Connect with us

Inicie Sua Carreira

Vale a pena ingressar no mercado da saúde? Esclarecemos 6 dúvidas!

Quer trabalhar no mercado da saúde? Este post vai esclarecer as suas principais dúvidas sobre a área. Confira agora mesmo!

mercado da saúde
Tempo de Leitura: 4 minutos

A área da saúde costuma atrair muitas pessoas, tanto por causa da variedade de profissões que esse ramo engloba quanto pelo desejo de realizar um trabalho capaz de fazer a diferença na sociedade. Entretanto, assim como acontece em qualquer outro setor, é comum se perguntar se realmente vale a pena ingressar no mercado da saúde.

O questionamento é válido, porque é preciso dedicar tempo e recursos financeiros a fim de se qualificar e atuar na área. Ademais, é importante buscar informações de modo a conhecer as diversas possibilidades de carreira disponíveis e entender o que deve ser feito para se tornar um profissional bem-sucedido.

Pensando nisso, este post foi desenvolvido para esclarecer as suas principais dúvidas em relação ao mercado da saúde. Acompanhe!

1. Qual é o panorama do mercado da saúde no Brasil?

Com uma população superando a marca dos 210 milhões de habitantes, o Brasil tem um mercado da saúde aquecido e que precisa estar em constante expansão. Além disso, as necessidades do setor por profissionais crescem ainda mais conforme a expectativa de vida aumenta.

Em 2017, por exemplo, já eram 30,3 milhões de idosos acima dos 60 anos no país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representando quase 15% da população. Isso significa que cada vez mais cidadãos devem precisar de atendimento médico, exames e medicamentos, entre outros serviços e produtos, para envelhecer com qualidade de vida.

Tudo isso exige um investimento significativo em hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de saúde, tanto no setor privado quanto no público. Consequentemente, são necessários milhões de profissionais com diversas formações e especialidades para dar todo o suporte à população.

2. Quais são as oportunidades no mercado de trabalho na área da saúde?

Diante do panorama descrito acima, é possível prever como a área da saúde reserva uma série de oportunidades no mercado de trabalho da iniciativa privada e do Sistema Único de Saúde (SUS). Muitas regiões do país, inclusive, sofrem com a falta de profissionais, o que se torna uma garantia de emprego para recém-formados.

As chances de crescer na profissão também são muitas, especialmente quando o profissional decide fazer, além da graduação, uma pós-graduação na área da saúde. Afinal, embora as oportunidades já sejam abundantes, elas são ainda melhores para os mais qualificados e experientes.

A seguir, listamos alguns dos campos de estudo que você pode explorar nesse setor:

  • Biomedicina;
  • Educação Física;
  • Enfermagem;
  • Estética e Cosmética;
  • Farmácia;
  • Fisioterapia;
  • Fonoaudiologia;
  • Medicina;
  • Nutrição;
  • Odontologia;
  • Psicologia.

Além das oportunidades de trabalho que são voltadas diretamente para os cuidados com os pacientes, a área também necessita de profissionais especializados na parte administrativa dos estabelecimentos de saúde. Assim, quem tem formação em Gestão Hospitalar costuma ser bastante requisitado.

3. Como ingressar no mercado da saúde?

Para se tornar um profissional da saúde, é importante escolher um curso com o qual você se identifique e se dedicar bastante para obter uma boa formação. Vale ressaltar que esse trabalho tem grande impacto sobre as vidas das pessoas. Por isso, evidencia-se a necessidade de ter um preparo adequado antes de ingressar no mercado.

Quando souber qual profissão quer ter na área da saúde, é interessante fazer um planejamento de carreira. Assim, poderá conhecer as etapas que precisa cumprir até chegar ao destino escolhido em sua vida profissional. A partir disso, você conseguirá investir na capacitação ideal para atingir seus objetivos.

4. Onde é possível atuar na área da saúde?

Embora os locais mais associados ao ofício dos profissionais da saúde sejam os hospitais, as clínicas e os consultórios particulares, esse mercado conta com uma ampla lista de estabelecimentos nos quais é possível trabalhar. Algumas profissões, como as de biomédico e farmacêutico, por exemplo, incluem muitas atividades realizadas em laboratórios.

Outros exemplos de lugares menos convencionais são as casas de repouso, os spas, as academias de ginástica e as escolas. Também é possível prestar serviços na própria casa do paciente ou em empresas de diversos setores, o que é bastante comum para profissionais de Enfermagem e Fisioterapia. Tudo depende da profissão e da área de atuação escolhidas.

5. Quais são as tendências do mercado da saúde?

A área da saúde precisa evoluir constantemente não só para oferecer cada vez mais opções de tratamentos e serviços, mas de modo a melhorar a forma como são prestados. Por isso, listamos aqui algumas das principais tendências do mercado da saúde que vão influenciar a atuação profissional de quem pretende seguir carreira no setor:

  • foco em resultados: os investimentos em saúde devem priorizar programas de prevenção e tratamentos;
  • serviços de saúde personalizados: as operadoras de planos de saúde devem levar as características de cada beneficiário em conta para oferecer serviços personalizados;
  • uso da tecnologia: big data, blockchain e aplicativos de inteligência artificial são alguns exemplos de como a tecnologia pode ser usada a favor do mercado da saúde.

6. Qual é a importância da educação continuada?

Uma vez que esse setor está sempre passando por transformações, graças às inúmeras pesquisas e descobertas sendo feitas, continuar estudando depois da graduação é essencial para se manter atualizado. Por isso, o ideal é escolher uma especialização na área da saúde e continuar se capacitando.

A formação como especialista é útil não só para que o profissional se atualize, mas também para ele se destacar no mercado da saúde, conseguindo salários mais altos e posições de liderança. Além disso, esse é um diferencial muito importante a quem vai prestar concurso público, posição comumente almejada devido à estabilidade oferecida.

A partir de todas essas informações, fica evidente como o mercado da saúde reserva grandes oportunidades aos que se dedicam a ser bons profissionais. Portanto, analise as opções de curso disponíveis, descubra qual delas melhor combina com você e escolha uma boa instituição de ensino para obter uma formação de qualidade e dar início a sua carreira.

Gostou de conhecer melhor o mercado da saúde? Que tal continuar se informando sobre o tema? Antes de ir, confira também o nosso post sobre Gestão de Serviços de Saúde e saiba como essa área funciona!


Comentários

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.