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7 qualidades profissionais indispensáveis no mercado de trabalho

Liderança, motivação e muita responsabilidade. Veja essas e outras qualidades profissionais indispensáveis para o mercado de trabalho!

qualidades profissionais

Liderança, motivação e muita responsabilidade. Essas são algumas das qualidades profissionais mais exigidas no mundo do trabalho. Afinal, de nada adianta um bom curso superior no currículo se o funcionário não tiver desenvoltura o suficiente para lidar com os desafios corporativos.

Além disso, como o mercado está em constante transformação, é preciso se adaptar às novas tecnologias e processos para conseguir uma posição de destaque no trabalho. Tudo isso, é claro, com muita humildade para não passar por cima de ninguém ou deixar o sucesso subir à cabeça.

Quer descobrir qual o melhor caminho? Então continue a leitura e veja 7 habilidades que farão de você um profissional bem-sucedido!

1. Liderança

Até quem não pretende trabalhar em cargos de chefia precisa ter um senso de liderança. Pode ser que em algum momento você tenha que assumir essa posição momentaneamente, então é melhor estar preparado. Até porque somente um bom líder consegue gerir grupos formados por diferentes perfis de profissionais.

Saber extrair as competências e diferenciais de cada funcionário é fundamental para alcançar os melhores resultados. Afinal, é assim que se faz um trabalho de equipe. Firmeza e empatia são algumas das qualidades de um líder de sucesso. Dessa maneira, você conseguirá direcionar os colaboradores de forma objetiva e, ao mesmo tempo, motivadora.

2. Humildade

Já que falamos em empatia, também é importantíssimo falar em humildade. Essas duas qualidades profissionais andam juntas em qualquer tipo de trabalho. Ser empático significa saber se colocar no lugar do outro e compreender novos pontos de vista. Ser humilde, por sua vez, permite escutar com mais paciência e sem soberba.

Dessa forma, você consegue expandir seus horizontes e até explorar novas soluções que sequer haviam se passado pela sua cabeça. Portanto, seja humilde e procure dialogar antes de tomar qualquer decisão na empresa — seja em posições de chefia, seja como colaborador. Em um ambiente corporativo, há pessoas com as mais variadas habilidades e competências, então permita-se ensinar e aprender com elas.

3. Motivação

Foi-se o tempo em que as grandes empresas não se preocupavam com a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Atualmente, os gestores sabem da importância de manter os funcionários motivados e entusiasmados na função que desempenham. Até porque isso faz toda a diferença nos resultados do negócio.

Então, se você está tentando uma vaga apenas por tentar, vale a pena refletir melhor sobre essa escolha. Se não houver motivação para trabalhar, é certo que seu rendimento não será como esperado. Ao frustrar suas próprias expectativas — e a de seus superiores — você prejudicará sua autoestima, tanto do ponto de vista profissional quanto pessoal.

Portanto, além de contar com uma empresa que preze por um clima corporativo saudável, esteja certo de que você tem perfil para a função que pretende desempenhar. Mais do que isso, tenha certeza de que gosta da profissão escolhida. Assim, naturalmente, você alcançará os melhores resultados a cada dia.

4. Responsabilidade

Eis uma característica imprescindível para garantir o sucesso na carreira: a responsabilidade. Ser responsável tem muito a ver com treinar sua disciplina para cumprir as demandas no prazo e com a melhor qualidade possível. Quando falamos em responsabilidade, isso também quer dizer estar seguro para tomar suas próprias decisões com autonomia e independência.

Nesse sentido, saiba muito bem quais são seus objetivos profissionais e procure traçar metas palpáveis para alcançá-los. Dessa forma, não faltará determinação para dar os passos necessários. É claro que pode haver falhas e imprevistos. O mais importante, contudo, é ser responsável pelos seus erros e enxergá-los como oportunidades para fazer diferente da próxima vez.

5. Proatividade

Principalmente em empresas de grande porte, não dá para simplesmente desconsiderar a hierarquia da organização e assumir tarefas que não foram delegadas para você. Por outro lado, se você estiver confiante o suficiente para dar um passo sem precisar esperar pelo seu chefe, vá em frente. É isso que significa ser proativo, antecipando-se às demandas e entregando aquilo que você faz de melhor.

Entre as qualidades profissionais exigidas pelo mercado de trabalho, a proatividade talvez seja a mais procurada nos dias de hoje, sobretudo se a gente considerar que os gestores não podem perder tempo operacional. Então, em vez de chegar até o seu chefe com um problema, que tal explorar ao máximo suas competências para entregar logo a solução? Certamente você será mais valorizado por isso.

6. Organização

Não podemos falar em competências profissionais sem falar de organização. Afinal, essa qualidade é imprescindível para gerir sua rotina no trabalho e tornar-se mais produtivo dia após dia. Isso sem falar que, atualmente, estamos cercados por um excesso de informação que pode comprometer nosso foco e concentração.

Portanto, ser organizado também é crucial para conseguir filtrar o que é prioridade, evitando perder tempo com o que é desnecessário. Uma boa maneira de treinar essa habilidade é estabelecendo metas de curto prazo para cada dia de serviço. Conte também com métodos de organização para direcionar suas atividades e ter aquela sensação gostosa de dever cumprido no final do expediente.

7. Flexibilidade

Como dissemos, o universo corporativo está em constante mudança. As tecnologias e processos vêm sendo substituídos numa velocidade incrível, o que obriga o funcionário a ser flexível o bastante para se adaptar a diferentes rotinas de trabalho. No entanto, sabemos o quanto é difícil substituir velhos hábitos por práticas mais inovadoras.

É por isso que colaboradores que têm certa flexibilidade acabam se saindo melhor que vários colegas de equipe, pois demonstram que o chefe pode contar com eles em qualquer contexto. A capacidade de explorar novos métodos é algo que sempre impressionará seus superiores. Então, pense nisso quando achar que não dará conta do recado.

Dica bônus: educação continuada 

Em um cenário altamente competitivo, investir em educação continuada é fundamental para acompanhar as demandas e novidades do mercado de trabalho. Os empregadores valorizam profissionais que demonstram compromisso com o aprendizado contínuo e estão dispostos a desenvolver suas habilidades e conhecimentos ao longo do tempo. Continuar investindo em formações de qualidade traz uma série de vantagens, tais como: 

 

  • Atualização constante: permite estar por dentro das últimas tendências e tecnologias relevantes para a área de atuação. 
  • Expansão de habilidades: proporciona o desenvolvimento de novas competências técnicas e comportamentais. 
  • Aumento da empregabilidade: torna o profissional mais atrativo para oportunidades de trabalho e promoções internas. 

 

Além das opções tradicionais, uma alternativa conveniente para a educação continuada são as pós-graduações 100% online oferecidas pela Unyleya. Com uma variedade de programas em diversas áreas do conhecimento, você encontra uma oportunidade valiosa para ase destacar no mercado de trabalho por meio do aprendizado contínuo. Conheça os cursos disponíveis e saiba mais! 

  

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