5 principais tendências do marketing esportivo

  • 20/jun/2018

5 principais tendências do marketing esportivo

Se existe algo capaz de unir pessoas dos mais diversos países por um só propósito, esse algo é o esporte. Os grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo da FIFA™ e os Jogos Olímpicos, estão aí para provar isso. Foi pensando nessa paixão que o setor enxergou no marketing esportivo uma oportunidade de inovação.

Por meio dele é possível estreitar e melhorar o relacionamento com o público, além, é claro, de aumentar os lucros que esses eventos promovem. Afinal, o mercado esportivo é um dos que mais movimenta dinheiro.

Mas você já sabe exatamente o que é marketing esportivo e quais são as suas tendências? É justamente sobre isso que falaremos neste artigo. Se você se interessou pelo tema e quer conhecer as principais apostas do setor para este e para os próximos anos, continue a leitura!

O que é marketing esportivo?

Cada vez mais em alta, o marketing esportivo é uma ferramenta eficiente e bastante lucrativa para gerar oportunidade de negócios. De um modo geral, trata-se do uso do esporte como ferramenta de engajamento e comunicação.

Dessa forma, é possível unir as peculiaridades do universo esportivo — que, além de marcas, times e grandes atletas, envolve emoção, paixão, entre outros sentimentos — à execução de artifícios do marketing.

Como resultado, há o aumento de receita e da popularidade de marcas, eventos e atletas, engajando o torcedor e estimulando o esporte em sua forma de negócio.

Pode-se dizer que, em grande parte dos países, o marketing esportivo é responsável não só pelos negócios, como também pelo desenvolvimento do culto aos esportes — e, como cada lugar tem suas próprias preferências esportivas, oportunidades são criadas continuamente.

Como o marketing esportivo funciona?

O esporte, como já mencionamos, é algo capaz de mexer com os mais diversos sentimentos. O principal deles é, certamente, a paixão do torcedor por determinada modalidade esportiva, time, atleta ou até mesmo um evento em si.

O marketing esportivo, então, funciona com o objetivo de trabalhar com foco nesses sentimentos, engajando pessoas e até mesmo atraindo novos adeptos. Quando bem elaborado e desenvolvido, sobretudo considerando as principais tendências da área, a premissa de retorno é positiva. A seguir, você pode conferir algumas das principais.

Quais são as principais tendências do marketing esportivo?

Assim como outros setores de marketing, o esportivo se vale de tendências que ajudam a guiar decisões e desenvolver campanhas cada vez mais eficazes. Confira as principais:

1. Promoção às atletas e equipes femininas

O número de torcedoras e apaixonadas por esportes cresceu bastante nos últimos anos, e esse é um fato que não pode ser ignorado pelo universo publicitário. Sendo assim, incluir as mulheres em ações de marketing esportivo é algo inevitável, correspondendo a uma das principais tendências do momento.

Atualmente, nos deparamos cada vez mais com atletas femininas embaixadoras de grandes marcas. Isso começou com estrelas do tênis como Maria Sharapova e Serena Williams, e hoje já atinge novos âmbitos, como o futebol.

Aqui, outro exemplo interessante de ação é a campanha da Nike que se tornou viral nas redes sociais, destacando os desafios que as mulheres muçulmanas precisam enfrentar quando se tornam atletas. Tudo isso foi feito para anunciar sua linha de produtos em 2018, a Hijab Pro (hijab, do árabe, corresponde ao lenço ou véu usado pelas mulheres islâmicas).

2. Fortalecimento dos programas de sócio-torcedor

Por terem passado por um período de estagnação (o que afetou negativamente os cofres dos clubes), os programas de sócio-torcedor vêm sendo fortalecidos e, hoje, são uma das principais tendências em marketing esportivo.

Agora, o foco desses programas é o desenvolvimento de mais ações de relacionamento com o sócio, com o objetivo de engajar e fidelizar esse torcedor. Para isso, são oferecidas ainda mais comodidades, além de benefícios exclusivos aos contribuintes.

3. Associação com causas sociais

O esporte é algo que vai além dos limites dos campos, das quadras, piscinas, arenas e demais meios onde é praticado. Nesse sentido, torna-se cada vez maior a importância dos atletas e entidades do meio esportivo — o que vai muito além dos resultados que alcançam em suas modalidades.

É possível afirmar que esses atletas costumam ser exemplos para parte da sociedade, ajudando também na formação de caráter dos seus fãs mirins, por exemplo. É justamente aí que entra uma das principais tendências de marketing esportivo dos últimos tempos: a associação com causas sociais.

No futebol, temos o exemplo da campanha para incentivar a doação de sangue realizada pelo Esporte Clube Vitória com a Penalty: “Meu sangue é rubro-negro”. Nela, as cores da camisa do time, antes preta e vermelha, passaram a ser branca e vermelha. À medida que as metas de doação eram batidas, a coloração original ia retornando aos poucos para a camisa do time.

4. Realidade virtual (RV)

A realidade virtual é definitivamente uma ferramenta revolucionária para a indústria publicitária. Isso porque, em vez de interromper as pessoas com uma chuva de anúncios, os profissionais de marketing conseguem oferecer experiências interativas que despertam a atenção e o interesse do consumidor.

Quando utilizadas no marketing esportivo, elas aproximam o fator interesse à emoção, proporcionando experiências que, além de lucrativas, se tornam marcantes.

Na Copa do Mundo da FIFA 2014™, por exemplo, a Coca-Cola promoveu uma ação na qual os participantes entravam em uma réplica do vestiário do Estádio do Maracanã e, em seguida, eram “transportados” para o campo por meio da realidade virtual, onde jogavam uma partida sem ao menos se levantarem de seus assentos.

Em 2016, a NBA (famosa liga norte-americana de basquete) passou a transmitir partidas em realidade virtual, o que impulsionou outras ligas a fazerem o mesmo, tornando a RV uma das principais tendências em marketing esportivo.

5. Redes sociais

Que as redes sociais são umas das grandes aliadas do marketing digital, não há sombra de dúvidas. Contudo, saiba que elas são também excelentes ferramentas para o marketing esportivo.

Os clubes vêm investindo cada vez mais pesado no mundo de oportunidades fornecido pelas redes. Visando entrar nesse mercado publicitário, passam a comercializar espaços em suas postagens e transmissões ao vivo (ou lives). Assim geram mais receita, conteúdo, engajamento e aumentam a interação com o torcedor.

Como fazer o marketing esportivo?

Existem diversas estratégias que podem ser adotadas para fazer o marketing esportivo. Todas elas são eficazes e podem ser selecionadas de acordo com as intenções da campanha e o tipo de público que se pretende atingir.

A seguir, listamos algumas opções, sendo que algumas possibilitam obter recursos e outras possibilitam maior visibilidade do esporte, atletas, marcas, entre outros.

Patrocinadores

Buscar patrocinadores é uma das principais ações para promover o marketing esportivo. Afinal, é preciso que haja recursos para realizar as campanhas — e eles vêm dessas empresas ou personalidades que decidem fazer esse investimento e prol do esporte.

O dinheiro dos patrocinadores é revertido tanto para a realização da divulgação quanto também para obter todos os recursos necessários, fazer a movimentação de equipes, adquirir equipamentos, entre muitos outros.

Campanhas de incentivo ao esporte

Clubes ou empresas do meio esportivo também podem realizar campanhas de incentivo ao esporte como uma estratégia de marketing. Elas aumentam a visibilidade daquilo que se está promovendo, mas ao mesmo tempo fazem a divulgação de uma determinada modalidade, estimulando as pessoas a adotar um estilo de vida mais saudável.

É válido lembrar que esse incentivo ainda traz outro retorno positivo quando quem o estimula trabalha com produtos relacionados ao esporte. Nesse caso, o público consumirá esses itens aumentando ainda mais a lucratividade da marca.

Ações sociais

Ações sociais são semelhantes às campanhas de incentivo, porém, nesse caso, o intuito é oferecer oportunidade para pessoas que têm dificuldade para praticar esportes ou manter contato com o meio esportivo.

Trata-se de incluir um público específico no mundo dos esportes, como crianças de comunidades ou de famílias de baixa renda, pessoas idosas, entre outras classes menos assistidas. Assim, a marca ou clube cultivará uma imagem positiva perante a sociedade, em função do belo trabalho realizado.

Eventos

A promoção de eventos também é uma excelente estratégia de marketing esportivo que atrai a atenção de um público muito amplo, em especial quando é bem planejada para atingir especificamente as pessoas que se pretende impactar.

Dessa forma, haverá uma ampla divulgação do clube ou da empresa, e até mesmo de um atleta em especial, porque seu nome estará associado a esse evento. Além da divulgação que será feita, também há a contribuição das próprias pessoas que compartilham com seus amigos e conhecidos, estendendo ainda mais o alcance da campanha.

Investimento em anúncios

Toda divulgação precisa ser feita com investimento em anúncios, e isso não é diferente para o marketing esportivo. Haverá necessidade de contratar espaços publicitários para ampliar a visibilidade daquilo que se pretende apresentar às pessoas.

Porém, não se esqueça de que existem diversos meios para anunciar, sendo essencial analisar qual é aquele que traz mais impacto em função dos resultados que querem ser atingidos. Pense também no público que tem interesse no que está sendo divulgado para definir qual é o melhor tipo de anúncio para impactá-lo.

Agora você já entende o que é marketing esportivo, conhece as suas principais tendências e descobriu algumas formas de realizá-lo. Principalmente junto às tecnologias, a busca por novas fontes de receita no setor impulsionam a criação de produtos e serviços para os torcedores, gerando novas experiências, emoções, engajamento e consolidando a marca.

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