Connect with us

Guia de Carreiras

6 dicas práticas para descrever seu perfil profissional

6 práticas para descrever seu perfil profissional

Uma descrição bem-feita do seu perfil profissional é um fator que pode fazer toda a diferença na hora de chamar a atenção dos recrutadores e ser selecionado para uma entrevista ou iniciar um processo seletivo para conquistar aquela oportunidade com a qual você sempre sonhou.

Mas como conseguir resumir a sua formação acadêmica, sua trajetória profissional, suas principais habilidades, projetos e conquistas utilizando apenas um ou, no máximo, dois parágrafos? Como construir um texto objetivo, interessante e convencer as empresas de que você é a pessoa ideal para determinada vaga?

Para responder a essas perguntas, falaremos um pouco sobre o assunto e, em seguida, listaremos 6 dicas imperdíveis para ajudar você a fugir dos clichês e a descrever o perfil profissional de forma mais eficiente e atraente para os recrutadores. Confira!

O que é um perfil profissional?

Na hora de preencher um currículo, o perfil profissional é um dos campos que mais costumam provocar dúvidas. Afinal de contas, o que é preciso colocar nesse espaço? A verdade é que se trata de uma das partes mais importantes do documento, já que tem como objetivo deixar explícitas — e de forma resumida — as principais habilidades, competências, realizações e pontos fortes do candidato.

Em outras palavras, o texto deve mostrar aos recrutadores por que você é o candidato ideal para aquela vaga, apresentando motivos pertinentes para consolidar a contratação. Para tanto, os dados descritos devem ser bem distribuídos e mostrar seus principais destaques como profissional.

Em um bom perfil profissional, é importante que você consiga destacar os benefícios que trouxe às organizações por onde já passou — em termos de melhoria de processos, redução de custos, aumento no faturamento etc —, ou seja, tudo o que agregou de valor à empresa.

No entanto, caso você ainda não tenha nenhuma experiência para ressaltar em seu currículo, não se preocupe. Nesse caso, ao descrever o seu perfil profissional, mantenha o foco nos cursos que você já fez (inclusive os extracurriculares ou profissionalizantes), destaque os conhecimentos que têm em outras línguas e/ou ferramentas e saiba valorizar as suas habilidades pessoais.

Como descrever o perfil profissional?

Antes de tudo, entenda que um perfil profissional bem redigido e que cumpre com o seu propósito, independentemente da estrutura escolhida, deve conter as seguintes informações:

  • seu grau de conhecimento atual: “pós-graduado em Marketing Digital”, “expertise em gestão de pessoas” etc;
  • qualidades em atividades específicas: “experiência em coordenação e gestão de projetos”, “visão sistêmica com foco na análise e mensuração de resultados”;
  • conquistas anteriores: “construção da presença digital de três empresas com perfis diferentes, aumentando o nível de autoridade e melhorando o relacionamento com os clientes nas plataformas online”;
  • competências e habilidades: “fluência em inglês comprovada pelo exame de proficiência TOEFL”, “conhecimentos avançados no pacote Adobe”;
  • disponibilidade de horário: “disponibilidade para trabalhar nos períodos da manhã e da tarde”, “disponibilidade para viagens a trabalho e transferências”.

Aqui, tenha em mente que o importante não é o tamanho, mas, sim, a qualidade do conteúdo, certo?

Não adianta escrever textos longos e que relatam toda a sua trajetória em detalhes quando o objetivo do perfil profissional é justamente ser uma leitura rápida — afinal, já parou para pensar em quantos currículos passam pela mão de um recrutador todos os dias?

Para ajudar você nessa construção, listamos a seguir 6 dicas fundamentais para organizar todas as informações necessárias no momento de descrever o seu perfil profissional. Confira:

1. Faça uma lista com os tópicos mais importantes

Antes de começar a redigir uma descrição do seu perfil profissional, tente se imaginar no lugar do seu recrutador e pense sobre quais dados chamariam a sua atenção em um candidato. Em seguida, procure enumerar essas informações para facilitar a sua organização de ideias.

Você pode utilizar tópicos como:

  • formação acadêmica;
  • principais experiências na sua área de atuação;
  • conquistas, promoções e reconhecimentos obtidos ao longo da carreira;
  • competências mais relevantes para a realização do seu trabalho;
  • objetivos pessoais e profissionais.

Com esses pontos em mãos, fica mais fácil ter uma visão geral das informações que poderão ajudá-lo a destacar o seu perfil profissional frente aos concorrentes e escrever um texto que seja mais completo e, ao mesmo tempo, mais efetivo.

Escolher bem quais serão as palavras utilizadas aqui é fundamental. Você deve deixar claro o seu nível de conhecimento — sobre processos internos ou um segundo idioma, por exemplo — para que o recrutador tenha uma visão mais completa sobre o seu perfil.

2. Seja objetivo

Depois que você fez a sua lista de tópicos com os dados mais relevantes para a descrição do seu perfil profissional, finalmente chegou a hora de construir o seu texto.

Aqui, é muito importante exercitar o seu potencial de síntese para conseguir redigir as suas informações da forma mais direta e sucinta possível, com frases objetivas e parágrafos curtos, mas que sejam capazes de despertar o interesse de quem lerá a sua descrição.

Lembre-se de que os seus dados profissionais estarão mais detalhados em seu currículo, por isso, neste momento não há necessidade de descrever todas as informações relativas à sua carreira de forma tão minuciosa. Procure focar nas experiências que o destacaram como profissional e nas habilidades que realmente farão a diferença para a vaga à qual você está se candidatando.

3. Utilize os recursos disponíveis a seu favor

Atualmente, existem no mercado diferentes tipos de ferramenta que podem ser muito úteis na divulgação do seu perfil, deixando-o mais visível para os recrutadores e aumentando suas chances de conquistar boas oportunidades, como:

  • sites que oferecem serviços exclusivos para que você possa criar o seu currículo e divulgá-lo às empresas com as oportunidades mais compatíveis com os seus interesses;
  • plataformas voltadas especificamente à intermediação entre os recrutadores e os profissionais aspirantes às vagas divulgadas;
  • redes sociais voltadas ao relacionamento entre empresas e candidatos e à ampliação do networking;
  • ou, ainda, eventos como feiras, congressos e workshops, que poderão trazer informações relevantes para a construção do seu perfil profissional, além de aproximá-lo dos recrutadores, dos principais executivos da sua área de atuação e deixá-lo por dentro das principais novidades do mercado.

O segredo é estar atento à melhor forma de se comunicar em cada uma dessas situações, procurar conhecer o que o mercado está buscando e, a partir daí, adequar à descrição do seu perfil de forma autêntica e de acordo com as oportunidades que você almeja.

4. Procure usar vocabulários relativos à sua profissão

Conhecer os termos mais utilizados na sua área de atuação não só mostra que você tem bons conhecimentos dentro da sua profissão, mas também ajuda a dar mais visibilidade ao seu perfil em redes sociais profissionais, sites de emprego ou bancos de currículos de empresas e consultorias de recursos humanos responsáveis pelo recrutamento e seleção de novos candidatos.

Como o cadastro online de currículos se tornou bastante comum, o uso de palavras-chave, inclusive no perfil profissional, é muito importante, assim como a linguagem técnica referente a sua área de atuação.

Saber utilizar essas palavras-chave de forma estratégica aumenta as suas chances de ter o seu currículo mais facilmente encontrado pelos recrutadores. Por esse motivo, pesquise e mantenha-se sempre atualizado sobre os vocabulários mais utilizados e certifique-se de que a linguagem que você utilizou está de acordo com a sua área de atuação e com o seu objetivo de carreira.

5. Fuja dos clichês

Evite utilizar frases muito óbvias ou genéricas como “sou comunicativo”, “sou proativo” ou “tenho facilidade para trabalhar em equipe”. Além de serem constantemente repetidas por outros candidatos, elas não demonstram nenhum diferencial para o seu perfil e ainda podem causar um efeito contrário, afastando os recrutadores.

Nessas horas, vale a pena gastar um tempo a mais para pensar em uma descrição caprichada que indique verdadeiramente os seus objetivos de carreira e descreva suas habilidades com originalidade e de forma genuína.

É importante lembrar também que termos muito coloquiais ou gírias devem ficar de fora da sua descrição, certo?

6. Revise, revise e revise mais um pouco

Erros de ortografia ou de concordância são inadmissíveis em qualquer tipo de texto, e a regra também vale quando falamos sobre apresentar suas informações profissionais, ok?

Afinal de contas, você definitivamente não quer fazer um bom perfil profissional, mas, no final, acabar não sendo selecionado porque passou uma impressão de desleixo com tantos erros que poderiam ter sido evitados.

Por isso, depois de fazer a descrição do seu perfil, seja para o seu currículo ou para as redes sociais, sempre releia o seu texto. E, se aparecer alguma dúvida, tenha sempre em mãos um bom dicionário, pesquise na internet ou procure algum amigo para dar aquela olhadinha no que você escreveu.

Se você utilizou um ou mais termos em inglês na sua descrição, não se esqueça de dar uma conferida especial para checar se o vocabulário utilizado está condizente com a mensagem que você quis transmitir.

Quais erros devem ser evitados?

Fazer conteúdos excessivos

É sempre por meio da descrição objetiva de suas realizações mais importantes que o profissional revela os seus verdadeiros diferenciais e consegue criar um perfil profissional acertado. Como já mencionamos, fuja de textos complexos e que dão voltas e voltas.

Lembre-se de que esse espaço deve ser justamente um resumo da sua carreira, com aquelas informações mais relevantes selecionadas justamente para chamar a atenção dos recrutadores, e não dificultar o trabalho deles. Por meio de um bom perfil profissional, quem estiver fazendo a triagem dos currículos já conseguirá identificar se você apresenta ou não o perfil que a empresa procura, sendo assim, nada de conteúdos excessivos.

Fugir do foco

Um erro bastante comum entre aqueles que estão desempregados e/ou há bastante tempo fora do mercado é fugir do foco no momento de redigir o perfil profissional e até mesmo o currículo. Evite, por exemplo, colocar que você estaria disponível para trabalhar em qualquer setor da empresa — o que pode acabar contando alguns pontos negativos com os recrutadores.

Isso porque, em um primeiro momento, pode até parecer que você é um profissional proativo e que está bastante disposto a trabalhar. No entanto, o avaliador pode acabar o enxergando como um candidato que não sabe ao certo o que pretende como profissional e, portanto, pode acabar não durando dentro da empresa.

Criar informações falsas

Inserir informações que não são verdadeiras em seu perfil profissional é algo que definitivamente não vale a pena. Mesmo que o seu objetivo seja chamar a atenção dos recrutadores, de nada adiantará escrever algo que não é verdade.

Lembre-se de que esses dados podem ser previamente consultados ou facilmente testados durante um processo seletivo, por exemplo. Nesse caso, você não só perderia a vaga, como também prejudicaria a sua imagem como profissional.

Não mencionar a sua disponibilidade

Esquecer-se de deixar clara a sua disponibilidade pode até ser um erro comum, mas precisa ser evitado para aumentar as suas chances de ser contratado. Caso esteja disponível para trabalhar em qualquer horário, informe que você é flexível quanto a isso.

Se não tiver problemas com viagens a trabalho, também não deixe de informar que não existem empecilhos. Isso é muito importante, sobretudo se a vaga em questão envolve viagens constantes. Já para aqueles que almejam ou aceitariam transferências de cidade, estado ou até mesmo país, é interessante mencionar no perfil profissional que está aberto a mudanças, caso seja uma necessidade da empresa.

Dica Bônus: destaque seu currículo com uma Pós-Graduação de qualidade 

Além de manter suas informações sempre atualizadas e ficar de olho nas tendências do mercado para conquistar com sucesso os seus objetivos profissionais, é essencial demonstrar compromisso com a qualificação constante. 

Uma excelente opção é apostar em uma Pós-Graduação 100% online que se encaixe no seu perfil, auxiliando não só ajuda a ampliar oportunidades de emprego, mas também aumenta suas chances de promoção e valorização salarial.  

Conheça os cursos de Pós da Unyleya! Eles são desenvolvidos em parceria com especialistas renomados, garantindo um conteúdo atualizado e alinhado às demandas do mercado. Com uma metodologia flexível, você tem autonomia para estudar onde e quando quiser, conciliando sua formação com a rotina profissional e pessoal. 

Esperamos que, com essas dicas, você consiga conquistar seu destaque no mercado. Conte com a Unyleya para transformar seus conhecimentos em oportunidades e conquistar o sucesso profissional que você merece! 

4.2/5 - (23 votes)
Comments

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD