nas demandas e necessidades de mercado. Por meio desse método de ensino, o estudante acaba desenvolvendo habilidades cada vez mais procuradas pelos recrutadores, como:

  • proatividade;
  • compromisso;
  • autodisciplina;
  • organização
  • facilidade em gerir o tempo, entre outras.

Por fim, é preciso ressaltar que a especialização EAD deve ser feita em uma instituição de ensino como a Faculdade Unyleya, que ofereça cursos de qualidade, conte com um corpo docente qualificado e possua reputação positiva frente ao mercado. Para garantir uma escolha bem-feita, não hesite em pesquisar bastante sobre o curso e sobre a faculdade na internet.

Gostou do tema deste artigo e quer dar o próximo passo em sua carreira? Então, entre em contato conosco agora mesmo e veja qual é a especialização EAD ideal para você!

[rock-convert-cta id=”2970″]

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD