Connect with us

Inicie Sua Carreira

Foco nos estudos: o guia definitivo para ajudar você!

Você fica horas e horas estudando, mas percebe que não consegue fixar bem os conteúdos? Neste guia apresentamos várias dicas para te ajudar!

foco nos estudos

Você separa os livros e cadernos, faz várias leituras e exercícios, mas sente que o rendimento foi baixo porque não teve foco nos estudos? Muitos alunos enfrentam essa situação e, dessa forma, não conseguem assimilar bem as matérias.

A rotina tão corrida, conciliando o trabalho e estudos, leva ao cansaço e estresse, o que dificulta o encontro da concentração necessária. Mas não é só isso! Existem outros fatores que podem atrapalhar e, por isso, é importante conhecê-los para conseguir se organizar para acompanhar os conteúdos.

É justamente sobre esse tema que vamos tratar neste guia que preparamos para você. Veja o que é preciso fazer para ter mais atenção nas matérias e por que o aluno deve trabalhar a motivação. Continue a leitura e descubra ainda como alguns métodos de estudo podem dar uma forcinha nessa hora. Vamos lá?

O que mais atrapalha o foco nos estudos?

Muitos alunos se culpam por não conseguir ter o ânimo necessário para acompanhar as matérias. Em primeiro lugar, é preciso entender que essa situação pode ser decorrente de uma série de fatores. Quer saber quais? A seguir mostramos alguns vilões do foco no estudo. Acompanhe!

Acúmulo de tarefas

Uma questão que pode atrapalhar bastante é deixar as tarefas se acumularem. Aí, quando as datas das provas se aproximam, é claro que bate o desespero. Nesse cenário, é muito difícil ter a atenção necessária para um bom rendimento nos estudos.

Para não cair nesse erro, mesmo com a rotina acelerada, é imprescindível ter um planejamento das atividades e também se policiar para não procrastinar — que é quando deixamos para depois o que precisa ser feito naquele momento.

Isso porque você não sabe se vai surgir algum imprevisto nos próximos dias, dificultando a realização daquela atividade. Sem contar que a procrastinação acaba virando um hábito, o que pode bagunçar de vez suas tarefas.

Cansaço

A falta de vontade para acompanhar os conteúdos pode ser resultado de muito cansaço. Trabalhar o dia todo para depois estar disposto e alerta para fazer um monte de leituras e exercícios não é nada fácil.

Nesse caso, o importante é adotar uma alimentação saudável e dormir bem. Em resumo, é preciso cuidar da saúde para driblar esse cansaço e também para evitar ficar doente.

Por isso, não sacrifique as horas de sono para estudar, pois você precisa relaxar o corpo e a mente para assimilar bem tudo o que estudou e, além disso, para estar bem-disposto para a maratona de atividades do dia seguinte.

Outro conselho é não pular nenhuma refeição: por falta de tempo, muitas pessoas deixam de tomar o café da manhã, por exemplo, mas ficam sem energia para dar conta dos compromissos e para estudar.

Falta de organização

Tem gente que a cada dia estuda em um local e larga os materiais, como livros, cadernos e apostilas, por todo o canto. Parece bobagem, mas ser organizado, delimitando um local próprio para os estudos, bem como os horários para essa atividade, é essencial.

É uma maneira de criar uma rotina para cumprir todos os seus compromissos, o que vai ajudá-lo a ter foco nos conteúdos.

Distrações

Não é difícil entender que fica complicado se concentrar se a sua atenção estiver dividida, não é mesmo? Então, é preciso evitar as distrações na hora de estudar. Uma delas é parar a todo momento para conversar com outra pessoa: você pode não perceber, mas perde minutos importantes com um simples bate-papo.

Nesse quesito, o celular também é um grande vilão. Pense em quantas vezes você interrompe o que está fazendo para dar uma olhadinha nas redes sociais ou para conversar no aplicativo de mensagens? A dica é manter esse aparelho desligado ou longe no momento em que estiver colocando os estudos em dia. Não caia no erro de deixá-lo ao seu lado no modo silencioso, pois qualquer sinal sonoro vai tirar sua atenção.

Além disso, deixe ainda a televisão desligada e também providencie um copo ou garrafa de água para não ter que se levantar enquanto faz uma leitura, o que também pode ser motivo de distração.

Ansiedade

Por último, é preciso destacar uma questão emocional que acaba atrapalhando o foco nos estudos: a ansiedade. A pessoa ansiosa está sempre antecipando situações e, desse modo, projetando o pensamento para o futuro.

É alguém que fica pensando que não vai dar conta de tudo, que os assuntos são difíceis, que não vai alcançar uma nota boa na prova. É viver sempre diante do medo ou de alguma ameaça. O resultado? Toda essa angústia atrapalha demais a concentração em qualquer atividade, principalmente os estudos.

Se você se encaixa nesse perfil, acostume-se a ter uma agenda para definir as tarefas que deve fazer a cada dia. Além disso, é recomendado fazer um exercício para mentalizar o tempo presente, ou seja, direcionar sua atenção e esforço para as atividades delimitadas para aquele momento. Por fim, não deixe de trabalhar a autoconfiança, já que você sabe que é capaz de superar as dificuldades e de se sair bem nas provas.

Como se organizar para se concentrar nas matérias?

Para ter a atenção necessária nas matérias, é importante conseguir se organizar, especialmente os alunos que enfrentam uma jornada dupla, com o trabalho e estudos. Apresentamos algumas dicas a seguir.

Estabeleça uma rotina

Como você tem um dia a dia acelerado, precisa criar uma rotina para dar conta de tudo. Com isso, dá para estabelecer quais os horários serão destinados para os estudos. Para conseguir se concentrar nas matérias, se possível, deixe para estudar em momentos que respeitem seu relógio biológico — tem gente que fica mais alerta à noite e consegue render melhor nesse período.

Não deixe de incluir nessa rotina de estudos alguns intervalos, como o momento em que espera o transporte público ou, ainda, aqueles minutos que sobram depois do almoço e antes de voltar ao expediente do trabalho. Pode parecer um tempo curto, mas são minutos importantes que ajudarão, por exemplo, a terminar o capítulo de um livro.

Final de semana

Se puder, separe um tempinho para estudar no sábado. Porém, tenha o cuidado de deixar pelo menos um dia da semana, como o domingo, para o descanso e lazer. Afinal, é importante parar por um tempo maior para relaxar, ficar junto da família e amigos.

Crie um cronograma de estudos

O volume dos tópicos para estudar é grande, por isso, para não correr o risco de tudo se acumular, é imprescindível elaborar um cronograma para esse compromisso. Como fazer? Faça uma planilha semanal, em um papel ou no computador, delimitando os horários para fazer leituras, rever os conteúdos e também, se possível, para participar de grupos de estudo.

Selecione as matérias de cada dia, deixando um tempo maior para os assuntos que você tem mais dificuldade em assimilar.

Ao montar um cronograma como esse, você acaba contando com um guia e consegue dar conta de todas as atividades sem se atrapalhar. Além disso, pode priorizar as urgências e fica tranquilo para repassar todos os assuntos.

Monte um cantinho de estudos

Além de criar uma rotina para estudar nos mesmos horários e um cronograma com as matérias de cada dia, é necessário escolher um espaço da casa para isso. Mas, calma: ninguém precisa ter um escritório, basta ter uma mesa e cadeira no seu quarto mesmo ou no canto da sala, onde você possa organizar seus materiais e ter um ambiente próprio para as atividades de estudo.

Deixe essa mesa sempre arrumada para que consiga ter atenção aos exercícios e na hora de treinar a redação, por exemplo. Manter tudo no lugar é uma forma também de não perder tempo, procurando um caderno ou caneta. Caso o horário de estudos seja à noite, não deixe de ter uma luminária para ajudar nas leituras.

Considere pausas para descanso

Estudar por horas e horas seguidas não é melhor caminho. Mesmo que você comece as leituras mais empolgado, com o passar do tempo, vai ficando esgotado porque nosso corpo não é uma máquina. Para driblar essa situação, estipule pausas em seu cronograma de estudos.

É aquele momento para levantar da cadeira, esticar o corpo, tomar água, fazer um lanche e até ir ao banheiro. São intervalos pequenos (cerca de 10 minutos), que não vão atrapalhar, pelo contrário: são essenciais para que seu cérebro consiga se desligar um pouco dos assuntos estudados e relaxar. Com isso, é como se você estivesse com as energias renovadas para retomar as matérias com mais concentração.

Só tenha disciplina de fazer a pausa no tempo determinado para que dê conta de cumprir a rotina de estudos.

Determine metas diárias

Um jeito de ter sucesso para cumprir o que foi programado na hora de estudar e também de conseguir ter foco nas leituras, e exercícios é estipular metas diárias. Funciona assim: você determina o que deve ser feito em cada dia, como um número determinado de capítulos para ler ou de tópicos de uma matéria específica para acompanhar.

Como gostamos de vencer desafios, será uma motivação a mais estudar tendo que bater as metas. Contudo, seja realista nessa hora, quer dizer, não se imponha um algo impossível de cumprir, pois isso pode ser frustrante, o que não vai ajudar a melhorar sua produtividade.

Faça atividade física

O que será que a atividade física tem a ver com a organização e foco nos estudos? Mexer o corpo pode ser benéfico para nosso cérebro, já que, ao praticar exercícios físicos, há um aumento na produção de neurotransmissores, que atuam na comunicação entre as células neurais. Desse modo, o cérebro fica mais preparado para armazenar as informações, o que vai melhorar nossa memória e raciocínio.

Além disso, a atividade física faz nosso corpo liberar endorfina, um hormônio que traz uma sensação de bem-estar. Você consegue, portanto, aliviar o estresse do dia a dia, o que vai contribuir na hora de fixar melhor os conteúdos.

Como trabalhar a automotivação?

Há momentos em que o foco nos estudos vai embora pela falta de motivação. É comum os alunos questionarem: vale a pena tanto esforço? Não caia na armadilha de desistir dos seus sonhos e descubra maneiras de buscar a inspiração para acompanhar as matérias. Veja algumas sugestões.

Tenha em vista seus objetivos

Quando o desânimo tomar conta de você, atrapalhando sua rotina de dar conta de todo o volume de matérias para estudar, pare e pense em seus objetivos pessoais. Lembre-se dos motivos que fizeram você se empenhar em começar a graduação — como ter uma carreira para conseguir disputar vagas melhores de empregos, ganhar mais ou, ainda, ser uma forma de se preparar para empreender.

No entanto, tudo isso vai exigir sua dedicação, então, mesmo diante do cansaço, mentalize como sua vida vai mudar quando você tiver com o diploma em mãos e tudo o que poderá conquistar a partir disso.

Faça uma reflexão do tanto que você já caminhou e se esforçou até aqui, entendendo que não vale a pena por tudo a perder.

Estabeleça um sistema de recompensas

Até agora, falamos muito no esforço que é ter que acompanhar todas as leituras e outras tarefas, ainda mais quando você chega cansado depois de um dia duro de trabalho. Então, por que não se recompensar depois de conseguir, por exemplo, ter uma semana produtiva nos estudos?

A recompensa pode ser ir ao cinema, pedir uma pizza, comprar uma roupa ou qualquer outra coisa que o motive a pegar firme nas matérias.

Cuide bem de si mesmo

Para trabalhar a automotivação, é imprescindível trabalhar também a autoestima. É uma forma de ter mais segurança e autoconfiança em suas ações, o que vai se refletir no melhor rendimento nos estudos.

Então, apesar de toda a correria e obrigações do seu cotidiano, não deixe de adotar um estilo de vida mais saudável e também de cuidar mais de si mesmo. Assim, você fica mais confiante e não corre o risco de se autossabotar. Ou seja, vai facilitar na hora de lidar com os estudos agora, até mesmo quando você estiver na graduação e precisar dar conta da teoria e prática da faculdade.

Cultive bons pensamentos

Por último, procure ser mais otimista mesmo diante das situações adversas. As pressões, dificuldades e prazos apertados sempre aparecerão ao longo do caminho, mas não deixe que isso traga frustração ou desânimo na hora de estudar.

Tenha contato com pessoas que também cultivam pensamentos positivos e passe a encarar os erros e desafios como uma forma de aprendizado. Em outras palavras, é fundamental exercitar a resiliência para saber como enfrentar os obstáculos sem se abater.

Aliás, quando você aprende a ser resiliente, passa a ser mais valorizado no mercado de trabalho, visto que essa é uma característica importante para os profissionais do futuro.

Quais as melhores técnicas para ter foco na hora de estudar?

Muita gente não sabe, mas existem alguns métodos de estudos que vão ajudar a se concentrar nas leituras e a fixar melhor os conteúdos. Como cada aluno é diferente, é preciso testar essas técnicas e descobrir aquela que se encaixa melhor com você. Confira, a seguir, algumas dicas para você.

Meditação

A meditação não é um método que será aplicado na hora de estudar, mas é uma técnica que pode fazer parte de seu dia a dia. Ela ajuda a “limpar”a mente, controlar a ansiedade e focar em coisas positivas. Com isso, além de ter um conforto emocional e ficar mais motivado para colocar as matérias em dia, sua concentração aumentará.

Ao meditar, o aluno consegue relaxar a mente e o corpo. Para fazer essa prática, é importante ficar em um ambiente silencioso e escolher um horário que você não será incomodado. É preciso sentar-se no chão (com as pernas cruzadas ou esticadas) e com a coluna reta. Sem se mexer, a pessoa deve mentalizar pensamentos positivos e ter atenção à respiração.

Música

Pode parecer contraditório, mas muitos estudantes conseguem ter foco estudando com música. É uma técnica que ajuda a concentração, pois a melodia traz o benefício de fazer a modulação da frequência mental, favorecendo as leituras, por exemplo.

É possível que você esteja pensando: qual música escolher e qual o volume adequado? Isso vai depender de cada um. A maioria dos alunos gosta de ter o som mais baixo e prefere músicas instrumentais, mas há quem prefira um volume mais alto de um sucesso de sua banda preferida.

Se esse método funcionar para você, monte sua playlist para conseguir se preparar melhor para as provas.

Escrever à mão as principais ideias

Sabemos que, cada vez menos, usamos a caneta para escrever. Com o notebook ou smartphone sempre por perto, ganhamos agilidade no dia a dia digitando textos. Contudo, a escrita à mão pode ser uma solução para quem busca ter foco nos estudos.

Isso acontece, pois, na hora de escrever os tópicos estudados, prestamos mais atenção ao assunto, o que auxilia a reter o conteúdo com mais facilidade. Nesse caso, a dica é fazer um resumo à mão das matérias, o que vai ajudar na hora de fazer a revisão.

Metodologia GTD

O GTD significa Getting Things Done: é uma metodologia que mostra que é possível ser eficiente nos estudos quando o aluno passa a gerenciar as tarefas, estabelecendo prioridades.

Como funciona? O método GTD deve ser aplicado seguindo as etapas:

  • capturar — momento de limpar a mente e passar para o papel, ou arquivo digital, tudo o que precisa ser feito, como fazer leituras e exercícios;
  • estabelecer — depois de listar o que deve ser feito, chega a hora de estabelecer as prioridades nessas tarefas;
  • organizar — sabendo o que é prioridade, é preciso organizar as atividades. Nesse momento, você pode finalizar tarefas fáceis de forma mais imediata para depois focar no que é mais importante;
  • revisar — o aluno repassa todo o esquema e confere se não está faltando nada;
  • executar — é o momento de começar a estudar seguindo o planejamento determinado.

Método Pomodoro

O Pomodoro é um método de gestão de tempo que visa melhorar sua produtividade nos estudos. A ideia é fazer pequenas pausas, que vão ajudar seu cérebro a ficar mais ágil, propiciando que o aluno se concentre melhor nas matérias.

A proposta é começar estudando por 25 minutos (o que equivale a 1 pomodoro) e fazer uma pausa de 3 minutos. Depois que o aluno faz “4 pomodoros”, pode fazer um intervalo maior, de 15 a 20 minutos.

Essa é só uma sugestão de esquema utilizando a técnica: você pode fazer o pomodoro durar mais minutos e também variar o período da pausa. O importante é seguir o que foi estabelecido.

Mapas mentais

Por fim, temos um método que vai ajudar quem fica sem ânimo de estudar na hora que se depara com linhas e mais linhas escritas. Trata-se dos mapas mentais, que são, na verdade, desenhos, podendo ser comparados a uma árvore e suas ramificações. Para montar um mapa, o aluno utiliza palavras-chave e ilustrações simples, com cores para separar e fixar os assuntos.

É uma técnica que traz bons resultados, pois atende ao funcionamento natural do cérebro na hora de reter os conteúdos, visto que os desenhos ajudam na organização do pensamento de uma maneira lógica e visual.

Para fazer um mapa mental, pegue uma folha em branco e coloque o tema do tópico estudado ao centro. A partir dele, com setas e linhas que irradiam para várias direções, você utiliza símbolos e as informações correspondentes. A dica é abusar de canetas e lápis coloridos para facilitar as associações de ideias e, consequentemente, a retenção dos temas estudados.

Viu só como você pode fazer pequenas mudanças em sua rotina e até em seus hábitos para ter foco nos estudos e um rendimento maior na hora de acompanhar as matérias? Com organização, objetivos de vida bem-definidos e muita dedicação é possível dar conta de todas as tarefas.

Gostou das dicas que apresentamos neste post para começar a se planejar melhor com os estudos? Quer conferir outros conteúdos para ser mais produtivo? Então, comece a seguir as nossas páginas nas redes sociais: estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD