Confeitaria: entenda como é esse mercado e por que se especializar!

  • 02/set/2020

Confeitaria: entenda como é esse mercado e por que se especializar!

Powered by Rock Convert
Tempo de Leitura: 4 minutos

Não há quem resista há um bom doce. Tanto é que as docerias sempre foram um sucesso de vendas no ramo gastronômico. Hoje em dia, o setor de confeitaria vem ganhando novas tendências e ficando ainda mais irresistível. Um exemplo é o segmento de doces gourmet ou mesmo veganos, contemplando todo tipo de gosto e necessidades.

No entanto, se você deseja empreender nesse ramo, saiba que é preciso muito mais do que apenas gostar de se aventurar na cozinha e testar novas receitas. A especialização na área é fundamental para lançar produtos diferenciados e manter-se em alta no mercado.

Quer saber mais a respeito? Continue a leitura e invista na sua formação!

Mercado de confeitaria no Brasil

Você sabia que o ramo da confeitaria representa hoje 25% do mercado de panificação no Brasil? Pois é! Somente em 2018 o setor faturou R$92,6 bilhões, com perspectivas de crescimento ainda maiores para os próximos anos. Esses dados da Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (ABIP) evidenciam por que vale a pena investir nessa área.

Por outro lado, como o cenário é promissor, é natural que a concorrência também aumente. Isso significa que, para se diferenciar no mercado, é preciso ir além do óbvio e aprofundar seus conhecimentos no ramo. Uma boa pós-graduação na área pode ajudar muito nesse sentido, aprimorando suas habilidades e ensinando novas técnicas.

Se o seu problema for tempo ou dinheiro, não se preocupe. Há diversas instituições que oferecem cursos de gastronomia online com a flexibilidade necessária para trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Quanto à questão financeira, o retorno sobre esse investimento é garantido. Afinal, você investirá em uma área certeira.

Oportunidades na confeitaria

O mercado na confeitaria é muito mais amplo do que se imagina. Além do setor clássico de padarias e restaurantes tradicionais, bons confeiteiros têm lugar cativo também em cafeterias gourmet e buffets de luxo. Sem falar no ramo hoteleiro, no qual esses profissionais são indispensáveis para garantir a melhor experiência gastronômica aos hóspedes.

Uma alternativa bastante viável é a abertura do próprio negócio. Seja por gosto, seja por necessidade, empreender já virou tendência em vários segmentos de negócios. Os food trucks, por exemplo, são uma prova de que dá para lucrar com sua própria marca de alimentos. Vai dizer que você nunca parou em um para comer aquele docinho depois do almoço ou no happy hour com os amigos?

De todo modo, independentemente do seu ramo de interesse no mercado, fazer uma especialização em confeitaria é essencial porque turbina seu currículo e mostra que você de fato entende do assunto. Uma grande empresa certamente não contratará um confeiteiro sem formação.

Mesmo trabalhando por conta própria, ter esse diferencial é importante porque traz mais credibilidade para o desempenho da função, permitindo que você explore esse setor da gastronomia de maneira segura e convicta. O resultado também ficará evidente nos produtos comercializados. Afinal, um doce preparado por um confeiteiro especialista tem o seu valor, não é mesmo?

Powered by Rock Convert

Inclusive, se você pretende trabalhar de forma autônoma, capriche na divulgação do seu trabalho e utilize as redes sociais a seu favor. O Instagram é uma excelente ferramenta para empreender na internet e conquistar clientes “pelo estômago”. Essa rede tem enorme apelo visual, principalmente em se tratando de comida gostosa. Que tal experimentar?

Produtos para se diferenciar no mercado

Como vimos, especializar-se no ramo é uma das maneiras de se manter competitivo no mercado de trabalho. Junto disso, procure investir também em nichos específicos da confeitaria que viraram tendências nos últimos anos. Assim, você conseguirá atender às demandas do público e, ao mesmo tempo, ganhar notoriedade no assunto.

Em seguida, listamos alguns exemplos que estão em alta no mercado.

Doces gourmet

Até mesmo quem não faz muita questão de luxo à mesa, não resiste a um bom doce gourmet. Eles chamam atenção não apenas porque são feitos com ingredientes selecionados, mas também pelo capricho na apresentação dos pratos. Alguns chegam a parecer verdadeiras obras de arte.

Os cupcakes, brownies e petit gateaus já ganharam lugar de destaque nas confeitarias. Esses doces chegaram como tendências inovadoras e, atualmente, já fazem parte do nosso cardápio do dia a dia, porém com um grau a mais de qualidade e sofisticação. Até mesmo o tradicional brigadeiro ganhou toques gourmets e ingredientes extras para agradar os paladares requintados. O resultado, claro, é delicioso!

Doces veganos

Outro nicho com alto crescimento na confeitaria é o de doces veganos (sem lactose). Não é para menos, afinal, as pessoas estão ficando cada vez mais conscientes quanto aos produtos que consomem. Além dessa questão, podemos apontar também as dietas restritivas por motivos de saúde, como no caso de pessoas intolerantes à lactose ou ao glúten.

Crossover

Já faz um tempo que o crossover é destaque na confeitaria. Esse conceito está relacionado à arte de preparar doces semelhantes a alimentos salgados. A pizza brownie, a coxinha de churros e o famoso cronut são exemplos que já ganharam o coração (e o paladar!) de quem não abre mão de uma boa experiência gastronômica. Então, com certeza, vale a pena se aventurar por esse caminho!

Importância da especialização na área

Lendo até aqui, já deu para perceber que a confeitaria não é uma área para amadores. É preciso muita técnica e habilidades a fim de ser bem-sucedido no ramo. Uma dose de criatividade também faz diferença nesse tipo de trabalho, sobretudo se você deseja empreender. Portanto, o primeiro passo é matricular-se em uma pós-graduação de qualidade e aprofundar seus conhecimentos no assunto.

Os conteúdos do curso são voltados ao domínio dos aditivos e das matérias-primas na arte da confeitaria e panificação. A pós também permite se aprofundar nos novos métodos e tecnologias do âmbito gastronômico. Apenas se lembre de contar com uma instituição de referência e de boa reputação no mercado, pois trará a credibilidade necessária para colocar a mão na massa e conquistar os paladares mais exigentes!

A Faculdade Unyleya pode ajudar você nessa missão. Conheça nossa pós em Panificação e Confeitaria e invista nessa carreira promissora!

pós-graduaçãoPowered by Rock Convert

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você