Connect with us

Especialize-se

Você sabe qual a diferença entre especialização e pós graduação?

Está pensando em se especializar? Confira este post para entender a diferença entre especialização e pós-graduação.

diferença entre especialização e pós graduação

A diferença entre especialização e pós-graduação é uma dúvida muito comum entre as pessoas que querem seguir com os estudos. A verdade, no entanto, é que a especialização é apenas um dos vários tipos de pós-graduação que você pode fazer para se capacitar mais e crescer na carreira.

Por isso, para tirar todas as dúvidas sobre esse assunto, é importante conhecer melhor cada formato de curso de pós-graduação disponível no mercado. Assim, você descobrirá qual deles é o mais indicado para alcançar todos os seus objetivos profissionais.

Preparamos este post para explicar, com mais detalhes, a diferença entre especialização e pós-graduação, além de trazer outras informações essenciais sobre os tipos de pós que você pode cursar. Acompanhe!

Como funciona uma especialização?

Um curso de especialização é uma pós-graduação do tipo lato sensu, o que significa que aborda um determinado tema de forma abrangente e generalista. A seguir, entenda como essa formação funciona.

Carga horária

Por determinação do MEC (Ministério da Educação), essa modalidade de curso precisa ter uma carga horária mínima de 360 horas. Na prática, o tempo necessário para concluir a especialização depende de cada instituição de ensino. É possível encontrar esses cursos com 5 meses de duração, por exemplo, mas também um pouco mais longos e até com mais de um ano.

Os fatores que influenciam essa duração são a modalidade de ensino — EAD (Educação a Distância), semipresencial ou presencial — e a forma como a carga horária é distribuída. Mesmo assim, toda especialização sempre precisa cumprir pelo menos 360 horas para ser reconhecida pelo MEC.

Pré-requisito

Para cursar uma especialização, o principal pré-requisito é ter concluído a graduação. Assim, você pode começar esse curso assim que se formar na faculdade ou em qualquer outro momento da sua carreira. É só escolher uma especialização do seu interesse em uma boa instituição de ensino e fazer sua inscrição.

Aulas e atividades

A forma como as aulas vão ser ministradas depende da modalidade de ensino. Em uma especialização EAD, por exemplo, você terá acesso a todos os materiais, que são disponibilizados em diversos formatos, por meio de uma plataforma virtual. As interações com os professores/tutores, atividades e avaliações também são online.

Não existe obrigatoriedade de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) nas especializações. Assim, você só precisa acompanhar as aulas, realizando as atividades requisitadas ao longo do curso, e ter um bom aproveitamento, inclusive em relação à frequência, para conquistar o certificado de conclusão. Com isso, você se torna oficialmente especialista na área de estudo do curso que você escolheu.

Vale ressaltar que a dúvida sobre a diferença entre especialização e pós-graduação existe, principalmente, porque muita gente chama as especializações apenas de pós-graduação, ignorando todos os outros cursos que também se encaixam nessa descrição. Quando você conhece os outros formatos de pós, essa diferença fica muito mais clara.

Quais são os tipos de pós-graduação?

Para esclarecer ainda mais a diferença entre especialização e pós-graduação, confira quais são os vários tipos de pós que você pode cursar.

Lato sensu

As pós-graduações lato sensu são aquelas que, como já dissemos, abordam os temas de forma abrangente. A expressão lato sensu vem do latim e significa justamente “em sentido amplo”. Existem 2 tipos de pós-graduação nesse formato — as especializações e os MBAs (Master of Business Administration).

Outra dúvida tão comum quanto a diferença entre especialização e pós-graduação é a diferença entre especialização e MBA. Mais uma vez, não tem mistério. Ambos seguem o mesmo formato, inclusive com a mesma carga horária mínima de 360 horas e a não obrigatoriedade de fazer um TCC ao final do curso.

A diferença, então, é que os MBAs são voltados para a área de Administração e Gestão. Por isso, são pós-graduações ideais para quem quer alcançar cargos de liderança no mundo dos negócios. As especializações, por sua vez, podem abordar os mais diversos temas de outras áreas do conhecimento.

Stricto sensu

A expressão stricto sensu, que também vem do latim, quer dizer “em sentido estrito”. Os cursos desse tipo abordam os temas de modo mais aprofundado, são voltados para a carreira acadêmica e também podem ser encontrados em 2 formatos — os mestrados e os doutorados.

Os programas de mestrado têm, normalmente, 2 anos de duração, ao longo dos quais passam por aulas teóricas, realizam pesquisas e devem desenvolver uma dissertação que precisa ser apresentada diante de uma banca examinadora. Se aprovada, o estudante recebe o diploma de mestre.

Os programas de doutorado, por sua vez, duram cerca de 4 anos. Por isso, os estudos são ainda mais aprofundados do que no mestrado. Essa pós-graduação inclui aulas presenciais, mas a maior parte dela para a pesquisa que deve ser relevante e inédita na área. Com esses estudos, os doutorandos precisam escrever uma tese e defendê-la na frente da banca examinadora.

Como escolher entre os tipos de pós-graduação?

Uma vez que existem diversas possibilidades de pós-graduação, o ideal é você considerar seus objetivos profissionais na hora de fazer essa escolha. Se você quer seguir a carreira acadêmica, lecionando em cursos de nível superior e realizando pesquisas, o caminho são os programas de mestrado e doutorado.

Porém, se você quer atuar no mercado de trabalho, as especializações e MBAs são ótimas opções para se capacitar mais, atualizar os conhecimentos e melhorar o currículo. Com essas pós-graduações, você pode até mesmo se preparar para mudar de área de atuação, caso não esteja feliz com os rumos da sua carreira.

Além de decidir entre os tipos de pós-graduação, você também tem que escolher o tema do curso e a instituição de ensino. Quanto ao tema, a melhor dica é selecionar algo que desperte seu interesse e ofereça boas oportunidades no mercado. Já em relação à instituição de ensino, o segredo é encontrar uma que tenha qualidade comprovada.

Na Unyleya, você encontra pós-graduações EAD e a certeza de que a instituição tem a melhor infraestrutura para oferecer esses cursos, pois tem ampla experiência nessa modalidade. Agora que você já sabe a diferença entre especialização e pós-graduação, é só escolher o curso que você quer e se dedicar aos estudos para alavancar sua carreira.

Quer conhecer ótimas opções de cursos? Acesse o nosso site e confira todos os detalhes sobre as nossas pós-graduações EAD!

1/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD