Connect with us

Especialize-se

5 dicas de como escolher uma pós-graduação em Administração!

como escolher uma pós-graduação em administração

Entender como escolher uma pós-graduação em Administração é algo fundamental para continuar os seus estudos. Começar uma especialização envolve muitas dedicação e tempo, por isso, acertar na escolha vai trazer resultados muito mais positivos para a sua carreira.

Muitos profissionais têm optado por dar início a uma pós-graduação depois de perceberem a importância de uma especialização para se destacar no mercado de trabalho e para ter mais oportunidades de desenvolvimento profissional. No entanto, a escolha do curso de Administração ideal para a pós nem sempre é uma tarefa fácil de se fazer.

Por essa razão, separamos algumas dicas que com certeza ajudarão você a se sair bem nessa etapa. Acompanhe o post e veja como escolher uma pós-graduação em Administração de acordo com os seus interesses!

1. Observe a grade curricular

A grade curricular de um curso entrega muita coisa. Com base nela, é possível compreender a quantidade média de horas que você vai precisar se dedicar a uma determinada disciplina, a profundidade de conteúdos que essa pós aborda, a afinidade que você tem com o assunto e, principalmente, se essa opção é viável e favorável para a sua carreira.

Muitas vezes, um determinado assunto parece fascinante, porém, ao conhecê-lo com mais detalhes, você acaba descobrindo que não se interessa tanto por ele o quanto imaginava. Por isso, além de considerar as áreas de especialização que chamaram a sua atenção, pesquise a grade curricular do curso para identificar se é de fato o que você procura para a sua vida profissional.

2. Avalie os seus objetivos pessoais

Quando você tem objetivos de vida bem-definidos, torna-se muito mais fácil tomar uma decisão importante. Por esse motivo, antes de escolher o curso de pós-graduação, reflita sobre o que espera de sua carreira e quais caminhos você pode trilhar para chegar a esse destino.

Um bom exercício mental é a visualização. Tente imaginar como você gostaria de estar daqui a 5 ou 10 anos, como o emprego dos sonhos e as conquistas da vida pessoal. A partir de suas pretensões para o futuro, é possível pensar no que você deve fazer para ter os seus sonhos realizados, começando pela pós-graduação.

Definir metas, das mais simples até as mais complexas de serem alcançadas, é uma maneira de motivar você a estar sempre em busca de qualificação e desenvolvimento. Desse modo, é possível trabalhar para alcançar cada vez mais realização pessoal e valorizar as suas conquistas.

3. Analise a qualificação dos professores

A qualidade do conteúdo aprendido durante a pós-graduação faz toda a diferença para o desenvolvimento de habilidades valorizadas no mercado de trabalho de Administração. Uma das maneiras de mensurar o ensino que você vai receber é por meio da qualificação do corpo docente do curso de interesse.

Um professor qualificado é capaz de apresentar um conteúdo enriquecedor, aprofundar-se em alguns assuntos importantes para a prática da profissão, dar dicas úteis para se destacar no mercado de trabalho e ministrar aulas com mais didática. Portanto, lembre-se de checar o currículo Lattes ou o perfil do LinkedIn dos integrantes do corpo docente de seu curso.

Além disso, professores são pessoas que podem integrar o seu networking, aumentando as suas oportunidades de destaque no mercado. Dessa forma, encontrar cursos com um corpo docente qualificado na sua área de atuação é outro diferencial que pode ajudar a alavancar a sua carreira.

4. Observe a rotina

A rotina de um profissional especializado em Gestão de Negócios certamente é diferente do dia a dia de quem optou fazer uma pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos. Como isso pode impactar na sua escolha?

Na hora de decidir qual área da Administração seguir em sua carreira, é preciso considerar o tipo de rotina que você deseja para a sua vida profissional — esse é um fator importante para avaliar na hora de definir os seus objetivos pessoais.

Dessa maneira, é interessante pesquisar também sobre como é o dia a dia profissional na área de especialização que chamou a sua atenção. Nesse momento, vale a pena conversar com pessoas que atuam nesse segmento, conferir as principais funções das vagas de emprego para esse setor e observar os locais em que é possível atuar com essa pós-graduação.

Depois de fazer toda essa análise, selecione as especializações que são capazes de proporcionar uma rotina na qual você se sentiria confortável em seguir. Esse é um fator que não pode ser ignorado, pois o seu bem-estar no trabalho interfere de forma direta na sua saúde, principalmente no aspecto mental.

Seguir uma rotina saudável, tanto na área pessoal quanto na profissional, permite que você tenha mais qualidade de vida, além de evitar doenças que atingem a muitas pessoas que não estão satisfeitas com o próprio trabalho ou estão sobrecarregadas com a quantidade de tarefas sobre a sua responsabilidade, como a Síndrome de Burnout.

5. Veja a demanda do mercado de trabalho

Buscar uma especialização em uma área que não tem muitas perspectivas no mercado de trabalho não é uma boa ideia se o objetivo é desenvolvimento profissional. Por isso, saber como escolher uma pós-graduação em Administração implica em avaliar também as demandas.

Essa é outra etapa que vai exigir uma boa pesquisa. Observar quais são as áreas em crescimento no mercado de trabalho e quais delas são opções que você se interessaria em seguir é importante, pois isso oferece mais oportunidades de emprego depois da conclusão da pós-graduação.

No segmento da Administração Pública, por exemplo, existem diversos cursos interessantes de pós-graduação, como:

Essa é uma das vantagens de fazer uma especialização em Administração. Afinal, trata-se de uma área muito ampla, que permite seguir em diversos setores interessantes e que tem visibilidade no mercado de trabalho.

Sendo assim, para saber como escolher uma pós-graduação em Administração, é fundamental considerar uma série de fatores, como a qualidade do curso, o corpo docente, os seus objetivos de vida e, inclusive, a instituição de ensino. Cursar uma especialização em um local que tenha experiência e credibilidade no mercado vai ser outra vantagem em sua carreira.

Este post foi útil para incentivar você a procurar uma pós na área que mais desperta a sua atenção? Então confira mais dos cursos de pós-graduação em Administração Pública da Unyleya!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD