Connect with us

Especialize-se

Carreira em Y: o que é e como me capacitar pensando nesse formato?

carreira em y

Durante muito tempo os planejamentos de carreira foram feitos seguindo um sentido linear, no qual o profissional deveria subir na hierarquia da empresa até chegar a um cargo de gestão. As limitações desse modo de reter talentos, no entanto, fizeram com que surgissem outros formatos mais flexíveis, como é o caso da carreira em Y.

De uma forma ou de outra, fazer um planejamento de carreira é importante para conquistar um espaço no mercado de trabalho e aproveitar as oportunidades que surgem ao longo do caminho. Assim, vale a pena pensar no futuro profissional desde cedo e se capacitar para se destacar entre os concorrentes.

Pensando nisso, preparamos este post para te ajudar a entender o que é a carreira em Y e como você pode começar a se preparar para seguir esse caminho. Confira!

O que é a carreira em Y?

Diferentemente do que acontece na carreira linear, que tem como grande objetivo um cargo de liderança, a carreira em Y é um modelo que oferece duas opções de crescimento: como gestor ou como especialista. Esse formato foge da ideia de que somente em posições de comando é possível alcançar o sucesso profissional.

A flexibilidade da carreira em Y é bastante positiva para quem não necessariamente deseja liderar equipes e pode preferir crescer em cargos técnicos. Isso porque esse é um tipo de plano que cria mais oportunidades de crescimento dentro de uma empresa, evitando que profissionais qualificados em sua área de atuação fiquem estagnados.

Como isso funciona na prática?

Na carreira em Y, tanto os profissionais em cargos de gerência quanto os especialistas com grande conhecimento técnico são valorizados dentro de uma empresa. Isso reflete, inclusive, em seus salários. Para que funcione, o setor de Recursos Humanos da organização fica atento ao perfil de cada colaborador para o melhor aproveitamento de suas habilidades.

Desse modo, profissionais que se destacam por sua visão estratégica, facilidade para lidar com pessoas e comandar equipes têm grandes chances de serem promovidos a postos de gestão. Quem tem perfil investigativo e uma boa capacidade de solucionar problemas, por sua vez, pode alcançar uma posição de prestígio como especialista.

Quais são os caminhos permitidos?

Muitas áreas de conhecimento permitem implementar o plano de carreira em Y. No ramo da tecnologia, por exemplo, quem não segue o caminho de gestão tem oportunidades de crescimento como especialista em Ciência de Dados, Cloud Computing, Engenharia Ágil de Software e muitas outras áreas.

O ramo da construção civil é mais um com grandes oportunidades de desenvolvimento de carreira em Y. Afinal, são necessários profissionais especialistas nas áreas de hidráulica, elétrica, desenho arquitetônico, cálculo estrutural, saneamento, segurança do trabalho, estradas e orçamentos, entre diversas outras.

No segmento de Marketing, por sua vez, profissionais podem se especializar em Neuromarketing, Marketing Esportivo ou de Moda, por exemplo. Inúmeros caminhos podem ser seguidos desde que a pessoa busque aprofundar os conhecimentos dentro da sua área de atuação.

Quais são as diferenças entre a carreira em Y e em W?

Uma característica marcante da carreira em Y é o fato de que a certa altura é preciso escolher entre se dedicar a um cargo de gestão ou de especialista. Isso é conveniente para quem tem afinidade apenas com um ou outro tipo de atuação, mas nem sempre para quem se identifica com ambos.

Nesse cenário, a carreira em W é um formato que permite ao profissional liderar equipes enquanto continua a atuar de forma técnica na sua área de formação. Um gerente de projetos é um bom exemplo disso. Esse é um cargo de liderança no qual ainda é preciso se envolver com o desenvolvimento de projetos, o que exige grande conhecimento técnico.

Como seguir a carreira em Y?

O desenvolvimento de carreira seguindo o modelo em Y demanda a constante busca por excelência em tudo o que se faz. Seja para se tornar um gestor, seja para atuar como especialista, o profissional precisa continuar estudando para se destacar em sua profissão.

Pessoas que se encontram empregadas muitas vezes ficam na zona de conforto, esquecendo ou adiando o momento de dar o próximo passo na carreira. Isso torna inviável uma promoção. Na hora de disputar um cargo mais alto, quem tiver o melhor currículo obviamente terá mais sucesso.

Por isso, é importante gostar de desafios e correr atrás deles, tanto na empresa quanto fora dela, por meio de cursos e outras formas de capacitação. Além disso, vale a pena ter proatividade e colocar os conhecimentos e habilidades em prática, demonstrando que você tem muito a contribuir para o crescimento da empresa.

Quais são as vantagens da carreira em Y?

A carreira em Y é vantajosa tanto para os profissionais quanto para as empresas. Para os colaboradores, o grande benefício é poder desenvolver e aplicar suas melhores habilidades no trabalho e ter reconhecimento por isso. Isso significa não precisar mudar de área para crescer na carreira, pois é possível alcançar o sucesso sem precisar obrigatoriamente se tornar um gestor.

Isso reflete também nas vantagens para as empresas. Esse melhor aproveitamento das habilidades resulta em aumento da produtividade, já que o profissional está satisfeito com o cargo que ocupa e não apenas se mantendo nele pelo salário e status. A retenção de talentos é mais uma consequência disso, uma vez que as oportunidades de crescimento na área de interesse evitam que profissionais capacitados deixem a empresa.

Como as especializações podem contribuir?

Para ter sucesso na carreira em Y, é imprescindível buscar especializações na área de gestão ou na sua área de formação. Os cursos de pós-graduação são fundamentais para que você consiga se capacitar no ramo em que deseja atuar e tenha o preparo necessário para ocupar um cargo mais alto quando a oportunidade surgir.

Portanto, lembre-se de incluir a continuidade dos seus estudos em seu planejamento pessoal. Desse jeito, você vai conquistar a capacitação que é indispensável para se destacar e ter sucesso na sua profissão, seguindo o caminho da carreira em Y ou qualquer outro formato.

Então, este post foi útil para você entender como funciona a carreira em Y? Para não perder outros conteúdos como este, siga as nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no Twitter!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD