Connect with us

Inicie Sua Carreira

Mercado de trabalho de Administração: 7 coisas que você precisa saber

Pensando em seguir carreira na Administração? Então leia o post e veja 7 coisas que todo futuro administrador precisa saber!

mercado de trabalho de administração

Raciocínio rápido, habilidade de comunicação e ampla visão de negócio são algumas das qualidades exigidas pelo mercado de trabalho de Administração. Mais do que interpretar dados e informações, é necessária muita didática para gerenciar equipes de forma precisa e permitir que a empresa alcance os melhores resultados.

Já deu para perceber que essa graduação explora diversas áreas do conhecimento, certo? Mas o domínio de diversos saberes é bem recompensado, tanto é que o curso de Administração é um dos mais procurados por quem deseja estabilidade financeira. Mas lembre-se: é preciso pensar também na sua realização pessoal.

Se você está interessado nesta carreira, continue a leitura e veja 7 coisas que todo futuro administrador precisa saber!

1. É um dos cursos mais abrangentes

Embora o curso de Administração envolva muitos conhecimentos da área de Exatas, essa graduação faz parte da área das Humanas. Isso se deve ao fato de que, ao mesmo tempo, em que o administrador precisa focar no desempenho financeiro do negócio, ele também deverá lidar com as pessoas, coordenando as equipes para que se mantenham sempre alinhadas com os propósitos da empresa.

É por isso que a grade curricular é tão abrangente, englobando disciplinas que vão desde a Matemática até a Sociologia. Alguns dos principais conteúdos do curso são: Comunicação e Linguagem; Estatística Básica; Fundamentos de Contabilidade, Sociologia das Organizações; Gestão de Pessoas e Empreendedorismo. A graduação dura em média quatro anos e geralmente exige um Trabalho de Conclusão de Curso.

2. Existem infinitas possibilidades de atuação

Um profissional formado em Administração pode atuar em empresas dos mais variados segmentos e de todos os portes (pequenas, médias e grandes), supervisionando outros profissionais do setor administrativo ou, então, atuando como único responsável pela gestão do estabelecimento. Muita gente se interessa pelo mercado de trabalho de Administração justamente para poder abrir a própria empresa.

As possibilidades são amplas tanto no espaço público (administração de secretarias, ministérios, hospitais etc.) quanto no privado, que engloba importantes setores da economia, como o mercado financeiro. Ainda no âmbito privado, bons administradores têm vaga garantida em diversos ramos, como no setor hoteleiro, na indústria alimentícia, nas agremiações esportivas, entre outros.

3. A profissão não ficará obsoleta

A Administração é uma das áreas de estudo mais antigas do mundo, abrangendo técnicas milenares de gerenciamento que foram evoluindo ao longo dos anos. Isso também explica a relação desse campo com outras áreas do conhecimento, mesclando ciências Exatas e Humanas.

É justamente por se tratar de um setor em constante evolução, que esse ofício não ficará obsoleto. Pelo contrário, ele se atualiza cada vez mais, sobretudo devido aos avanços tecnológicos. Então, se você está pensando em fazer um curso superior que sempre terá sua importância no mercado, a graduação em Administração pode sim ser a opção ideal.

4. Os profissionais são bem pagos

Como dissemos no início do post, é claro que dominar conceitos de diversas áreas tem seu valor! Os administradores são muito bem pagos para isso, até porque o trabalho requer uma série de habilidades que não é qualquer pessoa que tem. Então nada mais justo que os salários sejam compatíveis.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Conselho Federal de Administração (CFA), a média salarial do administrador era de R$ 7.281,12 em 2015. Profissionais com mais tempo de carreira ou em cargos de chefia naturalmente ganharão mais do que isso. Portanto, é uma ótima opção de curso também para quem busca estabilidade financeira.

5. A área pede atualização constante

Isso tem tudo a ver com o que falamos sobre a tendência de a Administração nunca ficar obsoleta. Algumas técnicas são sim milenares, o que não significa parar no tempo. Pelo contrário: as novas tecnologias, processos e linguagens fazem com que essa área precise se atualizar constantemente para enfrentar os desafios do mercado.

Então, saiba que seus estudos não vão se encerrar no final da graduação. Um bom administrador é aquele que está sempre em busca de novos conhecimentos, aprimorando suas habilidades e otimizando o dia a dia da profissão. Congressos, palestras, oficinas, workshops, todos esses eventos serão frequentes na rotina dos administradores.

6. Os profissionais inovadores se destacam

Sem dúvida alguma, profissionais empreendedores saem na frente no mercado de trabalho de Administração — o que também está bastante relacionado ao que dissemos acima sobre atualizar as práticas para se manter competitivo no ramo. Além disso, de nada adianta ter uma série de conhecimentos acumulados se o administrador não souber colocá-los em prática.

Nessas horas, é preciso lidar com os desafios e não ter medo de inovar. É claro que se deve ter cuidado para não dar passos maiores do que as próprias pernas, mas também não dá para ser cauteloso demais. Experimentar, testar e fazer acontecer valoriza os seus projetos, podendo trazer grandes diferenciais para sua carreira.

7. A qualidade da formação é essencial

Sim, isso não é nenhum segredo, até porque ter um curso superior no currículo já deixou de ser um diferencial faz tempo. Portanto, o primeiro passo para ser um administrador de sucesso é fazer uma graduação de qualidade na área. Contar com uma instituição de referência fará com que seu diploma seja reconhecido no mercado, atestando que você tem as competências necessárias para atuar no ramo com maestria.

Sendo assim, não descuide da sua formação. Uma grande vantagem nesse sentido é que o curso pode ser feito a distância. Na Administração EAD, o aluno tem a flexibilidade necessária para gerenciar melhor seu tempo e otimizar o cronograma de estudos. Assim, nada passará despercebido durante a graduação. Além disso, a modalidade EAD tem exatamente o mesmo peso dos cursos presenciais.

Então, você pode ficar tranquilo em relação ao valor do seu diploma, que terá o devido reconhecimento no mercado de trabalho de Administração. Especialmente para quem precisa trabalhar e estudar simultaneamente, essa solução é perfeita porque ajuda a economizar não somente seu tempo, mas também seu dinheiro. Isso, por si só, já é o pensamento de um administrador nato!

Gostou do post? Então aproveite e compartilhe o conteúdo para inspirar seus amigos das redes!

Que tal estudar com a melhor metodologia EAD?

5/5 - (2 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD