6 dicas práticas para descrever seu perfil profissional

  • 23/out/2017

6 dicas práticas para descrever seu perfil profissional

Uma descrição bem-feita do seu perfil profissional é um fator que pode fazer toda a diferença na hora de chamar a atenção dos recrutadores e ser selecionado para uma entrevista ou iniciar um processo seletivo para conquistar aquela oportunidade com a qual você sempre sonhou.

Mas como conseguir resumir a sua formação acadêmica, sua trajetória profissional, suas principais habilidades, projetos e conquistas utilizando apenas um ou, no máximo, dois parágrafos? Como construir um texto objetivo, interessante e convencer as empresas de que você é a pessoa ideal para determinada vaga?

Para responder a essas perguntas, preparamos 6 dicas imperdíveis para ajudar você a fugir dos clichês e a descrever o perfil profissional de forma mais eficiente e atraente para os recrutadores. Confira!

1. Faça uma lista com os tópicos mais importantes

Antes de começar a redigir uma descrição do seu perfil profissional, tente se imaginar no lugar do seu recrutador e pense sobre quais dados chamariam a sua atenção em um candidato. Em seguida, procure enumerar essas informações para facilitar a sua organização de ideias.

Você pode utilizar tópicos como:

  • formação acadêmica;
  • principais experiências na sua área de atuação;
  • conquistas, promoções e reconhecimentos obtidos ao longo da carreira;
  • competências mais relevantes para a realização do seu trabalho;
  • objetivos pessoais e profissionais.

Com esses pontos em mãos, fica mais fácil ter uma visão geral das informações que poderão ajudá-lo a destacar o seu perfil profissional frente aos concorrentes e escrever um texto que seja mais completo e, ao mesmo tempo, mais efetivo.

2. Seja objetivo

Depois que você fez a sua lista de tópicos com os dados mais relevantes para a descrição do seu perfil profissional, finalmente chegou a hora de construir o seu texto.

Aqui, é muito importante exercitar o seu potencial de síntese para conseguir redigir as suas informações da forma mais direta e sucinta possível, com frases objetivas e parágrafos curtos, mas que sejam capazes de despertar o interesse de quem lerá a sua descrição.

Lembre-se de que os seus dados profissionais estarão mais detalhados em seu currículo, por isso, neste momento não há necessidade de descrever todas as informações relativas à sua carreira de forma tão minuciosa. Procure focar nas experiências que o destacaram como profissional e nas habilidades que realmente farão a diferença para a vaga à qual você está se candidatando.

3. Utilize os recursos disponíveis a seu favor

Atualmente, existem no mercado diferentes tipos de ferramenta que podem ser muito úteis na divulgação do seu perfil, deixando-o mais visível para os recrutadores e aumentando suas chances de conquistar boas oportunidades, como:

  • sites que oferecem serviços exclusivos para que você possa criar o seu currículo e divulgá-lo às empresas com as oportunidades mais compatíveis com os seus interesses;
  • plataformas voltadas especificamente à intermediação entre os recrutadores e os profissionais aspirantes às vagas divulgadas;
  • redes sociais voltadas ao relacionamento entre empresas e candidatos e à ampliação do networking;
  • ou, ainda, eventos como feiras, congressos e workshops, que poderão trazer informações relevantes para a construção do seu perfil profissional, além de aproximá-lo dos recrutadores, dos principais executivos da sua área de atuação e deixá-lo por dentro das principais novidades do mercado.

O segredo é estar atento à melhor forma de se comunicar em cada uma dessas situações, procurar conhecer o que o mercado está buscando e, a partir daí, adequar a descrição do seu perfil de forma autêntica e de acordo com as oportunidades que você almeja.

4. Procure usar vocabulários relativos à sua profissão

Conhecer os termos mais utilizados na sua área de atuação não só mostra que você tem bons conhecimentos dentro da sua profissão, mas também ajuda a dar mais visibilidade ao seu perfil em redes sociais profissionais, sites de emprego ou bancos de currículos de empresas e consultorias de recursos humanos responsáveis pelo recrutamento e seleção de novos candidatos.

Saber utilizar essas palavras-chave de forma estratégica aumenta as suas chances de ter o seu currículo mais facilmente encontrado pelos recrutadores. Por esse motivo, pesquise e mantenha-se sempre atualizado sobre os vocabulários mais utilizados e certifique-se de que a linguagem que você utilizou está de acordo com a sua área de atuação e com o seu objetivo de carreira.

5. Fuja dos clichês

Evite utilizar frases muito óbvias ou genéricas como “sou comunicativo”, “sou proativo” ou “tenho facilidade para trabalhar em equipe”. Além de serem constantemente repetidas por outros candidatos, elas não demonstram nenhum diferencial para o seu perfil e ainda podem causar um efeito contrário, afastando os recrutadores.

Nessas horas, vale a pena gastar um tempo a mais para pensar em uma descrição caprichada que indique verdadeiramente os seus objetivos de carreira e descreva suas habilidades com originalidade e de forma genuína.

É importante lembrar também que termos muito coloquiais ou gírias devem ficar de fora da sua descrição, certo?

6. Revise, revise e revise mais um pouco

Erros de ortografia ou de concordância são inadmissíveis em qualquer tipo de texto, e a regra também vale quando falamos sobre apresentar suas informações profissionais, ok?

Por isso, depois de fazer a descrição do seu perfil, seja para o seu currículo ou para as redes sociais, sempre releia o seu texto. E se aparecer alguma dúvida, tenha sempre em mãos um bom dicionário, pesquise na internet ou procure algum amigo para dar aquela olhadinha no que você escreveu.

Se você utilizou um ou mais termos em inglês na sua descrição, não se esqueça de dar uma conferida especial para checar se o vocabulário utilizado está condizente com a mensagem que você quis transmitir.

Uma questão importante é ter em mente que a sua apresentação será o seu primeiro contato com a empresa e a primeira impressão que os recrutadores terão sobre você. Portanto, mantenha as suas informações sempre atualizadas e fique de olho nas tendências do mercado para conquistar com sucesso os seus objetivos profissionais!

E você? Gostou dessas dicas para descrever o perfil profissional? Então, aproveite para compartilhá-las nas suas redes sociais e ajudar os seus amigos a também descrevem o perfil profissional deles com sucesso!



Nosso App

Nossas Redes Sociais