Connect with us

Inicie Sua Carreira

Como conseguir trabalhar, estudar e ser mãe?

trabalhar estudar e ser mãe

Conciliar as tarefas de trabalhar, estudar e ser mãe é um desafio que muitas mulheres têm no dia a dia. Para dar conta de todas as demandas e administrá-las com atenção, é preciso apostar em algumas estratégias que facilitem a rotina.

Apesar de ser uma tarefa difícil, conciliar maternidade, trabalho e estudo é possível. No entanto, será necessário ter um bom jogo de cintura e contar com o apoio das pessoas queridas.

Neste post, trouxemos algumas dicas para ajudar você a lidar com esse desafio de ser mãe, trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Acompanhe e veja como você pode cuidar da família, sem deixar de investir nos estudos e desenvolver a vida profissional!

Busque diferentes possibilidades de estudar

Engana-se quem pensa que a única maneira de estudar é a tradicional, na qual é necessário ir diariamente às salas de aula e passar longas horas estudando. Atualmente, diversas técnicas de aprendizado são conhecidas e ajudam a otimizar o processo de aquisição de conhecimento.

Em rotinas com mais compromissos, conhecer as diferentes possibilidades de estudo é fundamental para conciliar essa tarefa extra. No entanto, é preciso ressaltar que essas técnicas são muito particulares. Ou seja, o que funciona com uma pessoa pode não dar certo com outra.

Portanto, o ideal é conhecer e testar diferentes métodos de estudo até encontrar aqueles que mais combinam com você. As opções mais utilizadas são:

  • mapa mental;
  • resumos escritos com as próprias palavras;
  • técnicas mnemônicas;
  • flashcards;
  • estudo intercalado;
  • técnica pomodoro.

Saiba organizar seu tempo

A gestão de tempo é outra aliada na hora de conciliar trabalho, estudo e maternidade. Ter uma rotina organizada é um verdadeiro desafio. No entanto, a partir do momento que você consegue administrar os compromissos, verá a diferença que isso faz na sua vida, principalmente no que diz respeito à promoção de bem-estar e à possibilidade de ir em busca da realização dos objetivos traçados.

É por isso que essa é mais uma das nossas dicas para ajudar você nessa missão. Encontre estratégias que ajudem a aproveitar melhor o seu tempo. Isso envolve atitudes como as seguintes!

Delegar tarefas

Confie em outras pessoas para realizar algumas atividades que não precisam, necessariamente, ser feitas por você. Isso vai ajudar a poupar tempo e utilizá-lo para focar os estudos.

Automatizar alguns processos da rotina

Existem alguns processos que fazem parte da rotina que podem ser automatizados. Por exemplo, em vez de ir ao banco sempre que precisar pagar as contas, é possível colocá-las em débito automático, facilitando a tarefa.

Ir ao mercado leva muito tempo? Então, experimente fazer as compras online. Atualmente, existem diversos aplicativos nos quais você pode ter tudo o que precisa entregue em casa, sem precisar passar por trânsito e fila.

A limpeza da casa também pode ser automatizada. Contar com um aparelho como o robô aspirador, por exemplo, ajuda a eliminar o pó do chão no dia a dia e ter menos tarefas para fazer na hora da faxina.

Diminuir o tempo nas redes sociais

Muitas vezes, o que está roubando o nosso tempo são as redes sociais. Como esses são espaços em que há diversas informações passando frequentemente, é muito fácil perder a noção das horas e passar mais tempo nesses ambientes do que gostaria.

Crie um plano de estudos direcionado

Uma das primeiras atitudes que você precisa tomar ao começar um curso é criar um plano de estudos. Um roteiro bem estruturado ajuda a focar as tarefas que precisam ser realizadas e a administrar melhor o tempo dedicado a cada uma delas.

Além disso, o planejamento é um grande aliado para evitar perder os prazos de entrega das atividades e priorizar as tarefas que estão mais perto do vencimento. Por esse motivo, organize a sua rotina de estudos de acordo com o tempo disponível no seu dia a dia e siga à risca tudo o que planejou.

Tenha uma rede de apoio

Ter pessoas de confiança para ajudar com os filhos, o trabalho e os estudos é tudo o que você precisa para ter mais tranquilidade na hora de conciliar as demandas da rotina. Sabemos que nem sempre é fácil delegar tarefas, mas isso é importante para não se sobrecarregar.

Por isso, tenha uma rede de apoio, com familiares, amigos e colegas que possam tornar essa jornada mais leve. Assim, você consegue aproveitar melhor cada momento como mãe, profissional e estudante.

Prefira a Educação a Distância (EAD)

A Educação a Distância facilita muito a vida de quem precisa conciliar tarefas muito importantes no dia a dia. A EAD permite ter mais flexibilidade na rotina, autonomia no próprio aprendizado, além da praticidade para estudar em qualquer lugar e a qualquer momento.

Por esse motivo, essa modalidade de ensino é muito indicada para quem precisa trabalhar, estudar e ser mãe. Afinal, estudando a distância é possível organizar melhor a rotina, criar um plano de estudos ainda mais eficiente, assim como economizar tempo e dinheiro. 

Tire um tempo para descansar

Outro ponto importante para quem precisa se dedicar a diversas atividades no dia a dia é a necessidade de relaxamento. Ter momentos para descansar com qualidade é fundamental para conseguir conciliar todas as tarefas e os compromissos.

Por mais que o descanso, muitas vezes, possa ser visto ou tratado como perda de tempo, desacelerar é fundamental para manter o equilíbrio, a saúde mental e o bem-estar físico. Desse modo, não negligencie um momento do dia para ser só seu.

Seja um tempo para ler, para assistir a um episódio da sua série favorita ou, até mesmo, para tomar um banho mais longo, isso tem um forte efeito para recuperar as energias. Assim, você tem uma melhora na produtividade e um bom desempenho nas suas atividades.

Trabalhar, estudar e ser mãe é um verdadeiro desafio. No entanto, com uma boa gestão de tempo, organização da rotina, rede de apoio e flexibilidade nos estudos, você tem ferramentas que ajudam a administrar todas as demandas e ir em busca dos seus sonhos.

Gostou deste post? Aproveite para saber também como a EAD tem ajudado as mulheres na educação!

3.7/5 - (3 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD