Connect with us

Inicie Sua Carreira

Conhecer os tipos de inteligência pode ajudar você nos estudos! Confira!

tipos de inteligência

Você se considera uma pessoa inteligente? Então, saiba que essa definição é muito mais complexa, pois é preciso considerar que existem diversos tipos de inteligência. Desse modo, todo mundo tem algumas competências comportamentais que se sobressaem, e ninguém é totalmente inapto — nem apto.

Conhecer a variedade de formas de lidar com o mundo também é uma maneira de estimular o autoconhecimento. Cada modo de percepção e entendimento inspira processos de aprendizagem distintos, e isso pode ajudar a entender por que você não tinha muita facilidade com uma disciplina que parecia simples para um colega, por exemplo.

Achou o assunto interessante? Então, continue lendo este post e conheça os principais tipos de inteligência!

Quais são os tipos de inteligência?

Antes de conhecer mais a fundo os principais tipos de inteligência, tente refletir sobre quais são as habilidades que mais se destacam em você. Assim, vai ser muito mais fácil se identificar com algumas das descrições que faremos a seguir!

Inteligência lógica

A inteligência lógica é comum em pessoas que têm facilidade em resolver problemas. Ela possibilita fazer hipóteses e testá-las mais rapidamente, o que as leva a ter mais afinidade com disciplinas como a Matemática.

Essa inteligência também é muito comum em quem gosta de jogos de enigma, quebra-cabeças e xadrez. Além disso, é um traço presente em pessoas criativas e artísticas. Esse tipo de conhecimento está muito relacionado com o funcionamento do lado direito do cérebro.

Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma das principais características de um profissional de sucesso. Ela ajuda a reconhecer e controlar as próprias emoções, assim como a identificar os sentimentos alheios. Desse modo, faz com que uma pessoa tenha um maior autocontrole, evitando a tomada de decisões por impulso.

Indivíduos que desenvolvem bastante a inteligência emocional são mais capazes de vivenciar conflitos sem causar problemas, conseguem focar mais os próprios objetivos e apresentam mais empatia com os sentimentos de outras pessoas. É por isso que profissionais com essas características acabam conseguindo um maior desenvolvimento de carreira e um bom relacionamento com os colegas.

Inteligência cinestésica

A parte cinestésica diz respeito ao próprio corpo. Pessoas que trabalham bastante essa inteligência mostram ter um maior domínio motor e mais consciência corporal. Por conta disso, costumam ter muita afinidade com esportes e atividades físicas.

Essa habilidade também facilita a expressão facial e corporal. Não é nada difícil encontrar indivíduos com inteligência cinestésica se envolvendo com atividades artísticas, como o teatro e a dança, ou com esportes, como o futebol.

Inteligência espacial

Já a inteligência espacial está relacionada à noção do ambiente. Pessoas que têm esses traços mais marcados conseguem compreender melhor as estruturas em 3D, ler mapas, desenhar e decorar caminhos, entre várias outras atividades visuais.

Quem consegue notar que tem uma inteligência espacial aguçada pode aproveitar essas habilidades para se destacar em carreiras como arquiteto, designer, engenheiro civil ou áreas correlatas. 

Inteligência musical

Você é uma daquelas pessoas que facilmente decoram uma melodia ou que conseguem aprender a tocar um novo instrumento rapidamente? Isso indica traços fortes de inteligência musical.

Esse tipo de inteligência também está muito associado à criatividade. Pessoas que se identificam com ele conseguem se concentrar melhor quando estão ouvindo sons agradáveis, assim como podem variar facilmente o humor com toques desafinados ou fora do compasso.

Inteligência interpessoal

Sabe citar alguém com muita facilidade em lidar com outras pessoas, não importa o quão diferentes elas sejam? Esse é um sinal de inteligência interpessoal.

Pessoas com esse tipo de inteligência têm muita afinidade com cargos de liderança e conseguem se destacar facilmente entre os colegas de trabalho. Além disso, essa é uma habilidade que favorece os profissionais da Psicologia.

Inteligência intrapessoal

Mas também existem pessoas que são exatamente o oposto e que conseguem lidar muito bem com elas mesmas e, inclusive, precisam de momentos sozinhas para se recuperar e manter o equilíbrio.

Elas têm a inteligência intrapessoal mais aguçada e conseguem estabelecer limites, apresentar um ótimo autocontrole e ter crenças muito bem definidas. Essas capacidades também favorecem um profissional a assumir a posição de liderança, por ser capaz de ter pensamentos mais organizados e delegar tarefas.

Inteligência linguística

Ao contrário da inteligência lógica, a linguística está relacionada com o lado esquerdo do cérebro. Ela permite se expressar muito bem verbalmente ou na escrita, assim como desperta uma paixão pelas letras e pela linguagem.

Por que identificar o seu principal tipo de inteligência pode ajudar nos estudos?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que todos apresentamos uma certa porcentagem de cada uma dessas inteligências. Por exemplo, como a linguagem é algo intrínseco à humanidade, logo nos primeiros anos, começamos a desenvolver a inteligência linguística. No entanto, alguns tipos são mais evidentes ou mais exercitados em nossas atividades do dia a dia.

Desse modo, não veja os tipos de inteligência como algo fixo ou imutável. É possível trabalhar algumas habilidades para melhorá-las, assim como algumas delas podem se perder quando não forem exercitadas.

Contudo, identificar quais são os seus principais tipos de inteligência ajuda muito a escolher um curso superior e uma área de atuação para seguir. Isso, porque esse autoconhecimento contribui para que você entenda quais são as suas melhores habilidades e competências e, assim, identifique uma carreira na qual pode aproveitá-las bem.

Ao mesmo tempo, conhecer os diferentes tipos de conhecimento ajuda a identificar os pontos que ainda precisam ser melhorados e quais são as suas principais fraquezas. Tudo isso favorece a criação de um plano de carreira muito mais estratégico e permite que você encontre caminhos para se tornar um profissional de sucesso.

Com quais tipos de inteligência você se identificou? Use esse novo conhecimento para descobrir as profissões que fazem proveito dos traços que são mais fortes em você e os aproveite para alcançar seus objetivos profissionais. Assim, é possível ter muito mais satisfação com a carreira e encontrar o curso de graduação ou pós-graduação ideal.

Gostou deste conteúdo? Então, acompanhe as postagens da Unyleya no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube e saiba mais sobre a jornada no Ensino Superior!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD