Connect with us

Guia de Carreiras

O que é carreira em T, como funciona e quais as vantagens?

carreira em t

O guia de carreira, quando é linear, costuma acontecer da seguinte maneira: temos um percurso tradicional para seguirmos durante a nossa formação. Começamos em uma empresa como estagiários, depois seguimos para a posição de trainee, conquistamos cargos mais significativos e, por final, somos convidados a decidir atuar como especialistas ou como generalistas.

Essa decisão pode ser um momento de muitas dúvidas para um profissional, por isso, é justamente nessa situação que a carreira em T pode ser fundamental.

Esse conceito pode auxiliar na estruturação da sua carreira. Quer saber mais sobre? Continue a leitura e descubra como funciona!

O que é carreira em T?

Quase todo profissional passa por esta dúvida depois de sua formação: é melhor se especializar em uma área de profissão ou saber um pouco de tudo? Talvez, essa seja uma questão que no momento não tenha resposta, mas existe um tipo de carreira que pode ajudar a seguir um caminho do meio: a carreira em T.

Esse termo veio do inglês T-shaped professional e se refere a uma soma de habilidades, que valorizam tanto os conhecimentos generalistas quanto os especialistas. Isto é, um profissional que atua com a carreira em T é um especialista e um multidisciplinar ao mesmo tempo. Por essa razão, a letra utilizada é “T”, já que ela se refere à forma como as habilidades são distribuídas nesse perfil.

Na letra T temos uma linha horizontal que se junta a uma vertical: a linha horizontal representa os conhecimentos gerais, enquanto a vertical, os caminhos específicos, como profundidade em uma área.

Como funciona?

Um profissional que atua com a carreira em T apresenta tanto habilidades para lidar com situações gerais de seu cargo, como também conhecimentos específicos em uma área. 

Para compreender melhor, é possível usarmos um exemplo: a supervisora de uma escola é formada em Pedagogia. Então ela tem habilidades gerais que envolvem avaliação dos estudantes, orientação de alunos e professores, didática, estratégias de ensino, planejamento de aulas e materiais. 

Porém, também tem especialização em Psicopedagogia, o campo de saberes que se constrói a partir do contato entre Pedagogia e Psicologia. Com essa formação, ela atua na instituição de ensino orientando os estudantes, principalmente aqueles que apresentam questões mais profundas para serem dialogadas.

Dessa forma, a supervisora tem uma carreira em T, já que trabalha de forma generalizada como pedagoga (eixo horizontal), mas também tem a função de psicopedagoga (eixo vertical).

Um profissional em T tem que estar preparado para participar de qualquer tipo de processo seletivo, pois pode se encaixar em diversas áreas além do seu campo de atuação mais específico. É por essa razão que esse tipo de perfil está tão forte no mercado de trabalho.

Qual a diferença entre carreira em T e os outros tipos?

A carreira em T busca aproveitar os conhecimentos específicos e generalistas de um profissional, mas também existem as carreiras em W e Y. A carreira em W é aquela que visa à integração de cargos técnicos e gerenciais, ou seja, não é algo linear, assim como era mais comum há alguns anos. Com esse tipo de atribuição, as empresas investem em lideranças técnicas que lidam com questões de ordem operacional e gerencial.

Já a carreira em Y é um modelo que algumas empresas adotam para permitir que seus colaboradores cresçam em duas direções distintas: para cima em administração e para baixo em aprendizados técnicos. Dessa forma, eles escolhem entre ser especialistas ou generalistas.

Quais as vantagens da carreira em T?

Existem algumas vantagens de atuar com a carreira em T, confira quais são!

Equilíbrio e competitividade

Quando você apresenta um perfil generalista e especialista, sabe que pode contar com os dois aprendizados, adaptando-se às diversas situações que podem acontecer na rotina de trabalho. Dessa forma, você transitará em diversos setores da empresa, inclusive, com cargos para liderar diferentes equipes. E quando atuar em sua área específica, contribuirá com um olhar mais amplo sobre as situações.

Entendimento do negócio

Às vezes, um profissional atua em um campo tão específico que tem dificuldade em dialogar com outras áreas e, por desconhecimento, toma decisões que não são favoráveis para outros setores. Isso é algo que não ocorre com quem tem a carreira em T, porque esse profissional tem um olhar específico sobre a sua própria função e uma visão abrangente para compreender os diversos ramos da organização.

Mais opções de carreira

Se você é alguém que ainda está pensando em fazer uma faculdade, voltar a estudar ou está finalizando a sua carreira acadêmica, a carreira em T pode ser uma vantagem para adentrar no mercado de trabalho com diversas opções. Você pode escolher por cargos específicos ou entre aqueles mais generalizados, mas em seu currículo ou na entrevista é importante destacar sua versatilidade, algo que é um ponto muito positivo.

Criatividade

Um profissional com conhecimentos diversos é aquele que também pode se apresentar com uma maior criatividade e, dessa forma, mostrar-se como alguém inovador que trará outras possibilidades para o cargo que deseja ocupar. Essa é uma qualidade muito valorizada pelas organizações.

Como desenvolver uma carreira em T?

Provavelmente, você deve estar em dúvida sobre como construir a sua carreira em T. A princípio, é importante reconhecermos que não existe uma forma correta ou um manual, pois cada profissional entende como investir para adquirir conhecimentos generalistas e como, quando e onde se empenhar para conseguir o aprimoramento e os conhecimentos específicos. 

Cada ramo pedirá formações gerais e específicas diferentes. Em alguns casos, caberá uma graduação e uma pós-graduação, em outros uma especialização, porém, algumas dicas podem ser fundamentais: 

  • busque se atualizar sempre: o mercado é instável e a cada momento pede novas habilidades de seus profissionais;
  • dialogue com outros profissionais: procure por pessoas que já estão no mercado de trabalho e veja na experiência delas uma oportunidade para traçar o seu caminho;
  • movimente-se e experimente: diante das incertezas, nos sentimos travados a investir em nós mesmos, mas lembre-se de que cada movimento seu é fundamental para o seu futuro. Não se prive de experiências que podem ser produtivas.

Notou como a carreira em T pode ser uma boa opção para um profissional versátil e multidisciplinar? Você pode começar a planejar seu futuro de uma forma diferente a partir de agora.

Se gostou do nosso conteúdo e quer continuar acompanhando as novidades, curta nossa página no Facebook.

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD