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Como se destacar no trabalho: 10 passos para o sucesso!

O mercado de trabalho é concorrido, mas você pode se destacar. Acesse nosso post e descubra os 10 passos para o seu sucesso profissional!

como se destacar no trabalho

O que as empresas esperam de seus profissionais? Qual postura e comportamento é preciso adotar no emprego? Como se diferenciar dos demais e crescer na carreira? Essas e outras dúvidas atormentam a cabeça de muita gente que busca caminhos para se destacar no trabalho.

Isso porque, atualmente, você deve ter em mente que não pode apenas ser mais um funcionário: precisa demonstrar que está engajado para ganhar reconhecimento dos superiores e conseguir salários maiores

Para ajudar você a ter sucesso, preparamos este post. Continue a leitura e descubra os 10 passos que deve seguir para fazer sua carreira decolar!

1. Entregue resultados

A competitividade é alta entre as empresas, por isso elas precisam de agilidade e inovação para se destacar no mercado. E é justamente isso o que as organizações esperam de um profissional: que ele se empenhe em busca de resultados.

Pense em como agregar valor para o negócio, ou seja, não tenha medo de sugerir novas ideias. Assim, em vez de apenas reclamar que determinado processo tem falhas ou não funciona, converse com seu supervisor e proponha melhorias.

É preciso estar engajado com a organização, buscar sempre melhorar sua produtividade e não ter medo de sair da zona de conforto para enfrentar desafios.

2. Estipule metas

Se deseja descobrir como se destacar no trabalho, saiba que precisa colocar a sua carreira como um propósito de vida. Dessa forma, deve traçar metas em torno desse objetivo de crescer profissionalmente.

Para isso, faça uma reflexão sobre seus pontos fortes, fracos e anseios. Assim, você consegue definir metas para contornar suas dificuldades e também aprimorar suas potencialidades.

Os objetivos devem ter prazo e ser realistas para que, com seu esforço e organização, você consiga alcançá-las. Confira alguns exemplos:

  • começar a ler com mais frequência para melhorar a escrita e a comunicação;
  • fazer cursos de línguas ou voltados para a tecnologia;
  • cursar uma graduação para alcançar as melhores oportunidades de emprego.

3. Tenha uma boa organização

Um profissional de sucesso preza pela organização. O que isso significa? Manter a mesa, gaveta e armários arrumados, os arquivos do computador armazenados da maneira correta e ter um controle dos documentos que passam por suas mãos.

Dessa maneira, você consegue entregar um trabalho de melhor qualidade e também em menos tempo, pois não perde horas valiosas do seu dia procurando um papel importante, por exemplo.

Caso busque dicas de como se destacar no trabalho, incorpore a organização também na sua rotina: coloque em ordem de prioridade seus compromissos para conseguir resolver as urgências e não perder prazos.

É uma forma de ganhar pontos com a empresa, pois demonstra responsabilidade, eficiência e comprometimento com suas atividades profissionais.

4. Tenha foco

Se o seu propósito é o desenvolvimento profissional, tenha foco nesse objetivo. Então, esforce-se bastante, procure se diferenciar pelos seus méritos e, caso perceba que está acomodado, busque novos desafios.

Faça um plano de carreira e siga o que foi estipulado. Você vai encontrar pedras pelo caminho, mas precisa ter determinação e persistência para conquistar o sucesso.

5. Mantenha uma postura otimista

Muitos profissionais têm o hábito ruim de reclamar. Assim, mesmo que tudo esteja transcorrendo normalmente, são indivíduos que encontram algum ponto para colocar defeito.

Contudo, o ambiente de trabalho precisa de pessoas otimistas. Isso porque os problemas e crises vão sempre existir, então deixe o negativismo de lado, demonstre interesse pelas suas atividades e procure enxergar as boas perspectivas para o setor em que atua.

Com essa postura, você passa a gostar do trabalho, melhora o relacionamento com sua equipe e também promove harmonia no clima organizacional, o que vai refletir no aumento de sua produtividade.

6. Invista nos relacionamentos

Uma competência muito valorizada pelas empresas é a facilidade de realizar as tarefas em equipe. Apesar da competitividade no trabalho, ninguém consegue chegar muito longe sozinho: é importante unir os talentos e esforços com outros profissionais para alcançar resultados ainda melhores.

Por isso, invista nos relacionamentos interpessoais. Como fazer isso? É muito simples, basta:

  • ser gentil;
  • dar espaço para o colega propor sua ideia;
  • ajudar os outros sempre que preciso;
  • ser honesto;
  • assumir os próprios erros;
  • evitar fofocas;
  • estabelecer uma relação de confiança com sua equipe.

7. Tenha empatia

Falando em cultivar bons relacionamentos, um ponto fundamental é desenvolver a empatia. É essencial saber se colocar no lugar do outro no trabalho, estar disposto a ouvir opiniões divergentes e, acima de tudo, manter o respeito com toda a equipe.

8. Foque na solução de problemas

Nenhum trabalho é fácil. Os desafios surgem a todo momento e é preciso ter jogo de cintura no relacionamento com outros colegas, fornecedores e clientes. Nesse cenário, você deve direcionar seus esforços para lidar com as situações mais difíceis.

Mas nada de precipitação! Diante de um problema, planeje com calma o que deve ser feito, tire suas dúvidas com os supervisores, vá atrás de informações se for preciso e somente depois parta para a ação.

Outra questão importante é ser proativo no trabalho e, desse modo, antecipar-se aos problemas, buscando soluções antes que consequências mais graves aconteçam.

9. Desenvolva novas competências

O mercado, independentemente da sua área de atuação, está em constante transformação. Nesse contexto, o profissional que deseja saber como se destacar no trabalho precisa estar pronto para se adaptar.

É recomendado desenvolver novas competências, sejam ligadas a aspectos técnicos, sejam voltadas para sua postura ou comportamento. Fique de olho nas tendências do futuro do trabalho e busque formas de se manter atualizado.

10. Invista em uma graduação

Por fim, a dica mais valiosa para você construir uma carreira de sucesso é fazer uma graduação. Com o diploma de ensino superior, é possível impulsionar seu currículo e alcançar as melhores vagas do mercado.

E não tem desculpa para não estudar: você encontra opções para todos os gostos, inclusive com a facilidade de fazer um curso de qualidade a distância.

Agora você já sabe como se destacar no trabalho. Invista em uma profissão, fazendo um curso de graduação, e mantenha-se sempre atualizado para construir uma carreira de sucesso!

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