Connect with us

Carreiras na Pós

Fonoaudiologia Hospitalar: entendo o que é e a importância da especialização

Fonoaudiologia Hospitalar: entendo o que é e a importância da especialização

O estudo da comunicação dos humanos é feito por uma área conhecida como Fonoaudiologia. Essa é uma profissão com várias vertentes, sendo a Fonoaudiologia Hospitalar uma das que têm maior destaque atualmente.

Essa área da Fonoaudiologia desempenha um papel fundamental no cuidado e na reabilitação de pacientes internados em ambiente hospitalar, além de ser um segmento interessante para quem busca uma pós-graduação, com muitas oportunidades no mercado de trabalho.

Ao longo da nossa conversa, vamos explorar mais detalhadamente o que é a Fonoaudiologia Hospitalar e tirar dúvidas como onde esse profissional pode atuar. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que é Fonoaudiologia Hospitalar?

Já falamos um pouquinho sobre isso no início da nossa conversa, mas que tal aprofundarmos mais os nossos conhecimentos sobre a Fonoaudiologia Hospitalar? 

Como mencionado, essa é a área que se dedica ao atendimento de pacientes internados em hospitais. Seu principal objetivo é promover a reabilitação e melhorar a qualidade de vida desses pacientes. Isso é feito a partir da implementação de estratégias que melhoram não só a comunicação, mas também a função auditiva, a deglutição e outros processos envolvidos.

Os fonoaudiólogos hospitalares trabalham em estreita colaboração com uma equipe multidisciplinar, que inclui médicos, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais de saúde, para garantir um cuidado integrado e completo aos pacientes. Ou seja: são parte de um time que tem como objetivo garantir bem-estar e qualidade de vida àqueles que precisam! 

Onde esse profissional pode atuar?

Mesmo no ambiente hospitalar, o profissional da Fonoaudiologia Hospitalar pode atuar em diversos espaços. Conheça algumas das possibilidades abaixo!

Unidades de Terapia Intensiva (UTI)

Começaremos pela atuação importante desse profissional nas Unidades de Terapia Intensiva. Sabemos que esse é um dos momentos mais desafiadores da estadia dos pacientes nos hospitais e o fonoaudiólogo pode colaborar de forma intensa e direta para o bem-estar e recuperação desses indivíduos.

Nas UTIs, o fonoaudiólogo hospitalar ajuda a cuidar de pacientes em estado crítico. Ele realiza avaliações e intervenções terapêuticas para garantir a funcionalidade da fala, deglutição e comunicação desses pacientes, considerando as particularidades e os desafios de cada quadro. Tudo personalizado e individualizado!

Oncologia

Os casos de câncer não param de crescer. Isso é uma pena, mas a boa notícia é que há cada vez mais métodos para a identificação precoce da doença e tratamentos que promovem a cura ou o controle da doença de forma interessante para todos os envolvidos.

Na área oncológica, o fonoaudiólogo hospitalar atua no tratamento de pacientes que enfrentam, principalmente, o câncer de cabeça e pescoço. Ele auxilia na reabilitação das funções de fala, deglutição e comunicação, seja por meio de terapias, adaptação de dispositivos ou orientações para o paciente e sua família.

Neurologia

Nos hospitais, também há muitos pacientes internados para tratar questões neurológicas. As afecções ao sistema nervoso são responsáveis por gerar problemas diretos na fala e na comunicação, assim como na capacidade de engolir e de realizar outras tarefas no dia a dia.

Bons exemplos disso são as lesões cerebrais ou os casos de sequelas de acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Nesse caso, o fonoaudiólogo hospitalar trabalha em conjunto com a equipe médica para desenvolver estratégias terapêuticas personalizadas para cada caso, visando a melhora do bem-estar de cada paciente.

Estes são apenas alguns exemplos de áreas em que o profissional especializado em Fonoaudiologia Hospitalar pode atuar dentro dos hospitais. Mas uma coisa é certa: em todas elas, a participação deste indivíduo é crucial para a recuperação dos pacientes. Sendo assim, é uma área que tem tudo para crescer muito nos próximos anos!

Qual é a Importância da Especialização em Fonoaudiologia Hospitalar?

Está gostando de saber mais sobre a Fonoaudiologia Hospitalar? Agora, é hora de conversarmos sobre os caminhos para chegar até essa especialidade e, claro, a importância de segui-los.

A melhor forma de se tornar um fonoaudiólogo hospitalar é a partir de uma pós-graduação. Esse caminho ajuda com a qualificação do futuro profissional e promove outros benefícios, incluindo a otimização do networking.

A especialização em Fonoaudiologia Hospitalar é essencial para que o profissional adquira conhecimentos específicos e habilidades necessárias para atender aos pacientes e compreender as suas especificidades.

Algumas vantagens são:

  • ampliar os conhecimentos sobre as particularidades do atendimento hospitalar;
  • desenvolver habilidades técnicas avançadas;
  • aprender a lidar com situações desafiadoras
  • obter uma visão mais aprofundada sobre patologias comuns encontradas no ambiente hospitalar, etc.

Conheça a Unyleya!

Na escolha de uma pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar, não pense duas vezes e venha para o curso oferecido pela Unyleya! Alguns dos nossos diferenciais são:

  • corpo docente altamente qualificado e com experiência na área;
  • conteúdo programático abrangente, voltado para as principais tendências atuais do setor;
  • metodologia de ensino inovadora, que combina teoria e prática de forma integrada.
  • aprendizado 100% online, com a possibilidade de ver as aulas onde e quando quiser;
  • duração de 11 meses com carga horária de 580 horas, uma das maiores do mercado;
  • possibilidade de networking com profissionais da área.

Sendo assim, ao investir em uma pós-graduação na Unyleya, você está investindo em seu futuro e também na recuperação dos seus pacientes. Com uma grade muito abrangente e aprofundada, você vai ganhar mais do que um diploma. Receberá, também, a capacidade de mudar a vida dos seus pacientes para a melhor!

E a vantagem é que tudo isso pode ser feito de modo completamente online, possibilitando a integração entre os seus estudos e o seu trabalho no cotidiano. É uma boa forma de você já ir aplicando os conhecimentos enquanto estuda, treinando no dia a dia e se capacitando de forma prática e teórica!

Como podemos ver, a Fonoaudiologia Hospitalar desempenha um papel essencial na reabilitação e qualidade de vida dos pacientes internados em hospitais. Então, não perca tempo e invista em uma especialização na área, a fim de ajudar as pessoas que precisam e fazer com que novas oportunidades profissionais surjam em seu caminho!

Para isso, conheça o curso de pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar da Unyleya! 100% online e feito por profissionais que realmente entendem do assunto, essa é a estratégia perfeita para conduzir a sua carreira no caminho certo.

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD