Connect with us

Inicie Sua Carreira

Assista a 9 palestras TED para inspirar sua carreira

ted talks

Nada melhor do que absorver conhecimento de quem tem vivências em um assunto de seu interesse, não concorda? Isso vale até mesmo para o universo profissional. É justamente nesse contexto que entram as palestras TED — ou simplesmente TED Talks.

Ouvir as experiências e ideias de empreendedores e pessoas que obtiveram sucesso em algum ramo, por exemplo, pode ser uma excelente fonte de inspiração para a sua carreira. E você, já sabe do que se tratam essas conversas, quais são os seus objetivos e como elas podem inspirá-lo em sua trajetória profissional?

Para descobrir a resposta para essas perguntas e conferir algumas das melhores TED Talks disponíveis, continue a leitura do post!

O que são as palestras TED?

Com foco na disseminação de ideias, a TED — sigla das palavras Tecnologia, Entretenimento e Design — é uma instituição sem fins lucrativos que tem como lema “ideias que merecem ser compartilhadas”. Por isso, promove apresentações em público divulgadas gratuitamente em seu site e no YouTube: as famosas TED Talks.

As palestras TED têm, certamente, uma missão bem inspiradora, contando com a presença de grandes nomes das mais diversas áreas do conhecimento. As conversas duram até 18 minutos, e há uma explicação oficial para isso: o tempo é curto o suficiente para manter a atenção das pessoas e preciso o suficiente para cobrir as informações necessárias sem desviar o foco do apresentador.

Nessas conversas, há relatos profundos de experiências diversas, inclusive profissionais, focadas naquilo que mais se destacou na vida dos apresentadores. As palestras TED que listaremos a seguir, por exemplo, têm tudo para agregar à sua carreira, inspirando-o por meio de histórias e aprendizados.

Quais TED Talks você deve assistir para inspirar a sua carreira?

Existem inúmeras palestras TED sobre os mais variados temas. Aqui, destacamos algumas que consideramos imperdíveis para quem busca inspiração e incentivo para se dedicar cada vez mais aos estudos e à carreira. Confira!

1. Como encontrar um trabalho que você ame

Apresentada por Scott Dinsmore, CEO da Live Your Legend — uma plataforma de aprimoramento de carreira —, essa palestra TED é essencial para quem busca encontrar o seu propósito. Isso porque ter metas, sonhos e aspirações é crucial para seguir em frente e trilhar uma carreira de realizações.

Durante a conversa, ele aborda também um problema bastante comum no mundo dos negócios: o “trampolim profissional”: as pessoas tendem a ingressar em empregos que elas acham que serão o caminho para outro trabalho melhor. Tudo isso em vez de encontrar um papel que vá, de fato, ao encontro de seus desejos.

A linguagem simples e os relatos pessoais de Scott tornam a TED Talk ainda mais envolvente e inspiradora. Sem que você perceba, os 18 minutos da conversa já acabaram!

2. Alimentando a criatividade

Essa palestra TED é apresentada por Elizabeth Gilbert, autora do best seller mundialmente conhecido “Comer, Rezar, Amar”. Ela defende que a criatividade não é algo restrito a um grupo de pessoas que apresentam esse dom inato, mas, sim, que pode ser alimentada por cada um de nós.

Trata-se de um prato cheio para quem está ingressando no mercado atual, que exige cada vez mais essa habilidade dos profissionais.

Elizabeth também reflete na conversa sobre a pressão que pessoas que trabalham com a criatividade sofrem em seus empregos, sendo derrotadas por seus próprios dons. Segundo ela, essa necessidade de criar sempre o melhor de si e ser genial a todo o momento é uma das maiores causas de estresse e bloqueios entre esses profissionais.

3. Por que você vai falhar em ter uma carreira brilhante

De um modo direto e bem-humorado, o professor de economia Larry Smith não mede palavras ao listar as famosas desculpas que as pessoas usam para não seguirem em busca de suas paixões. Trata-se da conversa perfeita para reforçar a ideia de que você é, sim, o maior responsável pelo seu próprio sucesso.

Essa é uma das situações que mais vemos acontecer ao nosso redor — e que pode, inclusive, estar acontecendo com você. Pessoas que desistem de seus sonhos ou nem mesmo os encontram. Felizmente, segundo Larry, há sempre tempo de superar o medo, mudar de rota e deixar de se contentar com a frustração.

4. O mito do sucesso na carreira

Em algum momento de sua trajetória profissional, você já se questionou sobre o que é, de fato, sucesso ou fracasso na carreira? Afinal de contas, quais são os critérios utilizados para determinar cada um? É essa discussão que o filósofo Alain de Botton levanta em sua palestra TED.

Se perguntarmos para os profissionais, independentemente da área de atuação, o que eles esperam alcançar em suas carreiras, a maioria certamente responderá: sucesso. Por isso é importante entender esse conceito. De forma animada e até bem-humorada, de Botton consegue expor um panorama importante sobre o tema.

5. O segredo feliz para trabalhar melhor

Nessa TED Talk divertida, Shawn Achor, psicólogo formado na Universidade de Harvard e CEO da Good Think Inc., passa a mensagem de que a felicidade inspira a produtividade. Quer ser mais produtivo em sua carreira? Então, veja a palestra e aprenda a ser mais otimista.

Na conversa, Shawn mostra a importância do pensamento positivo para ter uma vida corporativa mais satisfatória e prolífera. Segundo o pesquisador, somente 25% do sucesso profissional é previsto por QI. Em compensação, 75% está relacionado aos níveis de otimismo, suporte interpessoal e capacidade de lidar com o estresse, em vez de vê-lo como uma ameaça. Com isso, o cérebro consegue trabalhar melhor.

6. Por que temos tão poucas mulheres líderes

As demandas da atualidade colocaram em pauta um tema bastante necessário: a discussão sobre a presença de mulheres no mercado de trabalho. Afinal de contas, com cada vez mais profissionais amplamente qualificadas, por que ainda temos tão poucas mulheres líderes? É isso que questiona Sheryl Sandberg, COO do Facebook.

Nesta TED Talk, ela apresenta números alarmantes que mostram a desigualdade entre o comando de países e empresas por homens e mulheres. Além disso, ela usa exemplos de sua própria vivência para embasar as reflexões propostas e dá conselhos para as mulheres que desejam alcançar o topo de suas carreiras. Vale muito a pena assistir!

7. Como tornar o estresse seu amigo

O estresse é considerado, de forma praticamente unânime, um grande vilão para a saúde mental e física, chegando a ser uma questão de saúde pública. Nesta TED Talk, porém, a psicóloga Kelly McGonigal, que é professora da Universidade de Stanford, traz a ideia inovadora de que mudarmos a maneira como vemos o estresse pode ser a solução para o problema.

McGonigal apresenta estudos que indicam que aprender a ver a resposta do corpo ao estresse — coração batendo mais rápido, respiração acelerada etc. — como útil para a sua performance faz com que o corpo reaja como se esse fosse um momento de alegria. Desse jeito, fica mais fácil lidar com uma rotina estressante de modo saudável, sem tanto desgaste.

8. Como falar de forma que as pessoas queiram ouvir

A palestra TED de Julian Treasure traz lições imperdíveis para quem deseja se expressar de uma forma poderosa e, ao mesmo tempo, empática. O especialista em som aborda desde hábitos de conversa que devem ser deixados de lado — como as reclamações e a negatividade — até outros que valem a pena adotar, como honestidade e autenticidade, por exemplo.

Treasure alerta que características como o timbre, o ritmo e o volume da voz adotado em uma conversa influenciam os resultados que colhemos dela. Saber se fazer ouvir é fundamental para abrir portas no mercado de trabalho, principalmente para quem quer chegar a um cargo de liderança. Por isso, essa é uma das TED Talks mais inspiradoras.

9. Sucesso, fracasso e a motivação para continuar criando

Em mais uma palestra TED que merece destaque, a escritora Elizabeth Gilbert fala sobre a pressão de ter que atingir certas expectativas depois do grande sucesso de “Comer, Rezar, Amar”. Em sua jornada, ela precisou encontrar inspiração para seguir escrevendo apesar de já supor que o próximo livro não teria a mesma recepção.

A motivação, no fim das contas, veio da importância da escrita na vida dela, independentemente dos resultados que poderia alcançar. Com suas reflexões, Gilbert mostra a importância de focar no trabalho em si e nos esforços para continuar se superando apesar das inevitáveis críticas.

Quais são as vantagens de acompanhar palestras TED?

Como você deve ter notado, as TED Talks sempre trazem profissionais de sucesso em suas áreas para compartilhar experiências e conhecimentos com o público. Uma característica interessante na forma como eles constroem suas falas é que sempre há o cuidado de destacar lições que são válidas para quaisquer pessoas, não apenas para colegas de profissão.

Acompanhar essas palestras ajuda a enxergar situações e dilemas sob um novo ponto de vista, encontrando soluções e caminhos onde você pode ter achado que não havia nenhum. Se você busca inspiração e motivação para seguir em frente apesar de todos os obstáculos, as TED Talks oferecem justamente o que você precisa, e com a vantagem extra de durarem apenas alguns minutos cada.

Essas foram algumas das melhores palestras TED às quais você pode assistir para dar um up em sua vida profissional. Muitas vezes, temos desejos e ideias que não saem do papel por falta de confiança ou até mesmo pela ausência da opinião de alguém com experiência no assunto, por exemplo. Sendo assim, busque sempre inspiração e veja as TED Talks como grandes aliadas.

Então, gostou das dicas que trouxemos? Já assistiu a alguma das palestras TED listadas? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também conhecerem as lições que as TED Talks oferecem!

[rock-convert-cta id=”3032″]

2/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD