Connect with us

Inicie Sua Carreira

Gestão Ambiental ou Segurança do Trabalho? Ajudamos a decidir!

Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho são áreas em ascensão no mercado. Leia as vantagens de cada graduação e faça a escolha certa!

gestão ambiental ou segurança do trabalho

A escolha da profissão pode gerar ansiedade, confusão, pressão e incertezas, independentemente da fase de vida. Afinal, as decisões que tomamos impactam o nosso futuro, por isso são muito comuns as dúvidas até mesmo entre cursos diferentes, como Gestão Ambiental ou Segurança do Trabalho.

As duas opções são tecnólogos, o que fornece uma visão mais abrangente da área. A grande vantagem é a duração dos cursos, eles variam de 2 a 3 anos. Com isso, em pouco tempo os alunos já estarão preparados para entrar no mercado de trabalho.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer as diferenças entre Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho e fazer a melhor escolha. Boa leitura!

O que faz o gestor ambiental?

O gestor ambiental estuda a relação do ser humano com o meio ambiente. O trabalho do profissional é focado na gestão da biodiversidade, no bom uso dos recursos naturais e na minimização dos impactos ambientais causados pela exploração antrópica.

A Gestão Ambiental engloba três grandes setores: social, econômico e ambiental. Quem opta por essa área pode trabalhar em empresas privadas e órgãos públicos ou empreender, atuando como consultor ambiental.

Sustentabilidade, meio ambiente e preservação são três conceitos cada vez mais importantes para a sociedade. No ambiente empresarial, isso não é diferente, e as instituições vêm criando mecanismos e ferramentas voltados à conservação ambiental, principalmente para tornar as atividades humanas mais sustentáveis, visando utilizar os recursos naturais de forma inteligente.

Ainda, o cumprimento das leis ambientais e o desenvolvimento de atividades econômicas não prejudiciais às futuras gerações não são mais vistos como um custo, mas como investimento. Esses fatores são cada vez mais importantes na estrutura de qualquer empresa que busca um crescimento duradouro e sustentável.

E o tecnólogo em Segurança do Trabalho?

O tecnólogo em Segurança do Trabalho pode atuar na avaliação, administração e fiscalização dos riscos de acidentes de qualquer empresa. Entre as suas funções, estão:

  • orientar os colaboradores sobre o uso de equipamentos de proteção individual;
  • auxiliar empresas em assuntos relacionados à segurança e higiene no ambiente de trabalho;
  • emitir laudos técnicos;
  • ministrar palestras sobre Segurança do Trabalho.

Com a globalização e a rápida transmissão de informações, qualquer incidente pode influenciar de forma negativa a imagem do negócio. Por isso, o trabalho do tecnólogo em Segurança do Trabalho capacitado tem sido essencial para as empresas.

Evitar acidentes ou problemas passou a ser prioridade para as organizações que não desejam ser relacionadas a fatos nocivos. A imagem é o que um negócio tem de mais importante, e zelar por ela é fundamental.

Gestão Ambiental: quais são as vantagens e desvantagens?

Por ser uma área que vem ganhando destaque nos últimos anos, os coordenadores desse curso consideram como está o mercado de trabalho para elaborar a graduação. Com isso, os profissionais desenvolvem habilidades e conhecimentos de acordo com a demanda das empresas.

Outra vantagem é que o gestor ambiental pode abrir sua própria empresa ou atuar de forma autônoma, com liberdade de horários e independência no trabalho. Ainda é importante lembrar que o diploma de tecnólogo permite que o profissional faça uma pós-graduação, como mestrado e doutorado.

Uma desvantagem está na concorrência das vagas, pois algumas funções também podem ser exercidas por engenheiros ambientais. Além disso, o gestor ambiental realiza funções mais administrativas, o que pode não ser uma boa notícia para quem quer trabalhar próximo à natureza. Dentro das grandes indústrias, seu papel é emitir licenças ambientais e criar projetos.

Segurança do Trabalho: quais são as vantagens e desvantagens?

As principais vantagens do tecnólogo em Segurança do Trabalho são ter um diploma de nível superior e ser capaz de conduzir equipes e processos de atividades preventivas multidisciplinares. Além disso, o profissional pode atuar em auditorias e vistorias periciais, o que amplia as oportunidades no mercado.

A maior desvantagem do curso está no mercado de trabalho um pouco mais restrito. A profissão não é obrigatória pelas Normas Regulamentadoras, ao contrário do que ocorre com o técnico.

O que levar em consideração ao escolher um dos dois cursos?

Antes de decidir entre Gestão Ambiental ou Segurança do Trabalho, é importante definir as suas prioridades de vida, alinhando-as às suas habilidades e motivações. Entenda como fazer a melhor escolha.

Defina seus objetivos

O primeiro passo é determinar quais são os seus objetivos a médio e longo prazo. Você deseja ter uma rápida inserção no mercado de trabalho ou prefere continuar os estudos em um mestrado e doutorado? O curso tecnólogo permite seguir os dois caminhos.

Além disso, a graduação em Gestão Ambiental tem duração de 2 anos, enquanto o tecnólogo em Segurança do Trabalho, de 3 anos. Você também pode levar esse prazo em consideração antes de se decidir.

Analise suas preferências

Depois, faça uma reflexão sobre o seu perfil profissional e a área do conhecimento que você mais gosta. Para isso, pense nas disciplinas cursadas durante o período escolar e defina quais são as que você mais se identifica e gostaria de estudar com mais profundidade.

A base do curso de Gestão Ambiental é formada por matérias como Química, Física, Biologia, Geologia e Meteorologia. Já na Segurança do Trabalho você vai estudar Matemática, Computação, Estatística, Gestão de Pessoas e Psicologia do Trabalho.

Avalie suas habilidades

Outro ponto importante é identificar suas competências pessoais. No momento de avaliar quais são os cursos que mais despertam o seu interesse, considere os seus talentos, as suas características positivas e os seus pontos fracos.

Nem sempre as nossas habilidades coincidem com as nossas preferências. Algumas pessoas adoram as aulas práticas de Química, mas têm muita dificuldade para lidar com cálculos e fórmulas. Nesse caso, o ideal é pensar que você terá de se dedicar ainda mais aos estudos.

Os cursos de Gestão Ambiental ou Segurança do Trabalho podem ser feitos na modalidade EAD. Esse modelo de ensino é dinâmico e inovador, desenvolvido para a formação de conceitos e competências atuais. Com o Ambiente Virtual de Aprendizagem, os alunos podem realizar atividades acompanhados por professores especialistas e ter acesso a materiais de qualidade.

Já escolheu o melhor curso para você? Então, entre em contato conosco e conheça os diferenciais da Unyleya!

1.9/5 - (7 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD