Descubra o que você precisa para ter o perfil do administrador de sucesso

  • 01/ago/2019

Descubra o que você precisa para ter o perfil do administrador de sucesso

Por ser uma qualificação valiosa no mercado, muitos profissionais veem a Administração como a área ideal para continuar os estudos e obter um diploma de nível superior. No entanto, será que você realmente tem o perfil do administrador de sucesso?

A dúvida é bastante natural porque quando pensamos em pessoas bem-sucedidas, visualizamos aspectos comportamentais, como liderança, disciplina e inteligência emocional. Consequentemente, o sucesso parece vir de dons, quando, na verdade, são competências que podem ser aprendidas.

Logo abaixo, apontaremos as principais características dos administradores e quais são as habilidades-chave para ser bem-sucedido nessa área. Continue a leitura para saber como se preparar e desenvolver o perfil ideal!

O que faz o administrador?

Para entendermos o que faz um administrador, antes de tudo, precisamos saber o que é Administração. Em seu livro de referência, “Introdução à Teoria Geral da Administração”, Idalberto Chiavenato traz a seguinte definição:

ADMINISTRAÇÃO é a maneira de governar organizações ou parte delas. É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz.

Tais funções— planejamento, organização, direção e controle— compõem as atividades básicas do administrador. No entanto, a lista é aberta, de modo que o conjunto exato de atribuições varia bastante conforme o desenho dos cargos de uma empresa. Confira alguns exemplos comuns no dia a dia.

Planejamento

Os administradores, independentemente do nível hierárquico, elaboram planos. Isso porque, em qualquer dos setores de uma empresa, existem medidas que demandam reflexão sobre o cenário, definição de estratégias e priorização de recursos.

Monitoramento e controle

O profissional também verifica o andamento das atividades e toma providências para que os objetivos sejam concretizados. Hoje em dia, dado a rapidez das mudanças, o monitoramento é tão importante quanto o planejamento, porque é preciso atualizar as estratégias continuamente para acompanhar as variações de cenário.

Gestão de recursos

Outra função importante é a alocação de recursos conforme as prioridades de uso. Como tempo, esforço, dinheiro, insumos etc. são finitos, é preciso definir uma utilização eficiente, sempre buscando minimizar os custos e maximizar os ganhos nos processos, operações e projetos da empresa.

Facilitar negociações

Um empreendimento é influenciado pela atuação de diversas partes, como colaboradores, consumidores, parceiros, fornecedores, sócios e órgãos públicos. O administrador, nesse sentido, precisa constantemente negociar com esses interessados para alcançar metas e manter vínculos satisfatórios para a organização .

Gerir pessoas

Por fim, o profissional da área normalmente está à frente ou integra uma equipe. Assim, ele precisa saber como engajar pessoas para que os esforços sejam direcionados para os objetivos organizacionais.

Qual é o perfil do administrador de sucesso?

O profissional precisa agregar uma série de competências técnicas e comportamentais. Isto é, o perfil do administrador de sucesso não é composto por um tipo de aparência ou temperamento, mas por conhecimentos, habilidades e atitudes-chaves.

Liderança

Ser capaz de encorajar e influenciar os demais em prol de objetivos comuns é o primeiro traço do administrador de sucesso. Afinal, uma parcela considerável das realizações ocorrem com o auxílio de terceiros— mesmo se trabalharmos o dia inteiro, não alcançaríamos o que uma equipe bem orientada pode fazer.

Cooperação

No mesmo sentido, o profissional deve saber trabalhar em conjunto com outras pessoas, ainda que não esteja à frente do time. Os negócios funcionam como sistemas— há um vínculo de causalidade, influência e dependência nas atividades, logo, cada um precisa contribuir para que o resultado coletivo seja alcançado.

Flexibilidade 

As atividades são exercidas em um cenário que pode sofrer alterações e gerar imprevistos, especialmente após os avanços mais recentes da tecnologia. Hoje, as coisas mudam muito mais rápido, e o administrador precisa ser capaz de aprender continuamente e se adaptar para poder enfrentar essa instabilidade.

Empatia

Para atender às partes interessadas no negócio, o administrador deve encarar as questões pela perspectiva do outro. Isto é, saber o que o cliente, o colaborador, o sócio, o parceiro etc. desejam por meio da empatia e negociar soluções.

Disciplina

A assiduidade, a pontualidade e o cumprimento de suas responsabilidades devem fazer parte do cotidiano do profissional. A disciplina influencia a capacidade de entregar valor para empresa e será essencial para o trabalho em equipe. É até comum, o administrador estar no centro de um processo ou projeto, de modo que seus atrasos impeçam a continuidade das ações do time.

Inteligência emocional

Em uma empresa, lida-se com cronogramas, prazos, urgências, problemas e imprevistos, e tudo isso pode pesar sobre os ombros do profissional se ele não for emocionalmente forte. Desenvolver os aspectos da inteligência emocional, como resiliência, força de vontade, equilíbrio, propósito e afins, será importante para superar os desafios e manter-se saudável mesmo nas dificuldades.

Empreendedorismo

Mais recentemente, as empresas vêm buscando profissionais aptos a praticarem o empreendedorismo internamente. Assim, o perfil do administrador de hoje requer também a capacidade de identificar necessidades e vir com soluções inovadoras para os problemas.

Como desenvolver o perfil do administrador de sucesso?

A lista de habilidades pode ser trabalhada por qualquer pessoa. Na verdade, é possível que você já tenha algum grau de desenvolvimento nas atividades descritas, sendo necessário a redução da distância entre o seu estágio atual e o requerido para ser um administrador de sucesso. 

Os gaps (lacunas) de competência podem ser preenchidos com o estudo alinhado entre teoria e prática. Normalmente, em um primeiro momento, a pessoa descobre os conceitos sobre liderança, empatia, empreendedorismo etc. e, posteriormente, coloca as ideias em funcionamento, aprendendo com a tentativa e erro.

Não por acaso, o curso superior de Administração traz oportunidades para que o profissional ganhe vivência e experiência, como convênios para estágios e núcleos de prática. Além disso, quem já atua no mercado profissional pode experimentar o aprendizado no dia a dia.

Sendo assim, caso haja o interesse pela área, qualquer pessoa é capaz de alcançar o perfil do administrador de sucesso e colher os benefícios de ser altamente qualificado, especialmente em termos de reconhecimento e remuneração.

Para que você consiga se qualificar, elaboramos um ebook com o passo a passo para ser um bom profissional. Baixe o material gratuitamente e complemente a sua leitura!

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você