Connect with us

Dicas de Estudo

O que é aprendizagem autônoma e como ela se relaciona com o EAD?

O que é aprendizagem autônoma e como ela se relaciona com o EAD?

Embora as pessoas estejam mais acostumadas às metodologias de ensino mais tradicionais, que colocam o aluno na sala de aula assistindo às aulas dos professores, existem várias outras maneiras de aprender que merecem atenção. É o caso da aprendizagem autônoma, uma estratégia que preza pela independência dos estudantes.

Conhecer esse jeito de adquirir conhecimentos permite expandir os horizontes e entender que explorar novas ideias pode contribuir bastante para a sua formação. Além disso, vale a pena descobrir por que a aprendizagem autônoma está tão relacionada à educação a distância (EAD), uma modalidade de ensino com cada vez mais espaço nas instituições.

Neste post, trouxemos algumas informações imperdíveis para você compreender o conceito de aprendizagem autônoma e como ela pode impactar a sua vida. Acompanhe!

O que é a aprendizagem autônoma?

A aprendizagem autônoma consiste em o próprio estudante poder determinar as formas de estudar que melhor funcionam para o seu perfil. A estratégia parte do princípio de que existem diversos métodos de estudo e, mesmo cada um deles tendo seu valor, os resultados variam de pessoa para pessoa.

Enquanto um aluno consegue aprender com a leitura do material didático, por exemplo, outro pode alcançar resultados melhores ao assistir a um vídeo. A chance de escolher qual tema estudar primeiro também ajuda a assimilar os conteúdos e aproveitar o tempo ao máximo, uma vez que o interesse do estudante no assunto é um fator que pesa nesse processo.

Em suma, adotar a aprendizagem autônoma é reconhecer que o processo de aprendizagem acontece de várias maneiras e permitir que cada indivíduo adapte esse processo de acordo com seu próprio perfil. Isso não quer dizer que não há uma orientação, o que normalmente vem na figura do professor, mas apenas que o aluno tem mais autonomia.

Como essa estratégia se relaciona com a EAD?

A aprendizagem autônoma tem tudo a ver com a educação a distância. Afinal de contas, a EAD é justamente uma modalidade de ensino em que os alunos estudam em qualquer lugar e a qualquer momento, sem precisar frequentar a sala de aula presencialmente e em horários marcados.

Além disso, a EAD trabalha com uma diversidade de materiais didáticos e complementares que são disponibilizados em vários formatos, como textos, vídeos, imagens e atividades interativas, entre outros, em uma plataforma digital. Você pode escolher o que acessar primeiro e quando fazer isso.

Desse modo, a aprendizagem autônoma é parte da rotina de quem faz um curso EAD. É o aluno quem define os horários de estudar e o lugar mais adequado, além de contar com muito mais possibilidades do que somente assistir a uma aula de forma passiva.

Na EAD, os estudantes contam com o suporte de professores, mas ocupam uma posição de mais protagonismo no processo de ensino-aprendizagem. São estimulados a organizar a rotina de estudos, a buscar conhecimentos por meio de materiais complementares e a definir quais métodos vão ser adotados nessa jornada.

Quais são os benefícios da aprendizagem autônoma para os estudantes?

A seguir, destacamos os principais benefícios de adotar a estratégia da aprendizagem anônima nos seus estudos. Confira!

Autonomia

Exercitar a autonomia na hora de estudar é uma ótima forma de desenvolver essa característica que é tão importante no mercado de trabalho. Na aprendizagem autônoma, você se habitua a avaliar as situações para tomar decisões, e não apenas esperar comandos. Desse jeito, é possível se tornar uma pessoa com pensamentos mais independentes e estratégicos.

Mais senso de responsabilidade

O poder de decidir sobre os seus estudos também faz com que os estudantes adquiram um maior senso de responsabilidade diante das situações. Você tem bastante autonomia para organizar a rotina de estudos, mas ainda precisa atingir certas metas, como a de estudar uma determinada quantidade de temas antes de uma prova, por exemplo.

Motivação para estudar

Quando um método não traz muitos resultados, a tendência é que o estudante desanime, não é mesmo? Na aprendizagem autônoma, porém, você tem a liberdade de escolher entre várias abordagens diferentes. Ter a oportunidade de estudar da forma que funciona melhor para você é um fator que influencia diretamente a sua motivação e, consequentemente, o seu aprendizado.

Adaptação às ferramentas tecnológicas

O uso de dispositivos eletrônicos e recursos digitais está muito presente na aprendizagem autônoma. Eles dão acesso a um amplo leque de materiais e ferramentas que contribuem para o aprendizado. Além disso, faz com que os estudantes se adaptem ao uso da tecnologia no dia a dia, o que é fundamental na preparação para o mercado de trabalho.

Melhora da capacidade de raciocínio e da memória

Por não precisar seguir um modelo engessado de estudo, que é imposto por instituições de ensino e professores mais tradicionais, os alunos acabam por praticar bastante o raciocínio na aprendizagem autônoma. A mente passa a fazer as conexões entre os temas com mais agilidade e isso também contribui para que você exercite a memória e a lógica.

Capacidade de resolver problemas

A autonomia que esse estilo de aprendizagem proporciona ainda faz com que você encare problemas como desafios e use o raciocínio para encontrar a melhor solução. Esse é mais um benefício importante não só nos estudos, mas na rotina como um todo, e especialmente diante dos obstáculos da vida profissional.

Aprimoramento de habilidades comportamentais

A estratégia de aprendizagem autônoma estimula o desenvolvimento e aprimoramento de características como resiliência, inteligência emocional, pensamento crítico, criatividade, gestão de tempo, flexibilidade e várias outras. Essas habilidades comportamentais são essenciais para você alcançar os objetivos nos estudos e também em outras esferas da sua vida tanto pessoal quanto profissional.

Com a educação a distância sendo uma modalidade de ensino com cada vez mais destaque no mercado, é importante começar a colocar a aprendizagem autônoma em prática na rotina de estudos. Ela pode ser aplicada nos mais diferentes níveis, da educação básica até a superior, entre outros tipos de cursos, e contribui bastante para a formação dos estudantes.

Então, gostou de saber mais sobre a aprendizagem autônoma? Leia também o nosso post que traz 7 dicas para estudar a distância e melhore o seu aprendizado!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.