Connect with us

Insights Confiáveis

Empreender na internet: entenda por que você deve começar

Você já sabe que fazer faculdade é o primeiro passo para o sucesso profissional, certo? Um curso superior é a porta de entrada para o mercado de trabalho, além de ajudar a desenvolver uma mentalidade empreendedora e ampliar nossa visão de mundo. A partir dessa base, o estudante se prepara para encarar diferentes desafios. E empreender na internet pode ser um deles.

Preparamos este post para você, que acredita no seu potencial inovador e sabe que pode explorar novos terrenos e chegar mais longe. Continue a leitura e entenda por que a internet se tornou um novo e extenso campo de trabalho. Veja ainda algumas das principais atividades do empreendedorismo digital e avalie qual delas é mais compatível com o seu perfil. Vamos lá?

Por que tanta gente decidiu empreender na internet?

A pessoa empreendedora é aquela que tem iniciativa para arriscar mudanças e investir em novos projetos, mesmo que isso represente um solo inseguro no início. Ou seja, o conceito de empreendedorismo está atrelado às habilidades de inovação, visão ampla, pensamento estratégico e, claro, uma boa dose de coragem.

Hoje, o mercado se depara com transformações significativas, provocadas, sobretudo, pelos avanços da tecnologia. O modelo formal de trabalho — a conhecida carteira assinada — já não é mais a principal preocupação dos profissionais.

O objetivo de muitos, agora, é encarar essa transição de carreira, se aventurar em novos espaços e alcançar independência financeira junto da sonhada flexibilidade de horário. Conhece a expressão “tempo é dinheiro”? Mais do que isso, podemos afirmar que tempo livre é sinônimo de qualidade de vida!

Pense e avalie o que é mais atrativo: cumprir uma carga de 40 horas semanais dentro de um escritório, acrescida de duas horas por dia no trânsito, ou definir o seu próprio horário de trabalho e realizar suas atividades onde quiser — em casa, ao ar livre ou qualquer outro ambiente.

Sem contar que as chances de sucesso no empreendedorismo digital são altas, o que significa que o profissional pode ganhar uma boa grana trabalhando em casa. Esse cenário parece até ilusório, não é mesmo? Mas é totalmente possível!

E é justamente por todas essas vantagens que as pessoas têm se interessado cada vez mais por esse vasto campo de trabalho chamado internet. A web se transformou em um espaço propício para profissionais de todas as áreas, sabe por quê? Porque é nesse universo que são encontrados milhões de clientes em potencial que podem ser alcançados em questão de minutos, graças às ferramentas tecnológicas.

Quais os caminhos para se tornar um empreendedor digital?

São inúmeras as portas que se abrem no mercado digital. Mas para que você fique por dentro das possibilidades de carreira na web, conheça algumas das opções mais procuradas!

Crie um blog atrativo

Como alguém consegue ganhar dinheiro como blogueiro? A gente explica!

Para se destacar nesse cenário, você precisa escolher um nicho específico — um assunto que chame sua atenção e sobre o qual você tenha algum conhecimento, de preferência. Exemplos: moda e beleza; saúde e fitness; tecnologia; negócios online; desenvolvimento pessoal; relacionamento, entre muitos outros.

A partir disso, você vai alimentar o seu blog periodicamente com conteúdos relevantes, que devem transmitir autoridade no tema e responder às dúvidas do seu público-alvo. A sua página deve ser chamativa — desde o design até os textos — a ponto de garantir a visita e a permanência do leitor. Ah, e não se esqueça: você deve saber escrever muito bem ou contratar um redator para produzir os seus posts.

E o dinheiro, onde entra nessa história? Você pode rentabilizar a sua página e ter ganhos com publicidade, seja vendendo seus próprios infoprodutos, seja com promoção de produtos de parceiros, em programas de afiliados.

Construa um canal de autoridade no YouTube

A diferença entre o trabalho do blogueiro e do vlogger é o formato do conteúdo divulgado. No blog, você trabalha com textos, enquanto que no YouTube os temas são apresentados em vídeo.

A forma de ganhar dinheiro é basicamente a mesma: depende de monetização e anúncios publicitários. A vantagem de trabalhar com vídeos é que esse tipo de mídia viraliza com mais facilidade do que os textos. Boa parte das pessoas tem mais disposição para assistir a uma gravação do que para ler um post inteiro.

Como se decidir entre o blog e o canal no YouTube? Isso depende do seu perfil profissional e pessoal, ou seja, das suas habilidades — você tem facilidade de comunicação e desenvoltura em frente às câmeras ou tem mais aptidão para a escrita? De qualquer forma, é preciso se comprometer e atualizar seus conteúdos com frequência.

Abra um e-commerce

Para quem gosta do ramo do comércio, uma excelente opção de empreendimento digital são os e-commerces, ou lojas virtuais. Trata-se de um mercado em constante expansão e a clientela é grande nesse segmento, devido à facilidade de fazer compras sem sair de casa.

Aqui, você precisa de planejamento, gestão financeira e boas noções de Administração. Isso porque é necessário fazer um investimento inicial, passar pelas etapas burocráticas, como abertura de empresa, preparar o estoque e ainda se organizar em relação à logística e à entrega das mercadorias. Além disso, as estratégias de Marketing também precisam estar presentes para alcançar e fidelizar os clientes.

Seja um infoprodutor

O infoprodutor é a pessoa que cria seus próprios produtos digitais. Os cursos online são o principal exemplo desse tipo de material. Para isso, você precisa ter domínio em um determinado assunto — isso nada mais é do que vender conhecimento e ajudar o seu público a encontrar solução para um problema específico.

Os conteúdos trabalhados vão desde temas de aprendizagem escolar, como técnicas de redação ou preparação para passar em concurso público, até dicas de como emagrecer rápido e com saúde. Enfim, você pode falar sobre o que quiser, desde que o seu material seja bem fundamentado e faça real diferença na vida de seus clientes.

Para que o seu produto seja divulgado e alcance um grande número de pessoas, o ideal é hospedá-lo em uma plataforma conhecida, como Eduzz ou Hotmart. Assim, o seu material ficará acessível para que profissionais afiliados possam promovê-lo em suas páginas.

Atue como freelancer

Por fim, um caminho bastante promissor para empreender na internet é trabalhar como freelancer. As opções são muitas nesse ramo de trabalho. Você pode ser redator, revisor, tradutor, gestor de mídias sociais, profissional de TI e programação, prestar suporte administrativo e financeiro, entre muitas outras atividades.

Aqui também se encaixam as ações de consultoria. Profissionais que já passaram pelo momento de escolher qual faculdade fazer e que, atualmente, têm sólida experiência em sua área de atuação, podem compartilhar seu conhecimento técnico para oferecer soluções e otimizar os resultados dos clientes.

Como você viu, é possível arriscar novos projetos de vida profissional e encontrar o emprego dos sonhos, com bom retorno financeiro e mais flexibilidade de horário. Mas não pense que empreender na internet significa sombra e água fresca o tempo todo. Em qualquer caminho que você decida seguir, o sucesso é proporcional à sua dedicação.

Quer receber mais informações sobre carreira? É fácil: basta assinar nossa newsletter e ficar por dentro dos nossos novos conteúdos!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD