Connect with us

Carreiras na Pós

Pós-graduação em endodontia: veja como funciona e suas vantagens!

A pós-graduação em Endodontia oferece diversas possibilidades de trabalho para você. A seguir, confira como é o curso na Unyleya!

pós graduação em endodontia

Quem faz Odontologia cuida, entre outras coisas, dos nossos dentes. Mas sabia que existe um profissional específico para tratar a polpa dentária? Ou seja, toda a área interna do dente. Esse é o especialista que fez pós-graduação em Endodontia e é capaz de prevenir e tratar doenças que acometem esta parte. Na prática, é ele quem salva os dentes. 

Neste post, entenda melhor o que esse profissional faz. Veja também como é a pós em Endodontia e por que ela é uma ótima especialização para você. Boa leitura! 

Afinal, o que um endodontista faz? 

O endodontista trata da parte interna dos dentes, mas por que isso é tão importante? Podemos começar pelo fato de que, seja por um trauma ou bactéria, a raiz do dente pode sofrer uma inflamação, que leva a riscos para a saúde de modo geral. 

Isso porque ela é uma estrutura pequena, mas interligada a nervos e vasos sanguíneos. Assim, qualquer condição que afete a polpa dentária pode ser espalhada facilmente pelo corpo. Por isso, é preciso a intervenção de um especialista de diversas maneiras. A seguir, confira algumas delas! 

Tratamento de canal 

Nesse tratamento, o objetivo é aliviar a dor e salvar um dente comprometido. Sendo assim, o endodontista pode fazer a remoção da polpa do dente, limpá-lo e remodelar os canais do dente, finalizando com uma obturação para selar. 

Tratamento de dor de dente 

Quando o dente dói, significa que algo está errado. Sendo assim, o especialista em Endodontia é responsável por investigar a dor e propor as melhores formas de tratar o dente, sem que ele sofra danos maiores.

Ou seja, antes de retirar um dente, o profissional entenderá a complexidade do problema por meio de exames e sugerirá formas de tratamento para impedir a remoção. 

Prevenção de infecções graves 

Uma cárie profunda, um dente lascado ou outra condição pode levar a infecções graves. Por isso, é função do endodontista preveni-las, por meio da interferência no dente com o tratamento certo. Aliás, pode até ser necessária a cirurgia endodôntica, que investiga fraturas mínimas, por exemplo. 

Como é a pós-graduação em Endodontia? 

Após aprender a importância do especialista, está na hora de entender como funciona a pós-graduação em Endodontia. Basicamente, ela é acessível e está disponível em diversas faculdades.

Na Unyleya, o curso tem carga horária de 540 horas (13 meses) e conta com conteúdos que auxiliam tanto na atuação do dia a dia quanto na formação específica em si. Por exemplo, você terá disciplinas como: 

  • Noções de Endodontia (Abertura, Preparo Químico-Mecânico e Obturação); 
  • Ética e Legislação Odontológica; 
  • Desenvolvimento Pessoal e Profissional nas Carreiras da Saúde
  • Bioestatística e Epidemiologia; 
  • Retratamento Endodôntico;
  • Instrumentos Endodônticos (Manuais, Rotatórios e Reciprocantes).

O mercado de trabalho 

Segundo a companhia de pesquisa de Marketing, Mordor Intelligence, o mercado de Endodontia é promissor para os próximos anos. 

Na amostra do documento “Tamanho do Mercado de Endodontia e Análise de participação – Tendências e previsões de crescimento (2023 – 2028)”, publicado em 2022, entre 2023 e 2028, espera-se uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 5,30%, no mercado global de Endodontia. Conforme o relatório, isso se daria porque: 

“Os principais fatores que impulsionam o crescimento do mercado incluem aumento da incidência de doenças periodontais, aumento da população geriátrica, avanços tecnológicos na terapia endodôntica, aumento da conscientização sobre higiene bucal e turismo odontológico, entre outros.”

Ou seja, diante das possibilidades de o segmento de Endodontia crescer nos próximos anos, inclusive por razões específicas, como turismo odontológico, quem tiver uma pós-graduação em Endodontia será um profissional diferenciado. 

Aliás, atualmente, ele já é um profissional que apresenta valorização. Segundo o portal Vagas.com, os salários de endodontista podem variar entre R$3.122, no começo da carreira, a R$6.028. 

Quais as vantagens de fazer uma pós em Endodontia? 

Existem muitas vantagens em fazer uma pós na área de Odontologia, especialmente em Endodontia. A seguir, confira algumas delas! 

É um diferencial 

Toda pós-graduação melhora a carreira. Afinal, ela demonstra que você teve em vista continuar estudando e se especializou em alguma área de interesse. 

No caso da Endodontia, por ser tão importante e específica, ela pode ser um destaque ainda maior. Pensando nas oportunidades de aplicação, como no turismo odontológico, dependendo da demanda da região onde você atenderá, ela pode garantir uma remuneração ainda maior. 

Aumenta a demanda de clientes 

Quando você fica só na graduação, pode ter pacientes com problemas de muitas naturezas. Porém, ao se especializar, atenderá nichos específicos, gerando uma demanda ainda maior dos seus serviços. Afinal, você é o especialista e pode se tornar uma referência no tratamento daqueles casos específicos que um dentista sem a pós-graduação em Endodontia não conseguiria resolver. 

Somando-se a isso, se você prestar um bom atendimento e oferecer uma experiência positiva ao paciente, ele pode retornar e indicar você para outras pessoas. 

Melhora a qualidade no atendimento 

Já ouviu falar que conhecimento nunca é demais? Pois é, no caso de fazer a pós-graduação em Endodontia, você não só se especializa na área, mas, junto a isso, consegue ser um profissional melhor.

Afinal, entendendo as condições que afetam o paciente, você pode tomar decisões mais acertadas exatamente porque sabe das consequências que vão afetá-lo. 

Oferece mais oportunidades 

Um dentista que se forma raramente abre uma clínica logo depois da formatura. Isso significa que você precisará trabalhar para outros profissionais. 

Nesse caso, ter a pós-graduação é uma maneira de melhorar o currículo e alcançar postos, ainda que seja pela prestação de serviços em vários consultórios. Além disso, se for fazer um concurso público, mesmo que não em Endodontia, a pós-graduação conta alguns pontinhos a mais. 

Você viu como a pós-graduação em Endodontia funciona e que ela é um meio para ter melhores oportunidades na carreira. Exatamente para aproveitá-las, você também precisa saber onde fazer a sua especialização. Por isso, pode contar com a Unyleya. Afinal, oferecemos a pós nessa e em várias outras áreas de Odontologia, de forma EAD e sem perder a qualidade da formação presencial. 

Gostou da área de Endodontia? Saiba mais sobre a nossa pós e comece a sua especialização!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD