Anda perdido e não sabe qual faculdade fazer? Veja essas 7 dicas

  • 22/jan/2019

Anda perdido e não sabe qual faculdade fazer? Veja essas 7 dicas

Como saber qual faculdade fazer? Essa é uma dúvida muito comum entre os que querem ingressar no ensino superior, afinal, se trata de uma decisão importante e que terá um grande impacto tanto na vida profissional quanto na pessoal. A boa notícia é que existem várias formas de tornar essa decisão um pouco mais fácil.

O primeiro passo, sem dúvida, é o autoconhecimento. É preciso saber mais sobre você mesmo, entender o que gosta e o que não gosta de fazer, quais são seus sonhos e principalmente, como você gostaria de se ver no futuro — esse é justamente o assunto da nossa primeira dica.

A seguir, confira nossas todas as nossas 7 dicas para escolher seu curso!

1. Visualize seu futuro

Como você se imagina daqui a 10 anos? Essa é uma pergunta comum em entrevistas de emprego, mas que também pode ajudar muito na escolha de uma faculdade.

Sabemos que algumas profissões proporcionam um retorno financeiro mais rápido e oferecem mais estabilidade, enquanto outras demandam um pouco mais de tempo para que o profissional possa “construir seu nome” ou conquistar uma boa vaga. Além disso, os cursos têm durações diferentes, e tudo isso pode impactar na sua escola.

Pense sobre seu futuro e tente imaginar exatamente como gostaria de estar em alguns anos — lembrando de manter as possibilidades dentro da realidade. Depois, faça o caminho inverso e trace os passos que você precisa dar para chegar aonde deseja.

2. Faça testes vocacionais

Testes vocacionais são uma excelente ferramenta, principalmente para quem não faz ideia de por onde começar para tomar essa decisão. Existem diversos testes online que, com base nas respostas que você dá para algumas perguntas, indicam quais são os cursos que mais combinam com você.

Existem ainda os testes vocacionais profissionais, que podem ser feitos com psicólogos ou coaches e que podem oferecer resultados mais certeiros.

3. Escolha uma grande área

Existem três grandes áreas do conhecimento: ciências humanas, ciências exatas e ciências da natureza. Saber qual delas mais te interessa já é um bom começo para escolher que faculdade fazer.

Pesquise sobre as três áreas e tente organizá-las da seguinte forma:

  1. Me interessa;
  2. Não interessa tanto, mas seria possível encontrar algum curso legal;
  3. Não faria de jeito nenhum.

Cada área é composta por vários cursos. É possível que alguns despertem seu interesse e outros não, mas a indicação de preferência por uma área é algo fácil de notar e de grande ajuda na hora de escolher a faculdade certa.

4. Faça uma lista de interesses

Pegue uma folha de papel e comece a listar seus interesses. Escreva tudo o que passar pela sua cabeça! Em seguida, pegue outra folha e divida em três colunas, de forma parecida com o que fez com as áreas do conhecimento.

Na primeira coluna, coloque coisas que te interessam muito, aquelas que fazem os olhos brilharem. Na segunda, escreva as que interessam um pouquinho menos, e na última as que, apesar de ainda te interessarem, não são sua preferência no momento.

Para o terceiro passo, pegue mais folhas. Agora você trabalhará somente com os itens que colocou na primeira coluna, escrevendo cada um deles em uma folha separada e fazendo listas de prós e contras. No fim, você terá uma indicação lógica do que realmente parece mais interessante naquele momento.

5. Pesquise as tendências de mercado

Sabemos que o interesse por um curso não é o único fator determinante na escolha de uma profissão. Pesquisar sobre as tendências de mercado é uma boa forma de descobrir quais são as profissões que estarão em alta no futuro.

O cenário do país está em mudança constante, influenciado por inúmeros fatores — desde a estabilidade política, passando pelos avanços da tecnologia, até o aumento na expectativa de vida da população. Para descobrir as tendências, fique de olho em jornais e pesquise em sites especializados.

6. Converse com pessoas que estão na faculdade

Uma ótima forma de saber mais sobre os cursos que interessam (além da grade curricular e da descrição dada pelas faculdades) é conversando com pessoas que já estão estudando. Assim você terá uma visão do que é o curso, na prática.

Pergunte sobre as aulas, o que é estudado, as oportunidades de estágio e qualquer outra coisa que você considere útil para ajudar na sua decisão.

7. Conheça as possibilidades que a profissão oferece

Quando já tiver um ou mais cursos em mente, é hora de ir mais fundo para saber sobre a realidade da profissão.

Várias faculdades e instituições educacionais realizam feiras de profissões todos os anos — elas são excelentes oportunidades para que você conheça um pouco mais sobre o que cada curso tem a te oferecer, afinal, geralmente reúnem alunos ou profissionais da área disponíveis em stands para conversar com os vestibulandos.

Outra forma de conhecer melhor suas possibilidades é procurando profissionais da área para conversar. Pode ser um primo, um tio, um amigo, ou até mesmo algum profissional que você admira — nada te impede de procurar um contato online e tentar falar com a pessoa, pois o máximo que pode acontecer é ela não responder.

Se for possível, você também pode visitar os locais de trabalho, e quem sabe até mesmo passar um dia dentro da rotina dos profissionais da área.

Depois de todas as dicas, duas coisas precisam ser ressaltadas: primeiro, aquilo que você gosta de fazer por hobby pode não agradar tanto assim como profissão — é preciso pensar nesses limites. Segundo, nenhuma escolha é definitiva.

É claro que o objetivo é fazer a escolha certa, no entanto, é normal que suas opiniões, sonhos e até mesmo seus valores mudem no decorrer do tempo. Caso perceba que a faculdade escolhida não é o que você queria, mudar é sempre uma possibilidade.

Essas sete dicas certamente vão te mostrar como saber qual faculdade fazer. Pode ser que os resultados sejam divergentes e que a decisão demore um pouco mais do que você imaginava, mas, seguindo essas dicas, certamente sua escolha será muito bem fundamentada e terá grandes chances de dar certo.

Agora, que tal receber mais conteúdos como este? Assine nossa newsletter e confira sempre nossos conteúdos em primeira mão!

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você