Connect with us

Especialize-se

Veja agora o que é um plano de carreira e como montar um eficiente

plano de carreira
Tempo de Leitura: 4 minutos

O mercado de trabalho oferece diversos caminhos para profissionais de uma mesma área. Apesar disso, não basta ter um diploma e ficar esperando as oportunidades aparecerem, concorda? É preciso fazer um plano de carreira, ou seja, ter um guia para que você saiba quais rotas seguir e atitudes tomar nessa trajetória.

Para isso, é necessário entender como montar esse planejamento e até mesmo os modelos que você pode escolher, como a carreira em Y e em W.

E aí? Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe nosso post e se prepare para os desafios do mercado!

O que é e para que serve um plano de carreira?

O plano de carreira tem o papel de ser um guia na sua trajetória profissional. Desse modo, é um planejamento que você faz elencando seus objetivos, como cargos que quer ocupar, empresas em que pretende trabalhar, entre outras conquistas.

Definindo esses pontos, você pode elaborar metas para alcançá-los. Por exemplo: se o seu sonho é atuar em uma multinacional, pode ser preciso concluir um curso de idiomas. Já, se o seu intuito é ter sua própria empresa, pode ser interessante fazer uma pós-graduação na área de gestão. Percebe como ter o plano de carreira é uma maneira de saber quais rotas você deve seguir para obter satisfação pessoal e profissional?

Qual é a diferença entre carreira em Y e em W?

Ao montar seu plano de carreira, é interessante conhecer seu perfil para descobrir qual trajetória você quer seguir. Isso porque existem diferentes caminhos, como a carreira linear, que é a mais conhecida.

Nesse modelo, você começa com uma função, geralmente técnica, e vai avançando e atingindo novas posições até alcançar o cargo relacionado à liderança e à gestão. Isso faz com que você possa se afastar da sua área de formação.

Contudo, existem pessoas que querem continuar atuando em seu campo profissional, especializando-se cada vez mais e, com isso, conquistando cargos mais altos. Porém, são profissionais que não querem trabalhar com gestão de equipes.

Nesses casos, o ideal é seguir a carreira em Y, em que você pode ocupar posições mais altas na sua área de qualificação ou subir de cargo para trabalhar na área de gestão. Como se vê, são dois caminhos que você pode escolher, sendo isso representado pelo desenho da letra Y.

Por fim, há ainda a carreira em W, que permite subir de cargo, realizando as atividades profissionais da sua área, mas também funções gerenciais. É um mix de funções, o que pode se encaixar para profissionais que tenham um perfil multidisciplinar.

Qual é a importância de um bom plano de carreira?

Ao colocar os seus objetivos e desejos relacionados à vida profissional no papel, você consegue traçar uma rota que faz sentido para sua carreira. Isso porque você vai se deparar com diversas situações em que terá que fazer escolhas.

Então, ao ter conhecimento e clareza sobre o que você quer para sua trajetória, fica mais fácil escolher os caminhos. Pode se programar para realizar cursos e ainda desenvolver habilidades que vão ajudar você nas suas conquistas.

Obviamente, o plano de carreira não é um planejamento definitivo e imutável: pelo contrário, ele deve ser sempre atualizado de acordo com as mudanças que podem acontecer na sua vida e no mercado de trabalho.

Como montar esse planejamento?

Agora que você sabe por que é importante fazer um plano de carreira, precisa entender como elaborar o seu, certo? É só conferir as dicas abaixo!

Defina metas de curto, médio e longo prazo

Ao elencar seus objetivos profissionais, você pode se organizar definindo as metas de curto, médio e longo prazo. O importante aqui é que elas sejam realizáveis (para que você consiga seguir firme no seu plano sem se frustrar) e tenham um período certo para serem concluídas.

Conheça bem seus pontos fortes e fracos

Além de se programar para cumprir as metas, é necessário fazer um exercício de autoconhecimento. Entender qual é o seu perfil, além das potencialidades e dificuldades, também é interessante na hora de traçar sua rota de carreira.

Desse modo, você sabe em quais segmentos e cargos pode se destacar. Consegue ainda perceber quais são os pontos fracos, podendo fazer cursos para adquirir ou melhorar habilidades importantes para o seu desenvolvimento de carreira.

Faça uma análise do mercado

Como você viu, com o plano de carreira você pode realizar seus sonhos profissionais. No entanto, para definir seus objetivos, é preciso conhecer o mercado para que você possa aproveitar melhor as oportunidades na sua área.

Identificar segmentos que estão em alta ou serviços que podem ser melhorados no mercado é um diferencial para o seu planejamento profissional.

Tenha a mente aberta para o aprendizado

Não há como fazer o plano de carreira sem buscar novos conhecimentos. Então, se você fica pensando “o que vem depois da graduação?”, saiba que é preciso participar de eventos e fazer cursos para se manter sempre em dia e acompanhar a dinâmica do mercado.

Faça networking

Por último, inclua o networking para que você consiga cumprir as metas traçadas. Sendo assim, busque formas de aumentar seus contatos profissionais. Como? Participando ativamente do LinkedIn ou acompanhando eventos da sua área para conhecer mais pessoas.

Como uma especialização pode ajudar?

Como foi mostrado, é preciso ter a mente aberta ao conhecimento para montar um plano de carreira eficiente. Então, a educação continuada é sempre bem-vinda. Nesse sentido, vai se destacar quem enriquecer o currículo com cursos de especialização.

São formações valorizadas no mercado e que permitem você adquirir conhecimento e habilidades de um segmento específico. Com isso, alcança as melhores posições nas empresas, bem como salários mais atrativos.

A boa notícia é que dá para cursar uma pós-graduação a distância, ou seja, no modelo EAD. Dessa forma, você acompanha as aulas pelo computador, sem precisar sair de casa, e tem bastante flexibilidade para estudar.

Não perca tempo e comece a montar o seu plano de carreira. Com isso, você sabe qual rumo seguir para atingir todos os seus objetivos profissionais. Programe-se ainda para fazer um curso de especialização e, assim, ascender na sua área com mais facilidade.

Gostou das informações que trouxemos neste post? Quer conferir outros conteúdos que vão ajudar você no seu sucesso profissional? Não deixe de seguir a página da Unyleya no Facebook!


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.400 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.