Connect with us

Guia de Carreiras

Planejamento pessoal: o plano que falta para alavancar sua carreira

Cedo ou tarde, muitas pessoas que estão no mercado de trabalho começam a se perguntar como impulsionar a carreira, pois se sentem estagnadas, desmotivadas, sem reconhecimento na empresa em que atuam e, para completar, com um salário baixo. Se você se identifica com essa situação, saiba que não está tudo perdido, ok?

O que você precisa é de um bom planejamento pessoal para dar uma guinada no seu futuro e se encontrar dentro da profissão escolhida. Para tanto, é preciso montar um plano de carreira, que consiste em estabelecer aonde você espera chegar e quais passos são necessários para isso. A partir daí, com resiliência e bastante empenho, você segue cada um deles.

Parece difícil? Pois saiba que, para ajudá-lo a montar o seu, nós reunimos, neste post, alguns dos principais fatores que contribuem para um bom resultado no final dessa jornada. Acompanhe e se inspire!

Passo a passo para montar seu planejamento pessoal

Defina metas tangíveis

Para começar, o primeiro fator é definir metas para a sua carreira, desde que elas sejam tangíveis e coerentes com a sua realidade. Afinal, de nada adianta ser assistente financeiro, por exemplo, e colocar na cabeça que em dois meses você se tornará o chefe do setor contábil da organização sem haver nenhum precedente lógico para essa mudança. Isso só servirá para deixá-lo frustrado à toa.

Faça uma análise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta muito utilizada pelas organizações para avaliar quais são as oportunidades que a empresa tem no mercado, as ameaças que os concorrentes oferecem e os pontos fortes e fracos que interferem internamente no negócio, fazendo, assim, com que alcance ou não lucro e sucesso comercial.

No entanto, esse mesmo recurso pode ser aplicado às pessoas. Dessa forma, você pode identificar quais problemas estão atrasando ou mesmo dificultando o seu êxito profissional. Para isso, você faz um quadro comparativo com as mesmas categorias (com algumas pequenas mudanças, é claro). Veja:

  • oportunidades que você tem na sua área de atuação;
  • o nível de concorrência na profissão;
  • os pontos fortes que o tornam preparado para ocupar cargos importantes;
  • os pontos fracos que o deixam pouco capacitado para vagas de peso em grandes empresas e multinacionais.

Trabalhe em cima dos seus pontos de melhoria

Uma vez identificado quais são os seus pontos fracos, faça uma lista deles e procure saná-los um a um. Por exemplo, se você não tem um portfólio com trabalhos e projetos anteriores para participar de um processo seletivo para aquele emprego dos sonhos, não fique de braços cruzados. Ao contrário, comece a montar o seu, caprichando em cada detalhe desse material.

Vale lembrar que aqui é importante não se afobar, porque não se trata de apenas corrigir um problema, mas de evitar que ele volte a se repetir no futuro, certo?

Programe-se financeiramente

Caso você decida que quer mudar de emprego ou dedicar um tempo para investir apenas na sua formação e, com isso, seguir melhorando seus pontos fracos, tenha em mente que essa decisão não deve ser tomada por impulso. O ideal é que, antes de qualquer coisa, você se programe financeiramente para não ficar com o orçamento apertado e isso prejudicar a sua qualidade de vida.

Acompanhe periodicamente a sua evolução

O último fator, por sua vez, é fazer, sem falta, um acompanhamento dos seus avanços na busca por aprimorar aquelas características que já o diferenciam de outros profissionais, bem como das suas ações para melhorar aqueles aspectos pessoais não tão bons. Esse acompanhamento pode ocorrer mensalmente ou bimestralmente. Fica ao seu critério!

Extra: ações que vão ajudar a concretizar o seu planejamento pessoal

Agora que você já sabe o que é o planejamento pessoal e quais são os principais fatores que contribuem para o sucesso dele, vamos dar algumas dicas de ações que você pode adotar a partir de hoje para concretizá-lo. Afinal, todas elas são bastante úteis no processo de alavancar uma carreira e conquistar um espaço sólido no mercado. Confira!

Fazer uma graduação

A primeira delas é fazer uma graduação. Isso porque a grande maioria das profissões são reguladas por autarquias e conselhos regionais/federais dentro das próprias áreas e exigem que você tenha uma titulação de bacharel, tecnólogo ou licenciado para exercer atividades. Alguns exemplos disso são os ramos de Pedagogia, de Ciências Contábeis e de Administração.

Porém, não se contente apenas em se graduar. Vá além e faça uma pós-graduação com ênfase no mercado de trabalho, como é o caso da especialização ou do MBA. Lembre-se de que um bom profissional é aquele que não se acomoda e entende que se atualizar em relação à própria profissão é uma tarefa constante.

Aprender uma nova língua

Uma segunda ação que é muito útil para o seu futuro é aprender uma nova língua. O motivo disso? Simples: muitas empresas têm operações comerciais em outros países, trabalham com exportação de produtos brasileiros, prestam serviços com foco em atrair o turismo internacional e fazem uso de maquinários, softwares e programas que não estão disponíveis em português.

Portanto, dominar o inglês, o espanhol, o francês, o mandarim ou o alemão, por exemplo, é um diferencial que deixa o seu currículo mais completo e o torna um colaborador indispensável para representar a companhia.

Investir em cursos de capacitação

Fora o que já foi dito, procure sempre cursos de capacitação profissional que o ajudem a ter novas competências e habilidades que possam beneficiar sua atuação e fazê-lo se destacar em qualquer organização. Por exemplo, se você trabalha com marketing, vale a pena investir em treinamentos de métricas em redes sociais, produção de eventos, inbound marketing, gestão de branding, comunicação institucional, empreendedorismo digital e por aí vai.

Aperfeiçoar o seu networking

Por fim, mas não menos importante, aperfeiçoe a sua forma de fazer (e manter) o seu networking. Isso porque ter contatos que estão ativos no mercado e, muitas vezes, empregados em cargos de relevância dentro de várias empresas é o que você precisa para ter mais oportunidades de crescer profissionalmente.

Basta ter em mente que eles podem indicá-lo para vagas que forem abertas, lhe informar com antecedência sobre processos de recrutamento, sugerir o seu perfil para novos projetos dessas marcas, recomendar os seus serviços para trabalhos temporários e freelance e muito mais.

Como mostramos ao longo do texto, o sucesso profissional não é algo que simplesmente cai do céu. Ao contrário, é uma jornada que requer dedicação à área de atuação escolhida, uma formação sólida e ganho contínuo de experiência.

Por isso, é importante que você faça um planejamento pessoal para ajudá-lo durante esse processo e, é claro, se mantenha firme em conquistar os seus objetivos iniciais por mais que haja desafios e eventuais empecilhos. Tenha em mente que tudo isso só o deixará mais preparado para um futuro promissor!

Gostou do artigo? Então aproveite que falamos bastante sobre se planejar e baixe já o nosso e-book sobre plano de carreira, para saber o passo a passo a ser seguido!

[rock-convert-cta id=”3032″]

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD