Connect with us

Inicie Sua Carreira

As 5 previsões e tendências sobre o arquiteto do futuro

Já conhece as previsões e tendências para um arquiteto do futuro? Leia o nosso post e descubra o que vem ganhando espaço nesse ramo promissor!

Powered by Rock Convert
Tempo de Leitura: 4 minutos

A Arquitetura é uma área de estudo que está sempre passando por transformações, sobretudo por conta das inovações tecnológicas que interferem diretamente nas obras, tanto em termos estruturais quanto em relação aos acabamentos. Nesse sentido, alguns profissionais do ramo vêm sendo cada vez mais requisitados, compondo aquilo que podemos chamar de arquiteto do futuro.

Trata-se de um segmento que está bastante em alta porque alia conforto, modernidade e sustentabilidade nas instalações, facilitando o dia a dia das pessoas e valorizando ainda mais o trabalho dos arquitetos. Afinal, nada como assinar uma obra futurista, não é mesmo? Se você se interessa pelo ramo, leia o post e inspire-se com essa tendência!

O que é Arquitetura do futuro?

A Arquitetura do futuro está bastante relacionada ao consumo consciente e outras práticas ecologicamente corretas, como a economia dos recursos hídricos do planeta. No entanto, essa temática vai muito além da sustentabilidade, já que um dos focos desse tipo de Arquitetura é o conforto e a funcionalidade das instalações. Tudo isso, é claro, sem abrir mão da segurança do projeto.

Quando pensamos no futuro, naturalmente pensamos também em modernidade. Isso tem tudo a ver com o que se espera das construções hoje em dia, nas quais todos os elementos devem servir aos usuários da maneira mais prática possível. A automação residencial é um bom exemplo. Vai dizer que você também não acha o máximo poder fechar e abrir as cortinas da casa com apenas um toque no controle remoto?

Em poucas palavras, podemos explicar a Arquitetura do futuro como um conceito que veio para facilitar a vida das pessoas, otimizando as tarefas do dia a dia para que sobre mais tempo para o que realmente importa: relaxar e aproveitar a companhia de pessoas queridas. Decerto, um ambiente projetado com esse conceito demanda muita expertise dos arquitetos, mas com certeza valoriza o currículo de quem assina esse tipo de obra.

Quais são as principais tendências do arquiteto do futuro?

Embora esse recurso já esteja bem consolidado nas indústrias, as instalações futuristas vêm ganhando cada vez mais espaço também nas residências brasileiras. A seguir, listamos as principais vertentes de trabalho do arquiteto do futuro. Veja!

1. Automação residencial

Já demos uma pista sobre o que a automação residencial é capaz de fazer pela sua casa. Mais do que o conforto e a praticidade de poder controlar automaticamente os eletrodomésticos e demais equipamentos do seu lar, devemos ressaltar outros benefícios das instalações inteligentes. O sistema de fechaduras com leitura automática, por exemplo, traz muito mais segurança do que um modelo de tranca convencional.

Já o fato de poder controlar o acionamento das lâmpadas por sensores de presença contribui para a economia de energia elétrica, reduzindo significativamente os gastos com eletricidade no final do mês. Do mesmo modo, os sistemas de irrigação automática no paisagismo da casa ajudam a economizar água, poupando esse que é um dos recursos mais valiosos do planeta.

Powered by Rock Convert

2. Internet das Coisas

O conceito de Internet of Things (Internet das Coisas) é o que há de mais inovador quando falamos no trabalho do arquiteto do futuro. Na prática, esse recurso permite realizar diversas funções de maneira automatizada. Já bastante usual nas indústrias, a Internet das Coisas permite, por exemplo, guiar máquinas e veículos sem a necessidade de intervenção humana.

Do ponto de vista residencial, conexões wi-fi e telas touch screen nos eletrodomésticos e utensílios do dia a dia possibilitam que a Internet das Coisas otimize a rotina das pessoas. Tudo isso minimizando os riscos de acidentes domésticos e tornando mais confortáveis as instalações da residência. 

3. Utensílios high tech

Os utensílios de alta tecnologia também se enquadram na temática da Arquitetura do futuro, relacionando-se com a automação e a sustentabilidade, que são peças-chave desse conceito. Para além dos smartphones e smartTVs, os equipamentos inteligentes ganharam outros cômodos da casa, em especial a cozinha. Hoje em dia, existem até frigideiras automáticas que informam a temperatura ideal para fritar determinado alimento.

Os cooktops e geladeiras inteligentes também têm presença garantida na Arquitetura do futuro, facilitando a vida dos usuários e ajudando a economizar recursos. A tecnologia de reconhecimento de alimentos, por exemplo, permite que a gente encontre o que estamos procurando sem a necessidade de prolongar aquele abre-fecha da geladeira, que é um grande vilão da fatura de energia.

Isso sem falar no design desses equipamentos. Disponíveis tanto em versões compactas quanto maiores, eles combinam super bem com decorações clean e modernas, aliando estética e funcionalidade para os ambientes. Saber equilibrar esses quesitos é fundamental na carreira de todo arquiteto. Afinal, a harmonia da composição é o que primeiramente salta aos olhos em um bom projeto.

4. Instalações sustentáveis

Trabalhar com construção sustentável é hoje uma prioridade para muitos engenheiros e arquitetos recém-graduados. Principalmente quem está em início de carreira, sabe que esse é um ramo promissor porque lida com um dos aspectos mais importantes na vida em sociedade: a preservação ambiental. Em seguida, pontuamos as principais aplicações da sustentabilidade na Arquitetura do futuro:

  • sistemas para reaproveitamento de água;
  • sensores de iluminação automática;
  • lâmpadas de LED e dimerizáveis;
  • sistemas de aquecimento solar;
  • coleta seletiva e separação dos resíduos;
  • reaproveitamento de materiais;
  • materiais de construção ecologicamente corretos.

5. Qualidade de vida

Podemos dizer que todos os aspectos listados anteriormente culminam neste quinto tópico: qualidade de vida. Até porque, quanto mais funcional, confortável e sustentável for uma obra, mais bem-estar ela trará para seus usuários. Isso vai além da questão física e do tato no uso das instalações em si, mas abrange também o fator psicológico. Afinal, quem não se sente mais feliz, motivado e inspirado em um ambiente assim?

No entanto, para que uma construção se enquadre neste segmento da Arquitetura, tudo precisa ser muito bem dimensionado. Somente um profissional especializado é capaz de projetar uma obra desse gabarito. Portanto, estar antenado com as tendências é só o primeiro passo para o arquiteto do futuro. Investir em uma especialização também é essencial para assinar um projeto de sucesso e ir cada vez mais longe na carreira.

Se essa é a sua meta, conheça as pós-graduações mais promissoras da Arquitetura e faça uma especialização com quem entende do assunto!

Powered by Rock Convert
Deixe o seu voto
No votes yet.
Please wait...
Comentários

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.