Connect with us

Inicie Sua Carreira

Como fazer um roteiro de estudos? Aprenda neste guia rápido

roteiro de estudos

Você tem vontade de aprender, mas não sabe como se organizar ou tem receio de fazer algo errado? Apostar em um roteiro de estudos é um dos primeiros passos para começar a resolver esse problema.

Muitas pessoas até têm motivos para estudar, mas não sabem como tirar esse plano do papel, pois não conseguem definir o que fazer. Por isso, contar com a ajuda de um roteiro para guiar o aprendizado é uma ótima ideia.

Neste post, vamos ajudar você a montar o seu guia de estudos e nunca mais ter problemas para começar a estudar. Acompanhe e saiba mais!

Entenda o que é um roteiro de estudos

O roteiro de estudos nada mais é que um documento que você cria para descrever as atividades que precisa fazer para se preparar para o vestibular ou para estudar fora da sala de aula durante um curso.

Com ele, é possível inserir as datas das atividades a serem realizadas e descrever toda a sua preparação até o dia em que fará a prova ou entregará o trabalho. Além disso, o roteiro serve de motivação para os dias em que falta foco nos estudos e é difícil absorver o conteúdo. 

Saiba como ele pode ajudar no seu aprendizado

O planejamento dos estudos não apenas é de grande ajuda no seu aprendizado, como se torna fundamental para obter um bom desempenho nas atividades universitárias. Ao seguir um cronograma lógico, você consegue organizar melhor o seu dia e não deixar nenhuma tarefa para trás.

Além do mais, o roteiro é uma ferramenta indispensável para quem precisa conciliar a vida profissional com a pessoal junto dos estudos. Afinal, ao ter que trabalhar e estudar, sobra menos tempo para se dedicar exclusivamente a um curso, ainda mais quando existem diversos outros compromissos a serem cumpridos.

Outro ponto positivo de utilizar um cronograma de estudos como ferramenta para potencializar o seu aprendizado é que, com ele, é mais fácil seguir uma rotina produtiva e se concentrar nas tarefas estudantis.

Sabemos que manter o foco no aprendizado não é uma missão simples. Existem diversos fatores que ajudam a dispersar e que dificultam o alcance dos seus objetivos com os estudos. Desse modo, é importante aproveitar as ferramentas que aparecem em seu caminho e que são capazes de tornar o seu dia a dia mais prático.

Crie um roteiro de estudos em 6 passos

Mas, então, como começar a montar um roteiro de estudos que vá ajudar a melhorar seu desempenho estudantil? A seguir, confira os 6 principais passos!

1. Defina um objetivo a ser alcançado

Por que você quer estudar? Definir o objetivo final para o qual você está se empenhando em diversas tarefas é fundamental para manter o ritmo, principalmente quando ela demora muito tempo para ser concluída e tem um certo nível de complexidade, como é o caso de se preparar para o vestibular ou fazer um curso superior.

Ter uma razão para estudar também é uma forma de se motivar nos dias em que faltar energia ou tudo parecer sem sentido. Apesar de surgirem obstáculos pelo caminho, a satisfação de alcançar um objetivo é enorme, e isso ajudará você a se impulsionar cada vez mais.

2. Organize a rotina

Para que você consiga ter um desempenho satisfatório nos estudos, é preciso que a sua rotina esteja organizada. Afinal, dificilmente será possível se concentrar em uma aula quando a cabeça está pensando nas tarefas pendentes e no que deve ser feito assim que essa atividade terminar.

Deixando tudo nos conformes, você consegue colocar mais energia e atenção em cada tarefa que precisa ser realizada, independentemente da área da sua vida, pois a preocupação de dar conta de tudo vai embora quando se percebe que isso é possível.

3. Estabeleça as disciplinas a serem estudadas

É fundamental incluir em seu plano de estudos todos os conteúdos que vão ser vistos. Assim, não é preciso perder tempo nem energia tentando descobrir a quais aulas você deverá assistir em cada período.

Uma dica para facilitar o seu planejamento é fixar uma ou duas disciplinas para estudar em cada dia. Por exemplo, suponha que você esteja estudando para o vestibular. Na segunda, é dia de ver conteúdos de Física e Redação; já na terça, a programação é Química e História, e por aí vai.

4. Prepare o material que será utilizado

O que você utiliza para estudar? Livros, apostilas, videoaulas? Independentemente dos materiais escolhidos, é importante providenciá-los e deixá-los bem organizados para cada dia de estudo.

Desse modo, você não precisa se preocupar com onde vai achar o conteúdo de cada disciplina. Isso, além de deixar o momento de estudos bem mais prático, ainda evita a procrastinação, pois elimina a preguiça de preparar tudo.

5. Reserve tempo para o descanso e para imprevistos

Seu cronograma de estudos sempre deve ter um momento para pausas e para um descanso de qualidade. Sem isso, vai ser bem difícil manter um rendimento satisfatório, pois a tendência é que o cansaço vá se acumulando.

Outro ponto é que os horários não devem ser tão rígidos nem muito fixos. Afinal, é preciso considerar a possibilidade de imprevistos, que atrasarão o cronograma. Quanto mais flexível o planejamento de estudos for, menos estresse ele trará.

6. Escolha uma ferramenta para acompanhar o roteiro

Ter uma forma de acompanhar o seu roteiro é fundamental. Muitas pessoas gostam de planilhas, para ajudar na visualização; outras gostam de montar quadros para colocar em um espaço visível no ambiente de estudos.

Há, também, quem aposte em aplicativos, agendas ou planners para acompanhar o roteiro. Experimente essas ferramentas e selecione aquelas que funcionarem melhor para a sua organização.

Viu só como o roteiro de estudos é capaz de simplificar a sua vida? Aposte nessa estratégia e veja como será possível desfrutar de muito mais produtividade, descanso de qualidade e satisfação com a sua vida estudantil. Lembre-se de que a organização é um dos principais fatores para o sucesso. Portanto, invista nela!

Gostou do post? Então, que tal conferir mais conteúdos como este? Para isso, é só assinar nossa newsletter!

4.7/5 - (3 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD