Connect with us

Especialize-se

Confira as principais áreas da Educação Física para se especializar

Está em busca de uma pós-graduação? Confira este post que traz as principais áreas da Educação Física para você se especializar.

áreas da educação física

Para quem se preocupa em evoluir cada vez mais na profissão, fazer uma pós-graduação é o caminho ideal para conquistar novas oportunidades de crescimento. Nesse sentido, existe um amplo leque de áreas da Educação Física para você se especializar e alavancar a sua carreira trabalhando com o que gosta.

Ter uma pós-graduação no currículo faz com que o profissional se destaque entre os concorrentes, o que é fundamental para ter acesso a cargos e salários mais altos no mercado de trabalho. Ademais, esse tipo de curso é útil não só para se manter atualizado, mas para dar um novo direcionamento à carreira.

Pensando nisso, preparamos este post para apresentar algumas das principais áreas da Educação Física nas quais você pode se especializar. Ficou curioso para conhecê-las? Continue a leitura!

Anatomia Funcional

Essa é uma especialização que permite ampliar os conhecimentos sobre um campo de estudo que não costuma ser abordado em detalhes nos cursos de graduação relacionados às ciências da saúde. Assim, é ideal para quem deseja ter uma noção mais aprofundada de Anatomia e Fisiologia, o que certamente leva a uma redução expressiva dos riscos de se cometer erros no exercício da profissão.

Com essa formação, uma das possibilidades é atuar na docência dessa disciplina em cursos de nível médio e superior. Para tanto, a grade curricular da pós-graduação em Anatomia Funcional inclui os seguintes temas:

  • Anatomia do Aparelho Locomotor;
  • Anatomia Seccional e por Imagem;
  • Modelagem 3D de Estruturas Anatômicas;
  • Neuroanatomia.

Atletismo

A pós-graduação em Atletismo é voltada para quem tem interesse em trabalhar com o ensino das várias atividades físicas que se enquadram nesse esporte, como corrida, saltos e lançamentos, entre outros. O profissional desenvolve habilidades e técnicas para observar o progresso dos alunos a fim de traçar o planejamento adequado para atingir os resultados ideais.

Além disso, o curso ainda atualiza o profissional no que se refere aos testes comumente utilizados nesse esporte e às tendências de performances mais atualizadas. A seguir, confira alguns dos conteúdos que compõem a sua estrutura curricular:

  • Desenvolvimento e Processos Evolutivos do Jovem Atleta;
  • Fisiologia do Exercício;
  • Iniciação ao Atletismo;
  • Metodologia do Atletismo.

Educação Física Adaptada

Entre as áreas da Educação Física, essa é especialmente voltada para o trabalho junto às pessoas com deficiência. Em vista disso, o foco do curso é compreender como os exercícios físicos podem ser adaptados e prescritos para esses indivíduos, além de entender a importância da inclusão em todos os ambientes, especialmente no meio educacional.

Para que isso seja possível, a especialização em Educação Física Adaptada estuda os temas a seguir, entre outros:

  • As Modalidades Esportivas e os Jogos no Âmbito Escolar;
  • Exercício Físico Adaptado para Pessoas com Deficiência Auditiva, Visual, Motora e Intelectual;
  • Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Fisioterapia Hospitalar

Essa é uma pós-graduação que capacita profissionais de Fisioterapia a atuar no ambiente hospitalar, atendendo pacientes ao longo do seu período de internação. Esse tipo de trabalho é fundamental para prevenir complicações respiratórias, atrofia dos músculos, úlceras de pressão em pessoas acamadas, entre outros problemas, além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Para tanto, o profissional aprende a avaliar o quadro de cada indivíduo, definir os procedimentos necessários e aplicá-los. Entre os principais temas abordados na especialização em Fisioterapia Hospitalar, estão:

  • Anatomia, Fisiologia e Fundamentos da Fisioterapia Hospitalar;
  • Assistência Ventilatória e Oxigenoterapia;
  • Terapia Intensiva no Paciente Crítico;
  • Urgências e Emergências.

Ginástica Laboral

Conforme os gestores das empresas se conscientizam da importância do bem-estar dos colaboradores, o curso de pós-graduação em Ginástica Laboral tem ganhado cada vez mais destaque entre as áreas da Educação Física. Isso porque esse campo de estudo tem como foco justamente a realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho, o que gera um impacto direto na produtividade das equipes.

Assim, essa formação permite que o profissional oriente a realização de atividades que incluem técnicas de alongamento, respiração e postura adequada, entre muitas outras, ajudando a prevenir doenças ocupacionais. Por isso, a grade curricular do curso é formada por temas como:

  • Biomecânica Ocupacional e Antropometria Aplicada;
  • Exercícios de Alongamento e Flexibilidade na Empresa;
  • Jogos e Ludicidade na Empresa;
  • Legislação e Normas Complementares à Ergonomia.

MBA em Academias, Fitness e Wellness

De modo geral, o MBA (Master of Business Administration) é um tipo de pós-graduação voltado para o ramo dos negócios. Logo, esse curso é indicado para quem quer atuar em uma das áreas da Educação Física mais populares: as academias de ginástica e outros estabelecimentos que promovem a saúde e o bem-estar por meio de exercícios físicos.

O foco dessa formação se divide entre a parte administrativa desse tipo de negócio e a função de orientador que o profissional de Educação Física exerce junto aos alunos. Por esse motivo, o MBA em Academias, Fitness e Wellness estuda os seguintes conteúdos:

  • Administração Esportiva;
  • Marketing Esportivo;
  • Motivação no Esporte e na Atividade Física;
  • Vendas e Relacionamento com o Cliente.

Treinamento Físico para a Terceira Idade

Essa especialização tem o objetivo de capacitar o profissional a atuar na orientação de atividades físicas para pessoas da terceira idade, levando em conta todas as particularidades dessa fase da existência. Com a expectativa de vida subindo cada vez mais, esse tipo de formação ajuda a melhorar a qualidade de vida da população em idade avançada.

Para isso, a pós-graduação em Treinamento Físico para a Terceira Idade explora uma série de conhecimentos sobre essa parcela da sociedade, a partir de disciplinas como:

  • Características da População Idosa;
  • Desenvolvimento e Processos Evolutivos do Indivíduo Idoso;
  • Medidas e Avaliações;
  • Treinamento de Força em Idosos.

Diante de tantas áreas da Educação Física para você se pós-graduar, é só encontrar aquela que mais desperta o seu interesse e investir nessa formação. Assim, saiba que a Unyleya é a maior instituição de ensino de pós-graduação a distância do Brasil. Temos a infraestrutura que você precisa e merece para dar continuidade aos seus estudos e se preparar para novos desafios e conquistas no mercado de trabalho.

Então, já descobriu qual curso você quer fazer? Confira o nosso site e saiba mais sobre essas e outras pós-graduações em Educação Física para se especializar!

5/5 - (2 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD