Connect with us

Carreiras na Graduação

Quais habilidades o aluno EAD desenvolve durante o ensino?

Habilidades aluno EAD

Fazer um curso a distância envolve uma nova dinâmica de estudos que ajuda muito a se destacar no mercado de trabalho atual. Isso porque existem algumas habilidades que o aluno EAD aprende durante o período universitário que proporcionam um diferencial na carreira.

Essas novas habilidades e competências são muito valorizadas, não apenas por conta da formação profissional do aluno, como também devido à maior facilidade de organização no ambiente de trabalho, cumprimento de tarefas pré-determinadas e iniciativa no desempenho do cargo.

Mas quais são as habilidades que o aluno EAD desenvolve ao longo do curso? Neste post, veja as principais competências comportamentais e qualidades profissionais aprendidas na Educação a Distância!

Gestão do próprio tempo

Um dos benefícios que a EAD proporciona é a flexibilidade para organizar a rotina da maneira mais adequada para o aluno. Isso, consequentemente, faz com que ele aprenda a gerenciar melhor o tempo disponível para realizar as matérias e entregar as atividades dentro do prazo.

A gestão do próprio tempo ajuda também a criar um maior senso de organização e de responsabilidade para com os compromissos. Por esse motivo, acaba se tornando uma qualidade profissional muito valiosa.

Organização no ambiente de trabalho

A Educação a Distância permite estudar de qualquer lugar, o que é outro grande benefício. No entanto, ter um ambiente favorável aos estudos é importante para ter um bom desempenho no curso superior.

É por esse motivo que os alunos EAD costumam aprender também a organizar o ambiente em que vão se dedicar aos estudos, encontrando estratégias que favorecem a concentração e promovem uma maior produtividade.

Disciplina com metas e rotinas

Não basta gerenciar o próprio tempo e organizar o ambiente de estudo. Para ter um bom aproveitamento do curso, um aluno também precisa ter disciplina para alcançar as metas e seguir uma rotina otimizada.

Por essa razão, uma das primeiras atitudes do aluno EAD, ao começar um curso superior, é a montagem de um cronograma de estudos e a definição de metas para organizar a rotina, buscando assim um melhor desempenho.

Foco e produtividade

Como consequência das habilidades adquiridas ao longo do curso a distância, o aluno EAD também aprende a ter mais foco e aumentar a produtividade no dia a dia, encontrando os métodos que funcionam melhor para ele.

Essas são outras habilidades que ajudam um profissional a se destacar no mercado de trabalho, tendo em vista que são competências procuradas para cargos de altas responsabilidades e com maiores benefícios.

Agilidade com novas tecnologias

A EAD requer que o aluno aprenda a lidar com diversas tecnologias para acompanhar os conteúdos do curso. Por esse motivo, um estudante desenvolve também mais afinidade com o mundo digital e facilidade para aprender a utilizar as inovações tecnológicas que são designadas a ele.

Em uma era de Transformação Digital, ter afinidade e agilidade para conseguir lidar com as novas tecnologias é outra grande vantagem para o desenvolvimento profissional. Afinal, independentemente da área de atuação, é provável que uma pessoa se depare com esse desafio ao longo da carreira.

Por isso, quanto melhor o indivíduo souber gerenciar esse tipo de situação, maiores as chances de ser valorizado dentro do ambiente de trabalho, além de conseguir promoções e benefícios na carreira.

Autonomia na resolução de problemas

Sabe outra habilidade que é muito apreciada em todas as áreas de atuação? A resiliência no trabalho. Esse conceito envolve a capacidade de se adaptar a novos contextos e a encontrar soluções para problemas que surgem ao longo da rotina.

Uma vantagem é que o aluno que cursa uma faculdade a distância aprende a ter mais autonomia na resolução de problemas. Afinal, essa modalidade de ensino dá mais liberdade para que o estudante construa a sua rotina de estudos, o que envolve também a necessidade de começar a lidar por conta própria com os obstáculos que aparecem no caminho.

O melhor de tudo é que essa habilidade costuma se manifestar em todos os aspectos da vida, sobretudo o profissional. Dessa forma, é muito mais fácil apresentar proatividade e autonomia dentro do ambiente de trabalho, nas situações em que essas competências são necessárias.

Aprendizagem contínua

Um conceito que está sendo bastante abordado atualmente no mercado de trabalho é o de lifelong learning. Basicamente, trata-se da iniciativa de um profissional em manter a aprendizagem contínua, buscando sempre o desenvolvimento intelectual e da carreira.

Ao fazer um curso superior, principalmente na modalidade a distância, o aluno sente na pele a importância de continuar buscando conhecimentos relevantes para a carreira e a vida pessoal. Essa é outra vantagem de ser um estudante EAD, pois você tem a possibilidade de desenvolver mais uma habilidade importante para alcançar o sucesso profissional.

Comunicação assertiva

A comunicação é a peça-chave para todo bom relacionamento. Isso vale para a vida social de uma pessoa, mas também é fundamental para diversos aspectos no contexto pessoal, acadêmico e profissional.

A comunicação assertiva permite se expressar de maneira clara e fluida, de modo que as outras pessoas sejam capazes de compreender a mensagem com mais facilidade. Isso é ótimo para evitar conflitos, delegar tarefas e ter uma contribuição mútua no ambiente de trabalho e estudo.

Uma das principais características da EAD é a necessidade de interação remota com os professores, monitores e colegas do curso. Desse modo, o aluno que estuda nessa modalidade de ensino aprende, ao longo do curso, a estabelecer uma comunicação assertiva para manter um diálogo aberto com todos os envolvidos na sua formação.

Como visto, diversas habilidades que o aluno EAD é capaz de desenvolver ao longo do seu curso são bem aproveitadas no mercado de trabalho, podendo até mesmo serem utilizadas como um diferencial de carreira. É por isso que essa modalidade de ensino tem sido cada vez mais procuradas pelos estudantes que estão em busca de um desenvolvimento profissional de sucesso.

Achou o conceito interessante? Então, conte com uma plataforma EAD intuitiva, amigável e compatível com vários dispositivos para investir nos seus estudos. Entre em contato com a Unyleya e veja como ter acesso a todos esses benefícios!

EAD na atualidade
Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD