Connect with us

Especialize-se

Quanto tempo dura uma pós-graduação?

Quanto tempo dura uma pós graduação

Você sabe quanto tempo dura uma pós-graduação? Essa é uma dúvida muito comum entre os profissionais que têm interesse em se especializar e continuar com os estudos. No entanto, antes de falar sobre a duração, é preciso considerar alguns fatores que interferem na quantidade de horas.

O primeiro deles é o tipo de curso de pós-graduação. Ao mesmo tempo que você pode terminar uma pós em 7 meses, é possível também levar até 4 anos para finalizá-la. Tudo vai depender da escolha e do seu objetivo. Além do mais, é preciso levar em conta a área na qual você está se especializando.

Tendo isso em vista, separamos informações relevantes para você saber quanto tempo, em média, pode durar uma pós-graduação e organizar-se para começar uma. Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe o post!

Quais são os tipos de curso de pós-graduação?

Vamos começar explicando que uma pós-graduação pode ser de dois tipos: lato sensu ou stricto sensu. O primeiro é uma maneira de se aprofundar sobre um assunto para melhorar a atuação no mercado de trabalho, enquanto o outro é direcionado para profissionais que pretendem seguir na carreira acadêmica.

Que tal entender mais sobre esses diferentes tipos de pós-graduação? Veja detalhes a seguir!

Especialização

A especialização é um tipo de pós que foca em se aprofundar em um campo de atuação específico, de acordo com a profissão. Por exemplo, suponha que você tenha feito uma graduação tecnológica em Banco de Dados e interessou-se pela área de Big Data.

Para conhecer mais sobre esse conteúdo e atuar nesse nicho do mercado, vale fazer uma especialização. Por ser de tipo lato sensu, a duração do curso é mais curta, com carga horária mínima de 360 horas.

MBA

O Master of Business Administration (MBA) é outro tipo de pós-graduação lato sensu. Portanto, a sua duração também é curta, de, no mínimo, 360 horas, de acordo com os requisitos do Ministério da Educação (MEC).

No entanto, o MBA é mais indicado para quem quer seguir na área administrativa. Com ele, é possível se atualizar, conhecer os conteúdos mais relevantes do universo da Gestão de Negócios e ter sucesso nesse segmento do mercado.

Mestrado

Já o mestrado é um curso stricto sensu, voltado para quem deseja dar aulas no Ensino Superior. Nessa pós-graduação, os alunos aprendem conteúdos fundamentais para fazer pesquisa científica e ter autonomia na carreira acadêmica.

Por envolver mais conteúdos teóricos e demandar um tempo de pesquisa para produzir a dissertação de mestrado, essa pós tem uma duração mais longa, de 2 anos, aproximadamente.

Existe também o mestrado profissional, que permite conhecer melhor assuntos científicos e aprender a aplicá-los no mercado de trabalho. A duração também é de 2 anos e requer a mesma dedicação à pesquisa.

Doutorado

O doutorado também é direcionado para quem quer atuar nas universidades, ministrando aulas em cursos superiores e fazendo produção científica. Ele costuma vir depois do mestrado e exige uma dedicação ainda mais intensa à pesquisa.

Enquanto, no mestrado, é preciso elaborar uma dissertação, para concluir o curso de doutorado, é necessário apresentar uma tese de conteúdo original e inédito. Por conta disso, a sua duração é ainda mais longa, levando de 24 a 48 meses, em média.

Qual é a duração média de cada tipo de pós?

Independentemente do tipo de pós-graduação escolhida, é importante ressaltar que, para iniciar esse curso, é preciso ter um diploma de graduação, seja um bacharelado, seja uma licenciatura, seja um tecnólogo. Desse modo, a pós tem, de fato, o objetivo de conduzir o profissional à continuação dos estudos.

Como visto, a duração de cada tipo de pós varia. Sendo assim, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que não existe um padrão definido, e tudo muda de acordo com cada área ou curso.

Focando a especialização, ela costuma durar entre 7 e 11 meses. A seguir, conheça exemplos de pós-graduação nas mais variadas áreas de atuação do mercado.

Quanto tempo dura uma pós-graduação em Inteligência Artificial?

Se você é uma pessoa que tem interesse em estudar e gostaria de trabalhar com tecnologia, conhecer as ferramentas em alta é uma excelente ideia. A Inteligência Artificial é um ótimo exemplo de recurso que tem sido cada vez mais utilizado em diversas áreas do mercado.

Dessa maneira, fazer uma pós-graduação em Inteligência Artificial é uma vantagem para profissionais formados em diversos cursos, como Engenharias, Ciência da Computação, Ciências Exatas e, até mesmo, na área da saúde. A carga horária dessa especialização é de 360 horas, distribuídas em 8 meses.

Quanto tempo dura uma pós-graduação na modalidade de educação a distância (EAD)?

Especializar-se no que está em alta é um bom investimento para ter oportunidades de desenvolver a carreira. Na área da Educação, a EAD traz diversas inovações e vem recebendo muitos olhares.

É por isso que uma especialização em educação a distância traz um grande diferencial para o currículo de profissionais que atuam na docência ou na gestão escolar. O curso tem duração de 400 horas, cuja grade curricular é concluída em 9 meses.

Quanto tempo dura uma pós-graduação em Administração de Recursos Humanos no Setor Público?

Quem é da área da Administração também pode aproveitar uma especialização para impulsionar a carreira e atuar em cargos mais específicos. Um exemplo são os setores públicos, que oferecem a vantagem de estabilidade profissional.

Se dissermos que existe uma pós-graduação que aplica conhecimentos diretamente para esse segmento, você acreditaria? Trata-se da especialização em Administração de Recursos Humanos no Setor Público, muito interessante para quem quer seguir na carreira pública, com duração de 9 meses.

Quanto tempo dura uma pós-graduação em Fisioterapia Home Care?

Uma pós-graduação na área da saúde também é muito importante para aprimorar mais o atendimento aos pacientes. Uma tendência é o atendimento domiciliar, principalmente os profissionais da Fisioterapia.

É por isso que a pós-graduação em Fisioterapia Home Care surge como uma ótima opção. Nesse curso, em 7 meses, é possível aprender com mais detalhes como fazer o tratamento domiciliar de pacientes que voltaram de um longo período de internação, sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou estão com problemas motores.

Saber quanto tempo dura uma pós-graduação é uma ótima forma de se organizar para começar uma especialização. Além disso, é importante pesquisar também uma instituição de ensino de qualidade. Assim, é possível ganhar destaque no mercado de trabalho e ter acesso a boas oportunidades de crescimento profissional.

Este post inspirou você? Então, não perca mais tempo. Entre em contato conosco e saiba como começar a sua pós-graduação!

5/5 - (2 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD