Connect with us

Especialize-se

O que é docência em Educação Física e por que me especializar nessa área?

docência em educação física

Já pensou em se dedicar à docência em Educação Física? Esse é um caminho que muitos profissionais optam por percorrer, tendo em vista as vantagens de carreira e a importância da profissão para diversas pessoas.

No entanto, será que vale a pena se especializar nessa área? Se essa é a sua principal dúvida, saiba que veio ao post certo. A seguir, vamos trazer algumas informações interessantes sobre a carreira como docente em Educação Física e mostrar as vantagens de fazer uma pós-graduação. Acompanhe e fique por dentro do assunto!

O que é a docência em Educação Física?

A Educação Física é uma profissão do eixo das Biológicas preocupada com o estudo do corpo humano e com a importância da atividade física para a manutenção da saúde e do bem-estar. Por ter essa relevância na sociedade, é possível ter contato com os conceitos dessa área desde o Ensino Fundamental.

Ao longo da graduação, o aluno vai ter a oportunidade de entender melhor o que há por trás dos mecanismos envolvidos no corpo humano e como eles se relacionam com o movimento e o exercício físico. A partir disso, é possível compreender de que forma a prática regular de atividades físicas contribui para a promoção de saúde e bem-estar, e como ela deve ser feita adequadamente.

A docência em Educação Física, por outro lado, busca ensinar os conceitos básicos dos exercícios físicos para crianças, adolescentes e adultos em instituições de ensino Fundamental e Médio, sejam elas públicas ou privadas. Esses conhecimentos são geralmente passados por meio de atividades dinâmicas, que buscam relacionar a teoria e a prática.

Ou seja, essa especialização é a responsável por criar o profissional que proporcionará os primeiros contatos que uma pessoa vai ter com as atividades multidisciplinares da Educação Física ao longo do Ensino Básico.

Por que se especializar nessa área?

Mas o que um profissional formado em Educação Física ganha ao se especializar em docência? Desde o início, é possível aprofundar os conhecimentos já estabelecidos sobre a área, ampliando o domínio teórico e prático sobre a relação entre a atividade física e os impactos produzidos na qualidade de vida das pessoas.

Durante essa especialização, o estudante também pode compreender mais sobre as práticas didáticas. Isso envolve o conhecimento de teorias relacionadas tanto às atividades pedagógicas quanto às necessidades de aprendizagem de acordo com o contexto socioeconômico e cultural.

Até então, já deu para perceber que são vários tipos de conhecimentos que você pode obter com uma pós-graduação em Docência em Educação Física, certo? Isso porque uma especialização é capaz de estimular o desenvolvimento profissional, intelectual e pessoal em diversos aspectos, trazendo não apenas conceitos importantes, como também grandes reflexões.

Além de aprender a realizar um planejamento pedagógico para as aulas de Educação Física no Ensino Básico, é possível conhecer ainda mais sobre as produções científicas na área, desenvolvendo habilidades de leitura e escrita acadêmica.

Como é o trabalho do profissional da área?

O docente em Educação Física trabalha com o desenvolvimento de atividades multidisciplinares, que abordam tanto os conceitos teóricos quanto os práticos, em instituições de Ensino Básico.

Desse modo, o dia a dia do profissional será voltado para práticas educacionais em escolas, com alunos das mais variadas faixas etárias. Saber como adaptar o plano de ensino para as necessidades da turma é uma das principais habilidades necessárias para alavancar a carreira nessa área.

Além disso, ter um olhar atento sobre as necessidades individuais de cada aluno vai ajudar na preparação de aulas mais produtivas e que contribuem para o bem-estar da turma.

A empatia e a inteligência emocional são importantes também quando se atua em uma sala de aula. Afinal, o profissional estará lidando com pessoas diversas, e o respeito às particularidades de cada uma se torna fundamental.

Desse modo, da rotina de trabalho de um docente em Educação Física é possível esperar momentos profundos de planejamento de aulas, que podem envolver o estudo de cada turma e das atividades desenvolvidas. Além disso, há a dinâmica nas disciplinas, promovendo atividades que sejam lúdicas para estimular a participação dos alunos, mas que também sejam produtivas no que diz respeito à promoção de qualidade de vida.

Por que essa área é tão valorizada?

As aulas de Educação Física no ensino básico são propostas que ajudam no combate ao sedentarismo e no incentivo à adoção de hábitos saudáveis para a saúde desde o início da vida. Quando esse conhecimento é passado logo nos primeiros anos escolares, é possível conscientizar e diminuir as chances de surgimento de doenças crônicas, que podem ser prevenidas, em um país com mais da metade da população sedentária.

É por esse motivo que o trabalho do educador físico na Educação se torna tão importante e procurado pelas instituições de ensino públicas e privadas. A remuneração do profissional varia de acordo com a quantidade de aulas ministradas no mês, região, experiência, entre vários outros fatores. No entanto, o salário de um professor de Educação Física, no Brasil, gira em torno de R$ 2.251,00.

Como avaliar se o curso é de qualidade?

Quer saber o que você precisa avaliar para escolher uma pós-graduação de qualidade? O primeiro passo é verificar se a instituição de ensino é autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) e qual é a nota recebida para o curso. Geralmente, essas informações estão disponíveis no site da própria faculdade. Por isso, é importante verificar esse primeiro fator na hora de pesquisar um lugar para estudar.

Outro ponto importante é a avaliação do corpo docente. Contar com professores especializados na área em que você pretende se aprofundar faz toda a diferença na sua pós-graduação e no quanto é possível aproveitar os estudos.

Além disso, vale a pena observar a modalidade de ensino para encontrar aquela que mais combina com você. A Educação a Distância (EAD) tem sido cada vez mais procurada pelos alunos da pós-graduação, pois oferece uma maior flexibilidade de horários, sendo mais fácil encaixar os estudos na rotina.

Gostou de saber mais sobre a opção de docência em Educação Física? Então, aposte em uma instituição de ensino de qualidade, que ofereça um diferencial em sua carreira. Nos cursos da Unyleya, você pode aproveitar o melhor da EAD e ainda desenvolver uma série de habilidades profissionais que vão ajudar a se destacar no mercado.

Quer saber mais sobre os cursos da Unyleya? Então, confira todas as nossas opções de especialização em Educação Física!

3.5/5 - (2 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD