Você está preparado para as novas profissões que podem mudar o mercado?

  • 05/dez/2018

Você está preparado para as novas profissões que podem mudar o mercado?

 

Tanto para quem está prestes a dar o primeiro passo em sua trajetória profissional, quanto para aqueles que já iniciaram suas carreiras, mas querem se atualizar sobre as principais mudanças e tendências do mercado ou até mesmo seguir outros rumos, é fundamental conhecer as novas profissões e saber como elas podem afetar o cenário atual do país.

É fato que o mercado de trabalho vive uma expansão contínua, com a economia crescendo ao mesmo ritmo da demanda por profissionais cada vez mais qualificados. Contudo, entre essas áreas de atuação, existem aquelas que são indicadas até mesmo como as “profissões do futuro”.

Mas você já sabe quais são essas profissões? Entende como elas podem afetar o mercado atual e qual é o melhor caminho a se seguir, considerando as principais tendências da atualidade e a necessidade de se especializar como profissional? É sobre isso que falaremos a seguir. Vamos lá?

Indústria 4.0

Você já conhece ou ouviu falar no conceito de indústria 4.0? Ele propõe uma mudança de paradigmas no que diz respeito ao sistema de produção nas fábricas e empresas, com a aplicação das principais inovações tecnológicas em seus processos.

A indústria 4.0 é chamada assim porque corresponde à quarta revolução industrial. A primeira chegou com a criação das máquinas a vapor, que impulsionaram o crescimento das indústrias têxtil e de ferro. Já a segunda trouxe as descobertas nas áreas químicas, elétricas e petrolíferas, que promoveram invenções como a energia elétrica, a prensa móvel e até mesmo o telefone. A terceira, por fim, trouxe a internet, uma grande conquista do pós-guerra.

A quarta revolução está acontecendo agora, desenvolvendo formas cada vez mais eficientes, customizáveis e autônomas de trabalhar. Ela marca a integração do mundo físico e do virtual, abrangendo áreas como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Big Data. Com isso, novas profissões vêm surgindo e se consolidando no mercado.

Novas profissões que podem mudar o mercado

Vários segmentos foram beneficiados com o surgimento dessas novas profissões, como o da comunicação, tecnologia, máquinas e ferramentas, automotivo, construção civil, entre outros. Abaixo, criamos uma lista com alguns dos principais cargos mais requisitados para os próximos anos, confira:

Especialista em UI/UX

Nunca se falou tanto em experiência do usuário e do cliente como nos dias de hoje. Sendo assim, foi natural a ascensão de cargos que lidam com essas questões.

A função dos especialistas em UI (user interface, ou interface do usuário) e UX (user experience, ou experiência do usuário) é guiar o usuário de forma simples e intuitiva nas plataformas e trabalhar toda a jornada do usuário e arquitetura da informação — cuidando bem dos elementos que afetam a experiência do cliente —, respectivamente.

Desenvolvedor de Software

Os desenvolvedores de software já estão há bastante tempo entre as profissões em alta no cenário atual. Esses profissionais são também valorizados pelo mercado, uma vez que são os responsáveis pela criação de novos sistemas que automatizam e otimizam processos.

Professores e tutores EAD

A educação a distância é uma realidade cada vez mais comum entre os jovens e adultos que desejam se capacitar para atender melhor às necessidades do mercado. O modelo, que já é bastante difundido, tende a se expandir ainda mais nos próximos anos. Sendo assim, há cada vez mais espaço para os professores e tutores EAD (responsáveis por promover o engajamento dos estudantes com o curso).

Analista de Big Data

O analista de Big Data é o profissional responsável pela coleta e análise, por meio de ferramentas próprias para tal, de um volume considerável de dados que os usuários deixam ao navegar no site de um negócio ou ao participar de uma experiência de compra. Essas informações permitem a tomada de decisões mais acertadas pelos gestores e a conquista de melhores resultados para as empresas.

Especialista em e-commerce

Os comércios online (e-commerce) já fazem parte da vida de grande parte das pessoas, devido à praticidade de poder fazer compras e receber os produtos diretamente em casa por meio de um clique. No entanto, em meio a tantas lojas online, é preciso contar com diferenciais que destacam o seu negócio entre os demais, atraindo mais clientes. Por esse motivo, o especialista em e-commerce é uma das novas profissões mais requisitadas do mercado.

Especialista em energias renováveis ou energias alternativas

A preocupação com a sustentabilidade e com a preservação da natureza não é de hoje — e a tendência é que ela cresça cada vez mais. Pensar em recursos alternativos que não gerem impactos negativos ao meio ambiente é fundamental, portanto, o especialista em energias renováveis será bastante requisitado ao longo dos próximos anos.

O perfil dos novos profissionais

Segundo aponta o SENAI, existem algumas competências e habilidades que serão requeridas entre os profissionais do futuro, independentemente do segmento de atuação. Com destaque, estão as competências socioemocionais (conhecidas também como softskills), como criatividade, empreendedorismo, capacidade de comunicação, de resolver problemas e trabalhar em equipe, atitude positiva, entre outras.

Ademais, existem também outras características comuns ao perfil dos novos profissionais, como:

  • inteligência emocional;

  • busca constante por conhecimento e atualização;

  • flexibilidade;

  • autoconhecimento;

  • proatividade.

A necessidade de se especializar para atuar nessas áreas

Há tempos, as especializações deixaram de ser apenas um atrativo entre os candidatos para uma vaga. Nos dias de hoje, ela pode ser até mesmo um fator indispensável para aqueles que buscam se destacar e obter crescimento profissional. Esse é um fato que vem se tornando realidade até mesmo para as novas profissões.

As empresas da atualidade têm demandas bastante específicas, e um dos primeiros passos para estar apto a preenchê-las é buscando a educação continuada. Nesse sentido, os cursos de especialização surgem como alternativas focadas nas necessidades do mercado, oferecendo uma série de vantagens para que o profissional trilhe uma carreira de sucesso. Entre elas, podemos destacar:

  • diferenciais competitivos;

  • interesse em se manter a par das tendências de mercado;

  • possibilidades de networking.

Por fim, antes de se ingressar em uma especialização, é mais que importante optar por uma instituição de ensino de qualidade e excelência comprovadas, com boa penetração no mercado e, preferencialmente, que contem com cursos também na modalidade educação a distância (EAD), o que garante um custo x benefício positivo para quem deseja se especializar, mas precisa equilibrar os estudos com o dia a dia de trabalho.

Novas profissões vêm se estabelecendo de tempos em tempos, e estar atento às novidades que surgem nas empresas e no mundo tecnológico é fundamental, já que essas ganham cada vez mais força. Assim, torna-se mais fácil entender como você pode contribuir para resolver as demandas das organizações e obter um retorno satisfatório; para isso, vale buscar sempre conhecimento e atualização, mesmo se já estiver bem colocado profissionalmente.

E então, gostou do conteúdo que trouxemos neste post? Para fazer com que mais pessoas conheçam as novas profissões do mercado, não deixe de compartilhar agora mesmo o artigo nas suas redes sociais!

 



Nosso App

Nossas Redes Sociais