Connect with us

Inicie Sua Carreira

Faculdade ou concurso público? Como decidir o melhor para a sua carreira

Prestar um concurso público é uma das melhores opções para quem quer conquistar uma colocação profissional estável e repleta de benefícios. Afinal, por mais que o setor privado tenha amplas possibilidades, garantir o seu sucesso pode ser algo desafiador devido à grande concorrência do mercado.

Pensando nisso, você pode se perguntar: vale mais a pena fazer faculdade ou concurso público? A verdade é que não é preciso escolher entre um e outro, pois a graduação pode ser justamente o melhor caminho para a aprovação em um concurso.

Quer entender melhor a relação entre a faculdade e o concurso? Então, continue a leitura!

Quais são as vantagens de prestar concurso público?

Antes de mais nada, vale a pena falar um pouco sobre as vantagens de prestar concursos. A carreira pública é bastante conhecida pelas boas condições de trabalho. Após a conquista de uma colocação nesse setor, o profissional pode esperar:

  • salários mais altos desde o início da carreira;
  • inexigibilidade de experiência prévia;
  • cargas horárias mais brandas;
  • benefícios diferenciados;
  • planos de carreira bem definidos;
  • e, sobretudo, a estabilidade na carreira.

Tudo isso, é claro, depende de uma boa prestação de serviços e da dedicação a cargos que exigem muita responsabilidade. Afinal, o trabalho do servidor público tem a ver diretamente com demandas que interferem no bem-estar coletivo e no uso eficiente de recursos de toda a sociedade.

Para quem tem consciência disso, a carreira pública é muito gratificante. Isso sem contar que, nesse setor, não há aquela “corrida” por espaço como existe na iniciativa privada. Assim, se você estudar bastante para conseguir sua aprovação, pode esperar por uma carreira mais tranquila, ideal para quem não gosta da competitividade do mercado de trabalho.

Por que você deve fazer uma faculdade?

Se você está em dúvida sobre fazer uma faculdade ou concurso público, a primeira coisa a se pensar é que, da mesma forma que ocorre na iniciativa privada, um diploma de graduação é decisivo para as melhores colocações. Isso porque as vagas a serem preenchidas mediante um concurso quase sempre têm pré-requisito de escolaridade.

Desse modo, a resposta para esse questionamento inicial é que a faculdade e o concurso público não são opções excludentes entre si. Muito pelo contrário, o diploma de graduação é o que garantirá que você possa concorrer aos melhores cargos públicos e, assim, aproveitar as vantagens dessa opção de carreira.

Além disso, a graduação é indispensável para o desenvolvimento profissional, independentemente de seus objetivos de carreira. É durante o curso superior que o aluno adquire conhecimentos teóricos e técnicos sobre sua área de interesse, além de desenvolver importantes habilidades e competências profissionais que fazem toda diferença, como:

  • autoestima;
  • autonomia;
  • gestão de tempo;
  • responsabilidade;
  • capacidade de lidar com diferentes pessoas;
  • desenvolvimento de técnicas de estudo essenciais para a preparação para o concurso etc.

Essas características são potencializadas com a continuidade dos estudos. Portanto, a pós-graduação também é muito bem-vinda, garantindo a ascensão profissional e o desenvolvimento de diferenciais que proporcionam uma maior realização na sua carreira.

Para fortalecer a sua preparação, conte com nossos parceiros! Com a Pós EAD Unyleya + Estratégias Concursos e com a PósIMP, você faz cursos de pós-graduação e preparatórios para carreiras públicas e jurídicas com quem mais entende do assunto.

A importância da graduação para os melhores cargos públicos

Como dito, ingressar na carreira pública geralmente não exige experiência profissional, basta que o candidato estude bastante para ser aprovado. No entanto, quem tem apenas o Ensino Médio não pode assumir um cargo que exige formação superior, mesmo que tenha um excelente resultado no concurso. 

Para que você tenha uma ideia dessa relação, dê só uma olhada em alguns exemplos de cursos superiores com maior demanda no funcionalismo público no Brasil:

  • Administração — a variedade de concursos que o profissional formado em Administração pode prestar é muito grande, podendo atuar em diversos órgãos públicos;
  • Gestão Pública — esse é um curso de graduação totalmente dedicado à formação de profissionais aptos para atuarem na esfera pública, com oportunidades em órgãos e serviços federais, estaduais ou municipais;
  • Direito — por meio de concursos, a pessoa formada em Direito pode ir além da advocacia e assumir cargos de Delegado de Polícia Estadual ou Federal, Juiz e Promotor de Justiça, entre outros;
  • Pedagogia e outras Licenciaturas — a rede pública de ensino tem uma alta demanda para profissionais da educação, incluindo pedagogos e professores de Ensino Fundamental e Médio;
  • Medicina e Enfermagem — a saúde pública também tem grande demanda por profissionais da Medicina e da Enfermagem, que podem trabalhar em hospitais, prefeituras e unidades de atendimento básico.

Esses são apenas alguns exemplos, e vale lembrar que existe a absorção de profissionais de praticamente todas as áreas nos serviços públicos. No universo dos concursos públicos, existem editais específicos para qualquer área de formação. 

Como decidir pela faculdade ou concurso público?

Como você viu, a faculdade não impede de prestar um concurso público. Muito pelo contrário: é por meio de um curso de nível superior que o profissional tem acesso às melhores oportunidades no funcionalismo público, além de adquirir habilidades e experiências muito valiosas para o crescimento profissional e até mesmo pessoal.

Isso sem contar que o diploma de nível superior garante diferenciais no currículo que ajudam o profissional a ingressar no mercado enquanto está na fase de preparação para os concursos. Afinal, a não ser que você possa se dedicar exclusivamente aos estudos, é importante ter um bom emprego no meio tempo, visto que a convocação para um cargo público pode demorar desde a realização da prova.

Você pode, sim, prestar um concurso público sem realizar o Ensino Superior, o que pode ser tentador para quem já concluiu o Ensino Médio e quer um emprego garantido. Porém, no longo prazo, você pode perceber que caiu em uma estagnação de carreira, sendo que somente com a graduação poderá crescer em relação às responsabilidades, aos salários e aos benefícios.

E aí, conseguiu tirar suas dúvidas? Agora, você sabe que não precisa escolher entre faculdade ou concurso público, mas sim conciliar os dois planos e conquistar os melhores resultados. Afinal, o curso superior é um pré-requisito para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso, seja na iniciativa privada ou na esfera pública.

Quer entender mais sobre o assunto? Então, leia também sobre quando prestar concurso público e como a faculdade pode ajudar!

4/5 - (3 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD