Connect with us

Insights Confiáveis

Quais são as maiores vantagens de estudar a distância? Entenda aqui

Tempo de Leitura: 4 minutos

Um dos grandes obstáculos para quem já ingressou no mercado de trabalho é conseguir conciliar a rotina profissional com a educação continuada. Nesse cenário, a possibilidade de estudar a distância surge como a solução ideal para o problema.

A educação a distância é uma modalidade de ensino que leva a faculdade para dentro da casa do estudante. Assim, ele tem a oportunidade de colocar em prática os planos de adquirir novos conhecimentos que podem impulsionar sua carreira, ajudando-o a alcançar seus objetivos profissionais.

Se você ainda está em dúvida quanto aos benefícios de aderir à modalidade EAD, este artigo é perfeito para você! A seguir, vamos apresentar as principais vantagens de estudar a distância. Confira!

Flexibilidade

Uma das características mais marcantes da educação a distância é, sem dúvida, a flexibilidade e versatilidade que acompanham esse formato de curso. Uma vez que o processo de ensino-aprendizagem acontece por meio de um ambiente virtual, o aluno tem total liberdade para montar o plano de estudo que melhor se encaixa na sua realidade.

Isso significa que é possível estudar a qualquer momento, em horários flexíveis, ao contrário do que ocorre na modalidade presencial, quando o estudante precisa frequentar aulas na instituição de ensino em dias e horários predefinidos. Para quem tem uma rotina atribulada, com trabalho formal e outras responsabilidades, esse é o caminho para conciliar todas as atividades sem que uma interfira na outra.

Essa flexibilidade se estende para os locais onde o aluno pode estudar. Além de escolher os horários, ele também tem controle sobre o ambiente onde vai acessar os conteúdos curriculares. Pode ser em casa, no intervalo do horário de trabalho ou até em uma sala de espera. Todo o material fica à disposição para ser acessado a qualquer instante, quando for mais oportuno.

Custo reduzido

Na modalidade EAD, a instituição de ensino não precisa arcar com despesas como os salários de diversos professores em sala de aula, lecionando para uma turma de cada vez. Também não são necessários gastos com impressão de papéis e espaço físico, entre outros custos que pesam no orçamento.

Assim, o sistema de educação a distância sai mais em conta do que o presencial, o que acaba refletindo no valor que é cobrado dos discentes. Desse modo, o aluno encontra mensalidades com custo mais baixo em comparação com os valores praticados no ensino presencial.

A economia que o aluno faz ao aderir a esse modelo aumenta ainda mais se considerarmos que ele não precisa se preocupar com deslocamento e alimentação, por exemplo. Nada de gastar com combustível de carro, passagem de ônibus ou metrô e comida fora de casa. No fim das contas, o custo-benefício de estudar a distância é uma vantagem impossível de ignorar.

Variedade de cursos

A modalidade EAD tem se popularizado cada vez mais nos últimos anos, de forma que a oferta de cursos também aumentou. Atualmente, é possível encontrar uma grande variedade de graduações, pós-graduações e cursos de extensão a distância.

Essa variedade contempla, ainda, diferentes campos do conhecimento, desde licenciaturas em História ou Letras até bacharelados em Administração ou Ciências Contábeis, entre muitas outras graduações. A diversidade de pós-graduações lato sensu é ainda maior, atendendo às demandas de profissionais de vários ramos.

Assim, seja qual for a sua área de interesse, provavelmente já existe um curso EAD ideal para você. Na verdade, a lista de cursos existentes é tão longa que você pode encontrar não apenas um, mas uma série de opções para selecionar a que mais combina com o seu perfil e com o momento pelo qual você está passando na carreira.

[rock-convert-cta id=”3451″]

Cursos reconhecidos no mercado

O Ministério da Educação reconhece cursos EAD do mesmo modo que reconhece os do ensino presencial. Ambas as categorias são avaliadas com critérios rígidos que visam garantir a qualidade da educação brasileira em todos os níveis.

Logo, não pense que há qualquer demérito em optar por estudar a distância. Sua escolha deve se basear apenas nas suas preferências e necessidades. Para o MEC e para o mercado de trabalho, os diplomas dos cursos presenciais e EAD têm absolutamente o mesmo valor.

Contudo, vale ressaltar que, antes de fazer a matrícula, é importante procurar saber se a instituição de ensino e o curso escolhidos já são reconhecidos e regulamentados pelo MEC. Certifique-se de estar investindo seu tempo e recursos em uma faculdade que realmente vai dar o retorno que você merece.

Acesso a um ensino de qualidade

Em um país de proporções continentais como o nosso, nem todo mundo pode viver próximo a instituições de ensino renomadas. Muitas pessoas não tinham acesso a uma educação de qualidade simplesmente porque estavam longe dos centros urbanos ou porque não tinham a possibilidade de se deslocar até uma boa faculdade.

Nesse cenário, como dissemos no início deste artigo, a educação a distância leva a faculdade para dentro de casa — onde quer que essa casa esteja localizada. Graças à EAD, o ensino de qualidade está a disposição de qualquer pessoa com um computador e acesso à internet.

Dizer que a tecnologia encurta distâncias já se tornou um clichê, mas somente porque é verdade. Na era digital, ficou muito mais fácil continuar estudando, ainda que a sua localização pareça dificultar um pouco as coisas.

Aperfeiçoamento profissional

Voltamos ao ponto que é o seu grande motivo para continuar estudando, mesmo já estando no mercado de trabalho. Afinal, não há profissional que não possa se beneficiar com o desenvolvimento de novas habilidades e competências.

Nesse sentido, a educação a distância é exatamente o que você precisa para se aperfeiçoar sem ter que atrapalhar ou até mesmo interromper suas atividades profissionais. Além disso, o formato dos cursos EAD ajuda a exercitar a sua gestão de tempo, capacidade de organização e autonomia — habilidades que também são úteis na vida profissional.

Portanto, todas essas vantagens de estudar a distância evidenciam que não há qualquer motivo para continuar adiando a decisão de retomar os estudos. O mercado de trabalho exige profissionais que reconhecem a necessidade de estar sempre atualizados e valoriza aqueles que atendem a esse requisito. Por isso, não perca essa oportunidade de crescer na carreira.

Ficou interessado em estudar a distância? Entre em contato com a Faculdade Unyleya e conheça os nossos cursos EAD!

Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br
Guia completo para escolher o curso e a faculdade ideais sidebar

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.