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Guia de Carreiras

Quais são as habilidades necessárias para trabalhar com marketing?

Tempo de Leitura: 4 minutos

Trabalhar com marketing é atuar em um meio repleto de possibilidades de carreiras. Por se tratar de um segmento em alta, especialmente com a ascensão das estratégias voltadas para o meio digital, há uma demanda crescente no mercado por profissionais qualificados e capazes de suprir às demandas das empresas e agências.

Contudo, de uma coisa temos certeza: o perfil de quem trabalha na área é composto por algumas características e habilidades em comum. E foi pensando nisso que criamos este post para reunir os principais traços esperados do profissional.

Já vamos adiantando: se você quer trabalhar com marketing, mas notou que não conta com uma ou mais das habilidades listadas, não se preocupe. É perfeitamente possível desenvolvê-las, e mostraremos como no final do artigo. Vamos lá?

Capacidade analítica

Se você tem o costume de pesquisar sobre marketing e o que faz um profissional da área, certamente já se deparou com o conceito de “perfil analítico”, mas o que isso quer dizer na prática? Bom, a análise de dados e o acompanhamento de métricas são atividades que fazem parte da rotina de quem trabalha nesse campo, principalmente no meio digital.

Quando soltos, esses números e dados podem não fazer sentido algum para um gestor, por exemplo. No entanto, se analisados de maneira correta, são utilizados como base para a tomada de decisões e criação de estratégias de sucesso. Cabe ao profissional com perfil analítico saber coletar e analisar tais informações.

Ele consegue trabalhar com grandes volumes de dados e, a partir deles, produzir bons resultados, tomar conclusões mais acertadas e, com isso, possibilitar que a empresa tenha bons retornos sobre os investimentos feitos.

Dinamismo

O dinamismo faz parte da realidade do mercado, sobretudo na área de marketing. A tecnologia promove o surgimento de inovações constantes — fazendo com que o que é novo hoje possa se tornar obsoleto amanhã. Lidar com essas transformações requer a capacidade de ser dinâmico e acompanhar esse ritmo de otimização e automação.

O profissional dinâmico tem a capacidade de raciocinar rápido e seguir prontamente as últimas tendências, aplicando-as no dia a dia de trabalho. Com isso, ele não só potencializa as suas entregas, como também colabora com a produtividade do negócio.

Boa comunicação

Essa é uma habilidade essencial para quem quer trabalhar com marketing. No entanto, não confunda as coisas: aqui, não estamos falando do ato de conversar com todos e a todo momento.

Por mais que o bom relacionamento interpessoal seja necessário em todas as áreas, estamos nos referindo à capacidade de se expressar bem, de forma clara e objetiva — além de promover a interligação da comunicação entre diferentes setores.

Essa interação com os outros segmentos dentro de um negócio é algo bastante relevante para a eficiência do trabalho do profissional de marketing. Como dissemos, ele precisa analisar dados de diferentes áreas para chegar a insights valiosos, transmitindo-os aos gestores e demais colaboradores.

Sendo assim, nada mais vantajoso do que saber passar a informação de forma acertada, utilizando a linguagem correta para o entendimento de todos.

Criatividade

Além de lidar com análise de dados, o profissional de marketing precisa de boas ideias. Para tanto, a criatividade é uma característica fundamental. O fato é que há cada vez mais soluções eficientes no mercado e, para que um negócio obtenha destaque, ele precisa apresentar algo novo, ou seja, pensar em inovação e diferentes abordagens.

Por trás de toda campanha de marketing bem-feita, há uma boa ideia. E ela, na maioria das vezes, não surge da noite para o dia: é preciso todo um esforço por parte dos times para chegar a “sacadas” e estratégias diferenciadas que, de fato, despertarão o interesse do público-alvo da campanha. É justamente aqui que entra o exercício diário da criatividade.

Sim, a criatividade para quem quer trabalhar com marketing pode (e deve) ser estimulada constantemente. Sendo assim, nada de desânimo ao achar que não consegue ser criativo o tempo todo.

A verdade é que quase ninguém consegue — até mesmo escritores têm fases nas quais pensar em algo novo é difícil. Por outro lado, quanto mais você se atualizar, ler e consumir conteúdos (até mesmo séries e filmes), mais desenvolverá essa habilidade.

Trabalho em equipe

Se você quer atuar com marketing, deve saber de antemão que o trabalho em equipe é crucial. Por mais que o profissional tenha uma única função dentro da empresa, por exemplo, o desenvolvimento de boas ações só será possível porque todos os membros do time trabalham em conjunto.

Enquanto um produz o conteúdo, outro cuida da sua divulgação, outro do seu acompanhamento, outro da análise de dados etc. Esse senso de colaboração deve estar presente no profissional de marketing, que também deve ser sempre solícito e buscar entender como anda o trabalho dos outros membros da equipe, podendo contribuir com ideias e visões.

Tal comportamento colaborativo sempre será a base de projetos bem-sucedidos e lucrativos para a empresa.

Curiosidade

O surgimento constante de novas tendências é uma realidade no marketing. Ter curiosidade para entendê-las, descobrir suas origens e saber por que elas estão dando certo é uma característica em comum para os profissionais que trabalham na área.

Essa é uma forma de compreender de forma mais estreita os gostos e interesses do público-alvo — ponto-chave para criar ações de sucesso, não concorda?

Dessa forma, se você é daquele tipo de pessoa que está sempre ligada no que está acontecendo ao seu redor e não sossega enquanto não encontra as respostas para o que está procurando, pode ficar feliz! Suas chances de se dar bem ao trabalhar com marketing são promissoras!

A curiosidade ajuda na atuação do profissional da área, fazendo com que ele consiga criar laços com o consumidor e desenvolver estratégias que vão de acordo com seus hábitos de consumo.

E quanto às possibilidades de carreira?

No início deste post, falamos sobre como são amplas as possibilidades de atuação para o profissional de marketing. Ao buscar desenvolver em seu perfil as habilidades detalhadas até então, ele pode atuar entre diversos segmentos com:

Com tantas opções, o caminho mais recomendado para quem se forma em marketing é certamente não parar na graduação. A demanda das empresas está voltada cada vez mais aos profissionais especializados em algum segmento do ramo, portanto, é interessante investir em uma pós-graduação ou MBA executivo na área de preferência.

Essas foram as habilidades que compõem o perfil do profissional que quer trabalhar com marketing. A melhor forma de desenvolvê-las, ou até mesmo aperfeiçoá-las e ficar por dentro das principais tendências de mercado, é apostar em uma boa formação. Como falamos, existem graduações e diversas opções de pós-graduação na área — basta escolher a que mais se alinha aos seus objetivos.

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