Connect with us

Especialize-se

Liderança em Enfermagem: saiba por que se tornar um líder de sucesso!

Quer fazer sua carreira na Enfermagem decolar? É só acessar nosso post para saber como conquistar a posição de líder nessa área!

liderança em enfermagem
Tempo de Leitura: 4 minutos

Quem decide ser enfermeiro vai construir uma carreira voltada para o cuidado do paciente. É um trabalho que deve ter a qualidade e segurança em primeiro lugar, já que lida com a vida das pessoas. Nesse contexto, ganha destaque a liderança em Enfermagem, visto a importância de ter um profissional para gerenciar todos os processos e equipes.

Mas o que define um líder e quais as características e o papel de um enfermeiro que pretende assumir essa posição? Continue a leitura, descubra as respostas para essas questões e saiba também como se preparar para liderar nessa área e ter uma carreira de sucesso!

O que é ser um líder?

Quando se fala em liderança na Enfermagem, estamos nos referindo a alguém que tem a visão global de seu campo de atuação, ou seja, dialoga com diferentes atores, como: gestores da clínica ou hospital, equipes de enfermeiros, técnicos e auxiliares, outros profissionais, como os médicos, além de pacientes e seus acompanhantes.

Ser líder é bastante diferente de apenas exercer uma chefia, em que a pessoa simplesmente dá ordens. Tem relação com gerenciar uma área em busca dos melhores resultados, por isso é uma posição construída a partir da motivação e valorização das potencialidades de todos que compõem a equipe.

Quais são as 5 características principais de um enfermeiro líder?

Quer entender melhor qual é o perfil de um enfermeiro líder? Descubra a seguir as principais características para ter sucesso nesse cargo.

1. Responsabilidade

Como sua função é gerenciar os procedimentos e o trabalho de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, além de fazer a comunicação com a equipe médica, percebe-se que a liderança em Enfermagem é um cargo de alta responsabilidade.

Por isso, é importante ser comprometido, estar sempre próximo às equipes para acompanhar tudo o que está sendo realizado e ser proativo, de modo a antecipar situações para evitar consequências mais sérias para a saúde e bem-estar dos pacientes.

2. Autoconhecimento

Entender seus pontos fortes e fracos é essencial para se tornar um líder, principalmente na área da saúde. O autoconhecimento vai ajudar o enfermeiro a descobrir suas dificuldades e buscar meios de superá-las. Permite ainda que ele conheça suas reações e impulsos para que possa trabalhar de um modo mais equilibrado, visto que é uma profissão marcada por muita tensão e turnos exaustivos.

3. Boa comunicação

Como dissemos, o enfermeiro está envolvido com pessoas de várias áreas diferentes, dessa maneira, precisa saber como se comunicar da melhor forma com cada um.

Deve ainda delegar funções para sua equipe, de modo que transmita as orientações de maneira clara e consiga dar feedbacks para que todos possam se aprimorar e corrigir suas falhas.

Por fim, precisa conversar com pacientes e familiares de um modo humanizado, afinal, são pessoas que, geralmente, estão passando por um momento delicado e, assim, buscam acolhimento do profissional.

4. Organização e planejamento

Para fazer a liderança na Enfermagem, o profissional precisa ser organizado com todos os documentos relacionados ao atendimento de cada paciente e também saber como planejar, principalmente em relação ao turno das equipes, visto que é um trabalho que funciona 24 horas por dia.

5. Atualização

Por último, saiba que não dá para ser líder se não estiver atualizado em sua área. Por isso, é recomendado que o enfermeiro acompanhe livros, revistas, artigos científicos e outras publicações da sua área e também participe de eventos do setor para ficar por dentro de equipamentos, tendências na saúde e de outras técnicas voltadas para o cuidado do paciente.

É fundamental ainda que o profissional esteja sempre aberto ao conhecimento, realizando cursos de aprimoramento.

Qual é o papel do enfermeiro como líder da equipe?

O líder faz a distribuição e orientação das atividades para outros profissionais da Enfermagem, além de avaliar o atendimento e cuidados prestados aos pacientes. Deve ainda ter conhecimento sobre os pontos fortes e fracos de sua equipe para saber como delegar melhor as funções sem comprometer a segurança dos pacientes.

É o profissional que faz a gestão de uso de equipamentos e de materiais e que também realiza a comunicação com setores administrativos, pacientes e familiares.

Como é a pós-graduação em Liderança em Enfermagem?

Ficou interessado em se tornar um líder na Enfermagem? Então não perca tempo e procure um curso de pós-graduação na área. Dessa maneira, você aprimora seus conhecimentos técnicos e habilidades, o que vai valorizar seu currículo e aumentar as oportunidades de conseguir as melhores vagas na área.

A dica é procurar um curso de qualidade, de uma instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Especialização online

Sabemos que a rotina do enfermeiro é sempre corrida e marcada por turnos longos. Diante disso, como conciliar trabalho e estudos? A resposta é simples: invista em uma especialização na modalidade de educação a distância (EAD) em Liderança em Enfermagem, como a oferecida pela Faculdade Unyleya.

O curso dura 10 meses (360 horas) e oferece um conteúdo programático completo, em que o aluno acompanha as disciplinas de:

  • Coaching e Mentoring em Serviços de Saúde;
  • Desenvolvimento Profissional;
  • Elaboração e Gestão de Projetos;
  • Gestão de Conflitos;
  • Gestão de Pessoas em Saúde;
  • Gestão de Serviços de Enfermagem;
  • Liderança em Enfermagem;
  • Liderança, Trabalho em Equipe e em Ambiente Multicultural;
  • Negociação — Habilidades e Técnicas.

A vantagem é que se trata de uma formação 100% online, ou seja, você pode assistir às aulas nos horários e locais mais convenientes. Há apenas um encontro presencial para a realização da prova ao final do curso. Além disso, não há a exigência de entregar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

É, portanto, sua oportunidade de se capacitar para conquistar salários melhores assumindo um cargo como líder na Enfermagem.

Se você se formou como enfermeiro, sabe que encontra boas oportunidades no mercado. No entanto, se você sonha com posições de maior destaque, vai precisar se capacitar na área de liderança em Enfermagem. Assim, caso esse seja seu objetivo profissional, comece a se organizar para cursar a pós-graduação a distância!

Ficou interessado na especialização oferecida pela Faculdade Unyleya? Entre em contato com nossa equipe e descubra todos os diferenciais desse curso que vai fazer sua carreira decolar!


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.