É mesmo possível fazer um MBA a distância? Descubra agora!

  • 25/out/2018

É mesmo possível fazer um MBA a distância? Descubra agora!

 

Sim, é totalmente possível fazer MBA a distância! A pós-graduação online é uma opção vantajosa para os profissionais que têm o objetivo de aprofundar seus conhecimentos, melhorar o currículo e consolidar a carreira.

A modalidade EAD tem ganhado cada vez mais adeptos em todo o Brasil. Cerca de 1,5 milhão de brasileiros já encontraram nos cursos online a oportunidade de estudar com mais flexibilidade e menor custo. Nos últimos anos, houve um aumento significativo na procura pela educação a distância, enquanto o ensino presencial sofreu retração.

Ficou interessado? Neste post você conhecerá um pouco mais sobre a pós-graduação online, saber como funcionam os cursos de pós EAD, qual o perfil do aluno e quais as vantagens de fazer um MBA a distância. Leia o que vem a seguir!

A importância de fazer uma pós-graduação

Um curso de graduação é essencial para quem almeja boas colocações profissionais. Mas, como o mercado de trabalho passa por constantes atualizações, aquele que não investe em educação continuada limita suas possibilidades de crescimento na carreira.

Então, para se destacar em relação à concorrência e aumentar as chances de evoluir na profissão, você deve ir além da graduação. Veja quantos pontos positivos são obtidos com um curso de pós-graduação:

  • currículo destacado no mercado;

  • domínio de conhecimentos específicos;

  • ascensão profissional;

  • possibilidade de expandir a carreira em diferentes direções;

  • chances de ampliar o networking;

  • desenvolvimento pessoal, porque todo aprendizado promove crescimento.

Os cursos de pós EAD

Da mesma forma que na modalidade presencial, a pós-graduação a distância é dividida em módulos. Assim que realiza sua matrícula, o aluno passa a ter acesso à plataforma de estudos da instituição, onde estão disponíveis os conteúdos de cada período do curso.

Todo o material é disponibilizado em formato digital, o que inclui textos, slides, infográficos, arquivos de áudio e imagens. O aluno pode acessar quando quiser, assim como pode fazer o download desse conteúdo.

Existe um prazo limite para acompanhar o material de cada módulo — em que o acadêmico pode estudar, revisar, tirar dúvidas com os professores e elaborar as atividades da grade.

Os cursos de pós-graduação EAD são feitos integralmente a distância, incluindo somente um encontro presencial para a realização da avaliação final.

O perfil do aluno EAD

O aluno EAD se tornou um profissional com perfil bastante atrativo para os empregadores. Isso porque, para conseguir equilibrar todos os compromissos e apresentar bom desempenho nos estudos, é necessário apresentar certas características.

Para conseguir organizar sua rotina, por exemplo, é preciso ter capacidade para lidar com múltiplas tarefas e fazer uma boa gestão de tempo. Disciplina, foco, concentração e autonomia também são traços do aluno EAD, já que ele conduz os seus próprios estudos.

Outro ponto favorável do estudante de cursos a distância é a familiaridade com a tecnologia. Mesmo que não tenha pleno domínio dos softwares mais avançados, ele tem conhecimento dos recursos digitais, de modo geral, e sabe utilizar as ferramentas tecnológicas em favor de sua aprendizagem.

As vantagens de cursar MBA a distância

Primeiramente, vamos relembrar quais são as diferenças entre os tipos de pós-graduação. De modo geral, os cursos de pós abrangem lato sensu (especialização, aperfeiçoamento e MBA) e stricto sensu (mestrado e doutorado).

Os cursos de MBA (Master Business Administration) são especializações voltadas às áreas de gestão e negócios. Portanto, conferem ao aluno o título de especialista. Pessoas interessadas em alcançar patamares mais altos nas carreiras administrativas, como cargos de gerência e diretoria, formam o principal público desse tipo de pós-graduação.

Em boa parte dos casos, os alunos que ingressam em um MBA já são profissionais atuantes no mercado de trabalho e enfrentam um dia a dia atribulado, conciliando emprego e família. Por essa razão, a pós-graduação EAD se torna a melhor opção para prosseguir com os estudos, sem tanto comprometimento da rotina. Veja, a seguir, as principais vantagens de fazer MBA a distância.

Flexibilidade de horário

Ter um horário flexível para estudar é um dos maiores atrativos dos cursos a distância. Quem lida diariamente com múltiplas atividades e já se sente sobrecarregado com responsabilidades do trabalho e da vida pessoal, nem sempre consegue encaixar mais compromissos em seu dia a dia. Com a flexibilidade do ensino EAD, é o próprio aluno quem define seu tempo de estudos, nos dias e horários que preferir.

Acessibilidade e comodidade

Além de adaptar os horários de estudo de acordo com sua rotina, a modalidade EAD também permite que você faça as atividades acadêmicas onde quiser. Isso significa que não é necessário se deslocar toda semana até uma instituição de ensino. O aluno pode estudar em casa, no local de trabalho, em um parque ao ar livre ou em qualquer outro lugar — desde que tenha conexão com a internet.

Economia

Ao analisar o custo x benefício de cursar MBA a distância, você verá que essa é uma economia inteligente de tempo e de dinheiro. O aluno EAD economiza tempo, porque não precisa se preocupar com deslocamento e nem enfrentar horas no trajeto. Quanto ao fator financeiro, há a redução de custos com mensalidade, materiais (livros, apostilas), transporte/combustível e com refeições fora de casa.

Autonomia nos estudos

O estudante de cursos EAD tem mais liberdade para conduzir o seu aprendizado. Por isso, ele avança de acordo com seu próprio ritmo e pode ver e rever os conteúdos de aula enquanto houver necessidade de aprofundar seu conhecimento.

Contudo, vale lembrar que mais autonomia é sinônimo de mais responsabilidade. O bom aproveitamento acadêmico passa a depender principalmente da dedicação e do comprometimento de cada aluno para estudar sozinho.

Validade do diploma

Agora, se você se preocupa com o reconhecimento dos diplomas do ensino EAD, não conviva mais com essa dúvida! O profissional diplomado em cursos a distância é absolutamente qualificado para atuar no mercado de trabalho, tanto quanto aqueles que frequentaram cursos presenciais. Não há nenhuma diferença entre os certificados, ambos são autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) e têm a mesma validade.

Então, aproveite que você já sabe o quanto é vantajoso fazer um curso de MBA a distância e comece a traçar uma nova rota na sua carreira. Investir em educação é favorecer o seu desenvolvimento intelectual e profissional, é acreditar na sua capacidade de chegar mais longe.

Se você acompanhou e gostou deste post, o que acha de ler também sobre os motivos para fazer uma pós-graduação? Continue no nosso blog e aumente seu repertório de informações sobre cursos, dicas de estudo e profissões.

 



Nosso App

Nossas Redes Sociais