Connect with us

Inicie Sua Carreira

Como definir o objetivo profissional para colocar no currículo?

objetivo profissional

A elaboração de um currículo nem sempre é uma etapa fácil de ser cumprida. Muitas pessoas ficam em dúvida sobre que tipo de informação é realmente relevante colocar no documento e, principalmente, sobre como definir o objetivo profissional de forma eficiente.

Se essa também é uma dúvida sua, saiba que você está no caminho certo. Definir um objetivo profissional de forma acertada pode ajudar você a conseguir boas colocações no mercado de trabalho. Então, que tal descobrir como fazer isso de forma descomplicada? Continue de olho e aproveite as dicas!

O que é o objetivo profissional no currículo?

O objetivo profissional em um currículo nada mais é do que um campo definido especificamente para comunicar qual é o seu grande propósito por trás do desejo de conseguir a vaga em questão. Você pode ter por objetivo:

  • aumentar sua vivência prática sobre um conteúdo que só tem conhecimento teórico;
  • trabalhar em uma empresa que proponha desafios e que permita a você o crescimento que deseja;
  • ou simplesmente usar as habilidades que já tem para construir resultados satisfatórios.

É claro que você pode ter diversos objetivos profissionais além desses, mas citamos alguns exemplos para que você entenda o que é necessário determinar nessa área.

Por que é importante definir um objetivo profissional?

O objetivo profissional serve como uma espécie de norteamento para o seu currículo, podendo ajudar tanto você quanto o recrutador na hora de analisar os seus dados. A seguir, elencamos algumas razões pelas quais a definição desse campo é tão relevante. Olha só!

Aumenta o autoconhecimento

A primeira grande vantagem de estabelecer o seu objetivo profissional é que ele contribui para que você se conheça melhor. Muitas pessoas buscam uma oportunidade de emprego, mas ignoram o significado por trás disso.

Embora todos precisemos trabalhar para sustentar nossas despesas, o trabalho não deve ser resumido a essa simples troca. Somos pessoas com inclinações e conhecimentos específicos, que podem gerar valor e, mais do que isso, nos satisfazer enquanto seres humanos.

Desse modo, parar para refletir sobre o que você realmente quer quando se candidata a uma vaga vai ajudá-lo a entender melhor os rumos que está dando para a própria carreira. Isso pode torná-lo mais confiante, decidido e motivado a buscar oportunidades alinhadas ao seu perfil.

Facilita o trabalho do recrutador

Outro benefício é que a definição do objetivo profissional encurta caminhos para o recrutador. Quando ele pega um currículo em mãos, precisa identificar rapidamente quais são as inclinações, habilidades e experiências de um candidato, especialmente se elas forem eliminatórias em um processo seletivo.

Além disso, demonstrar que você está atento a isso é uma forma de proatividade. O recrutador certamente perceberá que você está indo direto ao ponto e tornando o trabalho da empresa mais fácil, mesmo que ainda não tenha sido contratado. Ponto para você.

Cria um diferencial competitivo

Se candidatar para uma vaga de emprego é concorrer com diversos outros profissionais por uma oportunidade. Por isso, é importante saber se posicionar, demonstrar o seu valor e falar com objetividade sobre aquilo que você quer fazer.

A maioria dos recrutadores procura profissionais bem resolvidos, que mesmo que não tenham larga experiência em uma área, sabem o que estão buscando. Isso demonstra que na hora de escolher uma capacitação ou um curso superior, por exemplo, você sabe muito bem o que quer.

Quando você coloca como objetivo profissional ocupar um cargo específico, ainda que seja para adquirir experiência na função, está dizendo que sabe quais são os conhecimentos que precisa para chegar onde quer. Isso é maturidade profissional e pode fazer com que você seja priorizado em detrimento de algum outro candidato que não tenha a mesma clareza.

Como definir o seu próprio objetivo profissional?

À essa altura você pode estar se perguntando o que pode fazer para descobrir e definir o próprio objetivo profissional. E, mesmo que você não tenha ideia de por onde começar, temos algumas dicas que podem ajudar nessa missão. Acompanhe!

Eleja uma única área

O primeiro passo é entender o quanto manter o foco é fundamental para conseguir chamar a atenção com o seu currículo. Mirar em duas oportunidades ao mesmo tempo ou tentar correlacionar áreas muito distintas pode se tornar um verdadeiro tiro no pé. Portanto, reflita sobre o caminho que você realmente quer seguir e o destaque no currículo.

Seja específico

Saber manter a objetividade e ser bastante específico ao adicionar informações ao seu currículo também é importante. Por isso, em vez de simplesmente se candidatar a uma área, considere citar o cargo que você deseja ocupar. Em vez de usar “procuro uma oportunidade na área financeira”, prefira mencionar “procuro uma oportunidade para trabalhar como gestor financeiro”.

Mantenha a honestidade

Em hipótese alguma considere mencionar alguma experiência que você não teve na prática, ainda que o objetivo seja conseguir a vaga. Mesmo que você não tenha qualquer vivência no mercado de trabalho, é preciso ser honesto e falar a verdade. Nesse caso, você pode direcionar o foco do seu objetivo profissional para “adquirir experiência como [come do cargo]”.

Insira apenas informações relevantes

O currículo não é um espaço para longas descrições. Em vez disso, prefira mencionar aquilo que realmente importa e, se o recrutador se interessar, ele chamará você para uma entrevista em que você poderá falar de maneira discursiva sobre suas informações. É interessante abordar suas experiências e conhecimentos técnicos a partir de palavras-chave estrategicamente escolhidas.

Revise sua gramática

A atenção à qualidade escrita do currículo também conta pontos. Por isso, quando estiver tudo finalizado, volte do início e releia cuidadosamente tudo o que foi escrito. O objetivo dessa fase é simples: corrigir erros de digitação, conjugação verbal e outros equívocos que possam ter passados despercebidos no momento da elaboração.

Embora a criação de um currículo seja algo bastante minucioso, é esse instrumento que abrirá as portas de uma organização para você. Por isso, é extremamente relevante dedicar atenção para todas as suas seções, incluindo o objetivo profissional.

Destaque seu currículo com uma formação de qualidade

Graduação e Pós-graduação 100% online

Elaborar um currículo que se destaque é fundamental, e uma formação de qualidade é um dos principais elementos nesse processo. Atualmente, é possível realizar cursos superiores online, o que oferece flexibilidade e facilidade de acesso. A Unyleya é uma instituição com mais de 17 anos de experiência no mercado, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação online em diversas áreas. Essa formação pode ser um diferencial no seu currículo, destacando seu comprometimento com o aprendizado contínuo e sua busca por excelência profissional.

Acesse o site, conheça os cursos da Unyleya e destaque o seu currículo com uma formação de qualidade!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD