Connect with us

Guia de Carreiras

Como ser um bom líder? Confira 8 características necessárias

como ser um bom líder

Existem muitos profissionais que, quando chegam na tão almejada posição de liderança em suas carreiras, não conseguem exercer tão bem e nem se encontrar fazendo esse trabalho. Isso pode ocorrer por falta de experiência ou de instrução, ou, muitas vezes, por ambos os motivos. Por isso, para entender como ser um bom líder, é fundamental desenvolver certas características pessoais, interpessoais e profissionais.

Além do mais, um cargo de liderança exige bastante responsabilidade e comprometimento, pois o gestor deve servir de exemplo e motivar os membros da equipe a dar sempre o seu melhor e trabalhar em equipe para atingir os objetivos individuais e coletivos. Hoje em dia, existem muitos cursos que ensinam como desenvolver essas habilidades e ajudam o profissional a se tornar um bom líder.

Para te ajudar a entender mais sobre isso, preparamos esse post com 8 características necessárias a esse profissional e o que fazer para desenvolvê-las cada vez mais. Continue a leitura e confira!

Qual é o papel de um líder em uma empresa?

Um líder é responsável pela gestão e motivação do quadro de funcionários, da organização das tarefas e prazos, além do planejamento de estratégias para aumentar a produtividade e a motivação da equipe, além da qualidade do serviço prestado.

Existem vários tipos de liderança, podendo ter um líder mais democrático e liberal ou então um rígido e não muito flexível. De qualquer forma, é fundamental desenvolver certas características pessoais e profissionais, a fim de desempenhar esse trabalho da melhor forma.

Quais são as principais características que um bom líder deve ter?

Apesar de existirem diversos tipos de liderança, há algumas características essenciais e universais para essa função, ou seja, elas devem ser desenvolvidas por todos os líderes, independente do seu estilo de gerir o negócio.

Em suma, um perfil de liderança é composto pelo aprimoramento de diversas qualidades e habilidades. Veja a seguir mais detalhes sobre cada uma delas e o que fazer para desenvolvê-las cada vez mais.

1. Capacitação dos membros da equipe

Incentivar os seus companheiros de trabalho a estudar e aprimorar seus conhecimentos é o primeiro passo para aprender como ser um bom líder. Afinal de contas, uma equipe capacitada e bem preparada para resolver quaisquer problemas que possam surgir é essencial para o desenvolvimento e o sucesso da empresa.

Investir em cursos e treinamentos coletivos pode melhorar, tanto o ambiente organizacional quanto a integração entre os membros do time, auxiliando na colaboração, proatividade e vontade de crescer junto com a empresa.

2. Comunicação efetiva com os membros do time

É importante salientar que o líder deve sempre manter canais de comunicação abertos. Isso porque, nunca se sabe quando pode surgir algum problema que vai atrapalhar ou até mesmo interromper o trabalho de toda a equipe, necessitando de uma resolução rápida e eficaz por parte da gerência.

3. Resolução de problemas inesperados

Um bom líder é especialista em resolver problemas que surgem de repente e demanda uma solução rápida, acertada e objetiva. Essa habilidade de “apagar incêndio” é fundamental para que a adversidade não se torne maior do que é e transborde na equipe.

4. Pensamento estratégico

Saber delegar tarefas de forma estratégica é uma qualidade necessária a um bom líder, pois, muitas vezes, existem diversas tarefas que precisam ser feitas em um prazo bastante apertado.

Por isso, uma delegação de tarefas justa, sempre pensando nas habilidades e facilidades de cada colaborador, é muito importante para a finalização e entrega de um serviço de qualidade.

5. Poder de persuasão

Um bom gestor deve ter a capacidade de motivar e persuadir sua equipe a fim de seguir seus passos e acreditar em suas ideias. Esse poder de persuasão é extremamente importante porque, além de servir como uma alavanca para o crescimento profissional de cada membro do time, também vai ajudar a aumentar a produtividade e a qualidade do serviço prestado.

6. Autoconhecimento

Para entender e saber como ser um bom líder, é preciso ter bastante autoconhecimento. A consciência dos seus pontos fortes e das suas limitações auxilia na melhora e no desenvolvimento dessas habilidades.

Além disso, reconhecer suas vulnerabilidades faz com que o gestor peça ajuda aos membros da equipe quando necessário, estimulando assim, o trabalho em grupo e a troca de ideias.

7. Bom relacionamento

Ter um bom relacionamento com os colaboradores é fundamental para ser um bom líder. Isso porque ele deve servir de inspiração para os membros da equipe, fazendo com que eles se sintam confortáveis em expor suas ideias e até mesmo pedir ajuda.

Por isso, um líder não deve ser temido por seus companheiros de trabalho, mas sim respeitado, criando um ambiente acolhedor e agradável para todos.

8. Versatilidade

A versatilidade é uma qualidade bastante valorizada e é fundamental para qualquer pessoa que almeja um cargo de liderança. Saber lidar com problemas inesperados e conseguir tomar decisões acertadas nesses momentos é uma habilidade que precisa ser desenvolvida por gestores em geral.

Para isso, é preciso ter muita inteligência emocional para conseguir manter a calma, analisar a situação e definir estratégias para resolver o problema da melhor forma.

Como criar e desenvolver essas habilidades?

Hoje em dia, existem diversos cursos que ensinam como ser um bom líder e desenvolver essas capacidades. A Unyleya, por exemplo, oferece uma MBA em liderança (autoliderança, liderança de equipe, liderança transversal). Nesse curso, são ensinadas estratégias para gestão de pessoas, psicologia de alta performance, inteligência emocional e social, técnicas para negociação e gestão de conflitos, entre outras coisas.

Em suma, para ser um bom líder é preciso desenvolver certas habilidades fundamentais para esse cargo. Entre elas, podemos citar resiliência, autoconhecimento, inteligência emocional, versatilidade, boa comunicação, capacidade de motivação e persuasão, entre outras. Contudo, não precisa se desesperar caso você não tenha alguma dessas habilidades, pois existem diversos cursos que ensinam táticas e estratégias de como ser um bom líder.

E aí? Está esperando o que para ser um líder de sucesso? Venha para a Unyleya e inicie agora mesmo a sua capacitação para se destacar cada vez mais no mercado de trabalho!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD