Connect with us

Guia de Carreiras

Você está preparado para as novas profissões que podem mudar o mercado?

É fundamental conhecer as novas profissões e saber como elas podem afetar o cenário atual do país. E isso vale tanto para quem está dando o primeiro passo em sua trajetória quanto para aqueles que já iniciaram suas carreiras, mas querem se atualizar sobre as principais tendências do mercado ou seguir outros rumos.

É fato que o mercado de trabalho vive uma expansão contínua, com a economia crescendo ao mesmo ritmo da demanda por profissionais cada vez mais qualificados. Contudo, entre essas áreas de atuação, existem aquelas que são indicadas como as profissões do futuro.

Mas você já sabe quais são essas profissões? Entende como elas podem afetar o mercado atual e qual é o melhor caminho a seguir, considerando as principais tendências da atualidade e a necessidade de se especializar como profissional? É sobre isso que falaremos neste post. Vamos lá?

As mudanças que promovem o surgimento de novas profissões

Você já conhece ou ouviu falar do conceito de indústria 4.0? Ele propõe uma mudança de paradigmas no que diz respeito ao sistema de produção nas fábricas e empresas, com a aplicação das principais inovações tecnológicas em seus processos.

A indústria 4.0 é chamada assim porque corresponde à quarta revolução industrial. A primeira chegou com a criação das máquinas a vapor, que impulsionaram o crescimento das indústrias têxtil e de ferro. Já a segunda trouxe as descobertas nas áreas química, elétrica e petrolífera, que promoveram invenções como a energia elétrica, a prensa móvel e até mesmo o telefone. A terceira, por fim, trouxe a internet, uma grande conquista do pós-guerra.

A quarta revolução está acontecendo agora, desenvolvendo formas cada vez mais eficientes, customizáveis e autônomas de trabalhar. Ela marca a integração do mundo físico e do virtual, abrangendo áreas como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Big Data.

Outras mudanças importantes na atualidade decorrem da gestão de dados no meio virtual. Isso afeta as dinâmicas de consumo e as estratégias de negócios. Além disso, temos cada vez mais consciência dos impactos ambientais e da necessidade de pensar em sustentabilidade. Com tudo isso, novas profissões vêm surgindo e se consolidando no mercado.

As principais profissões que podem mudar o mercado

Vários segmentos foram beneficiados com o surgimento dessas novas profissões, como o da comunicação, tecnologia, máquinas e ferramentas, automotivo, construção civil, entre outros.

Abaixo, criamos uma lista com alguns dos principais cargos mais requisitados para os próximos anos. Confira!

Especialista em UI/UX

Nunca se falou tanto em experiência do usuário e do cliente como nos dias de hoje. Sendo assim, foi natural a ascensão de cargos que lidam com essas questões.

A função dos especialistas em UI (user interface, ou interface do usuário) e UX (user experience, ou experiência do usuário) é guiar o usuário de forma simples e intuitiva nas plataformas. Assim, esses profissionais trabalham toda a arquitetura da informação e a jornada do usuário, respectivamente, cuidando bem dos elementos que afetam a experiência do cliente.

Desenvolvedor de software

Os desenvolvedores de software já estão há bastante tempo entre as profissões em alta. Esses profissionais são valorizados pelo mercado, uma vez que são os responsáveis pela criação de novos sistemas que automatizam e otimizam processos.

Professores e tutores EAD

A Educação a Distância (EAD) é uma realidade cada vez mais comum entre os jovens e adultos que desejam se capacitar para atender melhor às necessidades do mercado.

O modelo, que já é bastante difundido, tende a se expandir ainda mais nos próximos anos. Sendo assim, há cada vez mais espaço para os professores e tutores EAD (responsáveis por promover o engajamento dos estudantes com o curso).

Analista de Big Data

O analista de Big Data é o profissional responsável pela coleta e análise, por meio de ferramentas próprias, de um volume considerável de dados que os usuários deixam ao navegar no site de um negócio ou ao participar de uma experiência de compra.

Essas informações permitem a tomada de decisões mais acertadas pelos gestores e a conquista de melhores resultados para as empresas. Trata-se de uma profissão cada vez mais necessária, visto que os dados são hoje considerados verdadeiros ativos das empresas.

Especialista em e-commerce

Os comércios online (e-commerce) já fazem parte da vida de grande parte das pessoas, devido à praticidade de poder fazer compras e receber os produtos diretamente em casa por meio de um clique. No entanto, em meio a tantas lojas online, você precisa contar com diferenciais que destacam o seu negócio, atraindo mais clientes.

Por esse motivo, o especialista em e-commerce é uma das novas profissões mais requisitadas do mercado.

Especialista em energias renováveis ou energias alternativas

A preocupação com a sustentabilidade e com a preservação da natureza não é de hoje — e a tendência é que ela cresça cada vez mais. Pensar em recursos alternativos que não gerem impactos negativos ao meio ambiente é fundamental. Portanto, o especialista em energias renováveis será bastante requisitado ao longo dos próximos anos.

Gestor de mídias sociais

Hoje em dia, é muito comum utilizar as redes sociais para buscar produtos ou serviços, não é? Por esse motivo, as empresas têm investido em suas páginas como importantes ferramentas de negócios. Assim, o profissional especialista em marketing e redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn é cada vez mais requisitado no mercado de trabalho.

Especialista em sucesso do cliente

Assim como falamos sobre o especialista em experiência do usuário, os profissionais que se dedicam ao chamado Customer Success são cada vez mais valorizados no mercado. Isso porque, nas novas configurações de consumo, a alta concorrência e a facilidade de acesso à informação fazem com que cada detalhe da experiência de compra seja decisivo para a manutenção de um cliente.

Assim, não basta pensar em preço, mas sim em toda a relação do cliente com a empresa, desde a procura pelo produto até o atendimento pós-venda. O especialista no sucesso do cliente cuida para que todas as etapas sejam excelentes, garantindo a fidelização.

Cientista de dados

A profissão dos cientistas de dados já foi considerada a mais promissora do mundo em 2019 pelo LinkedIn. Essa é uma área interdisciplinar que une conhecimentos sobre bancos de dados, análise de mercado e estatística.

A diferença para um analista de dados é que o cientista de dados também tem um grande conhecimento de marketing, economia e modelos de negócios. Ele decifra tendências de mercado e estuda o comportamento de consumidores ao analisar volumes massivos de informação por meio de cálculos estatísticos. A partir disso, ele desenvolve hipóteses para movimentos estratégicos de uma empresa.

Especialista em Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) chegou para ficar. Como você deve saber, trata-se de uma tecnologia que se baseia no funcionamento do cérebro humano para dar às máquinas a capacidade de detectar padrões, tomar decisões e realizar ações de forma automatizada.

O profissional dessa área encontra terreno fértil em diversos setores, sendo um especialista em técnicas de inovação e em aprendizado de máquina (machine learning).

Gestor de comunidades

Cada vez mais as empresas têm investido no desenvolvimento de pessoas e na qualidade do ambiente corporativo. Assim, ganham espaço os chamados gestores de comunidade, que são os profissionais responsáveis por promover o engajamento de grupos e fortalecer a cultura de uma empresa.

Isso impacta os resultados, já que uma organização com um time engajado e uma cultura sólida pode se posicionar de forma mais relevante no mercado e conquistar seu público-alvo por meio da identificação com a marca.

Especialista em cibersegurança

Já percebeu que o universo digital é responsável por boa parte das novas profissões, não é? Uma das mais importantes é a de especialista em cibersegurança. É o profissional que cria, administra e realiza a manutenção de sistemas de segurança virtual, além de elaborar estratégias para a gestão de crises quando há episódios como vazamento de dados, ataques cibernéticos, entre outros.

O perfil dos novos profissionais

Segundo aponta o SENAI, existem algumas competências e habilidades que serão requeridas entre os profissionais do futuro, independentemente do segmento de atuação.

Com destaque estão as competências socioemocionais (conhecidas também como soft skills), como:

  • criatividade;
  • empreendedorismo;
  • capacidade de comunicação;
  • facilidade de resolver problemas;
  • trabalho em equipe;
  • atitude positiva.

Existem outras habilidades comuns ao perfil dos novos profissionais, como:

  • inteligência emocional;
  • busca constante por conhecimento e atualização;
  • flexibilidade;
  • autoconhecimento;
  • proatividade.

A necessidade de se especializar para atuar nessas áreas

Há tempos que as especializações deixaram de ser apenas um atrativo entre os candidatos para uma vaga. Nos dias de hoje, elas podem ser até mesmo um fator indispensável para aqueles que buscam se destacar e obter crescimento profissional. E isso vem se tornando realidade nas novas profissões.

As empresas da atualidade têm demandas bastante específicas, e um dos primeiros passos para preenchê-las é buscar a educação continuada. Nesse sentido, os cursos de especialização surgem como alternativas focadas nas necessidades do mercado, oferecendo uma série de vantagens para que o profissional trilhe uma carreira de sucesso. Entre elas, podemos destacar:

  • diferenciais competitivos;
  • interesse em se manter a par das tendências de mercado;
  • possibilidades de networking.

Por fim, antes de ingressar em uma especialização, é importante optar por uma instituição de ensino de excelência comprovada, com boa penetração no mercado. Preferencialmente, ela deve contar com cursos também na modalidade Educação a Distância (EAD), o que garante um custo-benefício positivo para quem deseja se especializar, mas precisa equilibrar os estudos com o dia a dia de trabalho.

Novas profissões vêm se estabelecendo de tempos em tempos, e acompanhar as novidades que surgem nas empresas e no mundo tecnológico é fundamental. Assim, torna-se mais fácil entender como você pode contribuir para resolver as demandas das organizações e obter um retorno satisfatório; para isso, vale buscar conhecimento e atualização, mesmo se já estiver com uma boa posição profissional.

E então, gostou do conteúdo que trouxemos neste post? Para fazer com que mais pessoas conheçam as novas profissões do mercado, não deixe de compartilhar agora mesmo o artigo nas suas redes sociais!

1/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD