Connect with us

Especialize-se

Quando posso começar uma pós-graduação? Veja os requisitos

Neste post, descubra a partir de qual momento é possível começar uma pós-graduação e veja quais são os principais requisitos!

quando posso começar uma pós graduação
Powered by Rock Convert
Tempo de Leitura: 4 minutos

“Quando posso começar uma pós-graduação?”. Se você também se faz essa pergunta, saiba que não é a única pessoa. Essa dúvida é muito comum entre os alunos e costuma estar acompanhada da ansiedade de iniciar logo uma pós, por conta dos benefícios que ela traz para a carreira.

Sabemos que o mercado de trabalho nem sempre é fácil para a maioria das pessoas, mesmo que sejam graduadas. No entanto, especializar-se em uma determinada área aumenta muito as chances de se destacar entre os profissionais e chamar a atenção para uma vaga no emprego dos seus sonhos.

É por isso que resolvemos abordar este assunto tão necessário neste post, mostrando a importância da pós-graduação para a vida profissional de um indivíduo, quando é possível começá-la e como escolher o curso ideal para você. Acompanhe e tire as suas dúvidas sobre o tema!

Qual a importância da pós-graduação?

Primeiramente, é imprescindível reforçar o quão importante é ter uma graduação para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Em um curso do Ensino Superior, você tem acesso aos conhecimentos fundamentais para desenvolver as suas atividades de acordo com o que se espera de sua função.

No entanto, o conteúdo abordado durante a graduação costuma ser mais generalista. Desse modo, se você gostaria de saber mais sobre uma determinada área, a pós-graduação é a mais recomendada.

Além disso, com a revolução tecnológica, a informação e os conhecimentos se renovam a cada dia. Por isso, manter-se atualizado no seu setor de atuação é fundamental para acompanhar as mudanças do mercado. A pós-graduação é capaz de oferecer o que você precisa nesse quesito.

O tipo de pós-graduação também varia de acordo com os seus objetivos. No geral, ela se divide em duas classificações. Confira! 

Stricto sensu

A pós stricto sensu é mais indicada para quem quer seguir na área acadêmica, lecionando em universidades e produzindo conteúdo científico. É aqui que entram o mestrado e o doutorado. Além disso, há o mestrado profissional, direcionado para quem quer se destacar no mercado de trabalho.

O mestrado, tanto acadêmico quanto profissional, tem duração média de 2 anos e exige a entrega de uma dissertação na conclusão do curso. Em ambos, é necessário ter muita dedicação nos estudos para conduzir o projeto e realizar as atividades.

Já o doutorado tem uma duração maior, podendo chegar a até 4 anos. Ele aprofunda ainda mais em uma área de interesse e pede uma tese no final do curso. Uma curiosidade interessante é que nem sempre é necessário ter mestrado para dar início a esse tipo de pós-graduação stricto sensu.

Lato sensu

A pós-graduação lato sensu é totalmente voltada para o mercado de trabalho, a fim de aprimorar os conhecimentos de um profissional, e se divide em especialização e Master of Business Administration (MBA). 

Ambos precisam cumprir uma carga horária de 360 horas e os seus projetos pedagógicos visam passar conhecimentos específicos para atuar em determinadas áreas procuradas pelo mercado. Além disso, ao final desse tipo de pós-graduação, o aluno recebe um certificado em vez de um diploma.

Quando posso começar uma pós-graduação?

O principal requisito para começar uma pós-graduação é ter um diploma de graduação no Ensino Superior. Ou seja, você só pode começar a se especializar depois de ter se formado em uma universidade.

Além disso, algumas instituições de ensino podem exigir mais requisitos. Essas são as únicas exigências legais para dar início à pós-graduação, de acordo com o artigo 44, inciso III, da Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9394/96).

Como escolher a pós-graduação?

Se você já atende aos requisitos principais para dar continuidade aos estudos com uma pós-graduação, provavelmente tem dúvidas do que fazer para escolher o curso mais adequado para você, não é mesmo?

Para isso, é necessário levar alguns pontos em consideração para escolher uma graduação e, assim, sentir-se mais confiante na hora de tomar a decisão. Veja quais são os principais deles!

Defina uma área de interesse

Não vale a pena começar a pós-graduação em algo que não desperta o seu interesse. Por isso, tenha um momento de autoconhecimento e reflita os campos pelos quais você mais se interessa.

Vale a pena lembrar das aulas que mais despertaram a sua atenção durante o curso de graduação, assim como os temas que você tem mais facilidade de aprender. Isso vai ser fundamental para se motivar durante os estudos na pós.

Pesquise sobre a instituição de ensino

Sabendo o que você pretende estudar, chegou a hora de saber onde fazer isso. Você vai precisar de algumas pesquisas para encontrar as instituições de ensino que oferecem o curso desejado.

Além disso, é essencial saber mais sobre cada uma das universidades selecionadas para saber qual é o local adequado para dar sequência aos estudos. Nesse caso, pesquise a infraestrutura do lugar, as modalidades de ensino oferecidas, a grade curricular do curso, a experiência dos ex-alunos, entre várias outras informações importantes para fazer a sua escolha.

Conheça as exigências do mercado

Se o seu objetivo é se destacar no mercado de trabalho, é fundamental conhecê-lo e saber o que ele espera de você. Essa é uma dica fundamental para escolher tanto o seu curso de pós-graduação quanto a instituição de ensino para fazê-lo, pois é preciso ter os conhecimentos exigidos pela área de atuação que você deseja seguir.

Por que contar com a Unyleya?

Com mais de 13 anos de tradição, a Unyleya aposta na tecnologia para oferecer o melhor ensino nos seus cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente, tem mais de 1.000 cursos de pós 100% EAD, nas mais variadas áreas do conhecimento.

Além de ensino de qualidade, a pós-graduação na Unyleya tem preços acessíveis para todas as regiões do país, assim como uma metodologia de ensino diferenciada, que favorece o aprendizado que os alunos precisam para se tornarem profissionais de sucesso.

Agora, sempre que se perguntar “Quando posso começar uma pós-graduação?”, você vai se lembrar de que precisa ter concluído um curso de graduação. Com o seu diploma comprovando isso, é possível se matricular na Unyleya e desfrutar um ensino de qualidade.

Essa ideia chamou a sua atenção? Então entre em contato conosco para saber mais detalhes sobre os nossos cursos e a nossa metodologia de ensino. Não perca a oportunidade e tire todas as suas dúvidas!

Powered by Rock Convert
Deixe o seu voto
No votes yet.
Please wait...
Comentários

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.