Connect with us

Especialize-se

Construção sustentável: como aproveitar as tendências deste mercado?

Pensando em fazer uma pós em construções sustentáveis? Leia o post e veja quais são as vantagens de se tornar um especialista neste assunto!

construção sustentável

O conceito de construção sustentável faz parte de uma série de práticas ecologicamente corretas que vem ganhando cada vez mais destaque na vida da população. Afinal, as pessoas estão mais atentas às questões ambientais e têm buscado consumir de forma consciente. O mercado de trabalho, é claro, também anda lado a lado com essas demandas.

Os setores de Construção Civil, Engenharia e Arquitetura estão investindo em obras que visam utilizar o mínimo possível de recursos aliados à máxima praticidade e eficiência das instalações. Nesse sentido, contar com profissionais altamente capacitados é fundamental para tirar bons projetos do papel. Então, se você pensava que a sustentabilidade era algo distante, já pode começar a mudar de ideia.

Com uma boa pós em Arquitetura ou áreas correlatas dá para colocar em prática o pensamento ecológico e contribuir para o uso racional dos recursos do planeta, favorecendo a qualidade de vida das atuais e futuras gerações. Quer saber mais sobre o assunto? É só continuar a leitura!

O que são construções sustentáveis?

Uma construção sustentável nada mais é do que uma obra projetada com o mínimo possível de impactos ambientais. Trata-se de um tipo de trabalho em total harmonia com o meio ambiente, desde a estruturação até os acabamentos das obras, sejam elas residenciais, comerciais ou industriais.

A intenção é aproveitar os recursos naturais de modo que eles ofereçam máxima funcionalidade às instalações e, ao mesmo tempo, não ocasionem danos ecológicos, como desmatamento de áreas preservadas, geração de resíduos tóxicos, uso inadequado de água e energia elétrica, entre outros aspectos.

Nesse sentido, ser um profissional diferenciado é crucial para o andamento do projeto. Tanto é que quem gerencia esse tipo de obra muito provavelmente tem uma pós-graduação no currículo e de fato entende do que está falando. Até porque uma obra não permite erros ou negligências. Por isso, estar bem preparado é imprescindível.

Embora a graduação ofereça a capacitação adequada para engenheiros e arquitetos desenvolverem suas funções, é somente na pós-graduação que alguns conceitos serão aprofundados, entre eles a sustentabilidade ambiental e o viés ecológico das construções atuais. Então, matricular-se em um curso complementar na área deve ser o primeiro passo na sua preparação.

Qual a importância de construções sustentáveis?

Vamos aos principais aspectos que fazem uma construção sustentável ser mais valorizada, tanto em termos econômicos quanto em termos socioculturais.

Preocupação ambiental

Sem dúvida, a consciência ecológica é o maior trunfo da arquitetura sustentável. Nesse tipo de projeto, a preocupação com o meio ambiente guia a obra do início ao fim, sobretudo em relação à análise do terreno e à escolha dos materiais. Condições como o clima local, a vegetação preexistente e a topografia do solo orientam a parte estrutural, enquanto nos acabamentos são priorizadas instalações inteligentes.

Aparelhos de captação de água da chuva, iluminação por sensores de presença e sistema de aquecimento solar são exemplos de soluções inteligentes que poupam recursos sem abrir mão da funcionalidade e da eficiência. Quanto aos materiais, são priorizados os que não geram resíduos nem substâncias poluentes na atmosfera.

Economia de recursos

Por mais que um projeto de construção sustentável possa sair mais caro em alguns aspectos, o custo-benefício das instalações certamente compensa o investimento. Até porque, em médio e longo prazo, haverá retorno no âmbito financeiro (redução na fatura de energia elétrica, por exemplo) e também em relação ao cuidado e à preservação ambiental.

Tanto é que uma das grandes tendências do mercado da Engenharia Civil e Arquitetura é o retrofit ecológico — uma espécie de projeto que visa adaptar as construções antigas de modo que fiquem sustentáveis. Isso é feito principalmente por meio de reformas estruturais, como na rede elétrica e hidráulica dessas construções.

Qualidade de vida

Já que citamos alguns ganhos das construções sustentáveis em médio e longo prazo, vamos ao benefício imediato desse tipo de obra: a qualidade de vida. Afinal, viver de maneira ecologicamente correta traz uma incrível sensação de bem-estar e de gratidão por usufruir na medida certa dos recursos que o planeta nos oferece.

Um consumidor consciente sabe que a exploração desenfreada dos recursos naturais, além do risco da escassez, compromete o equilíbrio dos ecossistemas, o que afeta diretamente o cotidiano da população, gerando problemas como poluição, enchentes, desmoronamento, entre outras adversidades.

Como entrar no mercado de construções sustentáveis?

É compreensível que um mercado em plena expansão demande profissionais altamente capacitados para suprir esta procura de forma bem-sucedida. Quando se trata de reforma e construção, todo cuidado é pouco para não comprometer a segurança e a estabilidade da obra. Por isso, ter uma boa formação na área é primordial para conseguir uma posição de destaque.

Investir em uma pós-graduação no ramo é o caminho mais curto para se especializar, desenvolvendo as competências necessárias e tornando-se um profissional de referência em construções sustentáveis. Esse tipo de construção envolve uma série de conceitos que não são vistos de forma aprofundada na graduação. Por isso, é tão importante complementar os conhecimentos em uma pós voltada a essa temática.

O principal objetivo da pós em construções sustentáveis é analisar os fundamentos conceituais da sustentabilidade com base no contexto histórico e social que os consolidaram, relacionando-os às novas demandas da sociedade, como a busca por um estilo de vida mais consciente. Mas atenção: ao se matricular na pós, faça um bom planejamento pessoal para ter certeza de que aproveitará bem o curso.

Além de se aprofundar em questões cruciais para o desenvolvimento de um projeto residencial sustentável, os estudantes também aprendem sobre implementação e gestão de ecovilas, bairros e até cidades inteiras construídas sob um viés ecológico. Tanto é que o conceito de ecourbanismo norteia algumas disciplinas da grade curricular do curso. Em seguida, listamos as matérias que compõem a grade:

  • A Evolução do Conceito de Ecourbanismo;
  • Construção Sustentável, Materiais, Tecnologias e Legislação;
  • Desenvolvimento Profissional;
  • Ecovilas, Bairros e Cidades Ecológicas — Estudos de Caso;
  • Gestão das Águas Urbanas;
  • Gestão de Energias Renováveis;
  • Gestão dos Resíduos Urbanos;
  • Tecnologias Sustentáveis em Bioarquitetura;
  • Telhados Verdes.

Somente com uma formação que contemple essas questões o profissional estará bem preparado para trabalhar no ramo da construção sustentável de forma ética e cidadã. Outra vantagem é que o curso pode ser feito na modalidade EAD, dando toda a flexibilidade que os profissionais necessitam para continuar trabalhando enquanto investem na própria formação.

Gostou da ideia? Então aproveite e conheça a pós em Construções Sustentáveis e Ecourbanismo da Unyleya!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD