Connect with us

Carreiras na Pós

Pós-graduação em Ginecologia e Obstetrícia na Enfermagem: conheça mais aqui!

Em busca de um diferencial na carreira de Enfermagem? Conheça a pós-graduação em Ginecologia e Obstetrícia.

pos graduação em ginecologia e obstetricia enfermagem

Para enfermeiros e enfermeiras que buscam um campo promissor de especialização, fazer uma pós-graduação em Ginecologia e Obstetrícia na Enfermagem é uma excelente alternativa. Afinal, essa é uma área com alta demanda no mercado de trabalho.

De acordo com Alisson Paschoal, coordenador do curso da Faculdade Unyleya, um fator relevante nos últimos tempos tem sido o constante incentivo do Ministério da Saúde brasileiro para a realização de partos normais. Nesse contexto, cada vez mais o papel do profissional de Enfermagem se destaca!

Confira mais informações a seguir e dicas para se dar bem ao escolher essa carreira.

Como o curso funciona

A Ginecologia e Obstetrícia são campos ligados à saúde da mulher em todas as suas fases, especialmente durante o período gestacional. O enfermeiro generalista também pode auxiliar gestantes, mas sobretudo em emergências, casos como cesarianas e partos normais mais complexos, o suporte de um especialista é muito importante.

Portanto, o objetivo da formação é “qualificar o aluno em prevenção, avaliação, diagnóstico de Enfermagem e atendimento integral à Ginecologia e Obstetrícia”, como garante o coordenador.

Uma das grandes vantagens da pós-graduação da Unyleya é ser uma especialização focada na prática. Isso significa que, além de ter acesso aos conhecimentos teóricos da área, o estudante tem a chance e o incentivo de desenvolver habilidades diretamente ligadas às tarefas desempenhadas no dia a dia da profissão.

Dentre elas, destacamos:

  • participar ativamente das práticas ginecológicas e obstétricas;
  • oferecer assistência integral em todas as fases da reprodução;
  • prestar assistência adequada nos atendimentos de Perinatologia;
  • fazer a preparação da mãe para o parto, oferecendo apoio profissional e emocional;
  • monitorar os sinais vitais da mãe e do bebê;
  • auxiliar nos primeiros atendimentos no pós-parto, tirando dúvidas e auxiliando nos cuidados com o bebê;
  • orientar a família e os acompanhantes.

A realidade é que há muitas oportunidades na área, tanto em grandes centros quanto em cidades menores. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 3 milhões de partos acontecem anualmente no Brasil, sendo a maior parte de cesarianas.

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


Público-alvo

O curso é destinado a profissionais já formados na área de Enfermagem que desejam atuar no atendimento à saúde da mulher, com ênfase em Ginecologia e Obstetrícia. Fica claro, então, que é preciso ter concluído uma graduação anterior.

Essa é uma capacitação ideal para quem conquistou a graduação como enfermeiro ou enfermeira e pretende atender um nicho mais específico do mercado. Considerando que temos aproximadamente 720 mil enfermeiros formados no país segundo o Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), ter um diferencial no currículo é importante para evoluir na carreira.

O perfil do público normalmente envolve o interesse pelo universo feminino e infantil, além de características como empatia, boa comunicação e facilidade para trabalhar em equipe.

Duração

A carga horária total da pós-graduação é de 400 horas, contemplando todas as disciplinas previstas na matriz curricular que você vai conhecer a seguir. O tempo previsto para conclusão é de 10 meses.

Um detalhe importante é que, na Faculdade Unyleya, existe a possibilidade de fazer o Trabalho de Conclusão de Curso como matéria optativa, acrescentando mais 60 horas à duração total do curso.

Grade curricular

Como se pode imaginar, os assuntos estudados ao longo da formação são direcionados a questões que acompanham a saúde das mulheres no decorrer de suas vidas.

Aproveite para conferir que matérias compõem o plano curricular da Unyleya:

  • Desenvolvimento Pessoal e Profissional nas Carreiras da Saúde;
  • Anatomia e Fisiologia voltadas à Ginecologia e Obstetrícia;
  • O Processo de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia;
  • Políticas Públicas de Saúde na Atenção à Mulher, Gravidez, Parto e Puerpério;
  • Assistência de Enfermagem ao Pré-Natal;
  • Assistência de Enfermagem ao Trabalho de Parto;
  • Assistência de Enfermagem ao Puerpério;
  • Urgências e Emergências Ginecológicas, Obstétricas, em Perinatologia e no Puerpério;
  • Novas Assistências Ginecológicas e Obstétricas.

Metodologia de ensino

O processo de ensino da Unyleya é totalmente focado no aluno. A ideia é que todos possam aproveitar as formações ao máximo, independentemente do perfil de cada estudante.

No caso da pós-graduação em Ginecologia e Obstetrícia na Enfermagem, estamos falando de um curso 100% online que acontece dentro do Portal do Aluno. Os tutores e professores fazem uma gestão personalizada, acompanhando cada jornada de aprendizagem autônoma.

As interações são assíncronas, mas o material didático fica sempre disponível para download, e as atividades avaliativas das disciplinas também podem ser realizadas a distância sem maiores complicações. A seguir, destacamos três pontos positivos da metodologia:

  • flexibilidade para estudar de onde e quanto quiser;
  • suporte total ao aluno de forma coletiva e individual;
  • foco em uma disciplina por vez para favorecer os resultados.

Certificação

Para quem está em busca de um diferencial, vale saber que a pós-graduação lato sensu em Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia da Unyleya é reconhecida e autorizada pelo Ministério da Educação, assim como os outros cursos da instituição.

Isso quer dizer que o diploma conquistado ao final da formação tem validade em todo o território nacional e vai tornar os alunos pós-graduados especialistas na área de estudo escolhida. No caso da Ginecologia e Obstetrícia, ter esse título pode ser exatamente o que vai abrir portas no mercado e garantir melhores vagas.

Outro ponto importante sobre isso é que, na área da Saúde, a certificação é obrigatória para poder atuar no mercado de trabalho, em clínicas, postos de atendimento, hospitais públicos e privados, entre outros ambientes.

O órgão responsável pelo registro profissional é o Coren (Conselho Regional de Enfermagem) e a apresentação do diploma é parte fundamental para o exercício da profissão.

Outros benefícios e diferenciais

Fazer sua pós-graduação na Unyleya é contar com um mundo de benefícios que só a maior instituição de pós EAD do Brasil é capaz de oferecer.

Ainda tem dúvidas disso? A instituição já conquistou a confiança de mais de 300 mil alunos nessa modalidade e esse foi um passo importante para esses profissionais evoluírem em suas carreiras. Chegou a sua hora!

Centro de Carreiras

Aproveite os insights de profissionais especializados em Recursos Humanos que vão apoiar sua inserção ou recolocação no mercado, além de conteúdos sobre carreira e uma rede de conexão com diversas oportunidades de trabalhos.

UnyVantagens

Desfrute de um clube cheio de vantagens exclusivas para os alunos e descontos especiais em mais de 10.000 parceiros em todo o Brasil, incluindo estabelecimentos físicos, lojas online e serviços em diferentes setores.

Indique e Ganhe

Com o programa de indicação premiada da Unyleya, você pode receber bonificações especiais a cada amigo, familiar ou colega indicado que fizer matrícula em algum curso da instituição.

Além de todos esses benefícios, você vai ter acesso a um curso de pós-graduação em Ginecologia e Obstetrícia na Enfermagem completo e atualizado. De acordo com o coordenador Alisson, “com ótimo custo-benefício, essa especialização é o que você precisa para dar um grande salto na sua qualificação profissional”.

Confira mais detalhes sobre a pós-graduação oferecida pela Unyleya e aproveite a chance de mudar o seu futuro!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD