Connect with us

Inicie Sua Carreira

8 skills em tecnologia que você precisa desenvolver para atuar no mercado

skills em tecnologia

Para exercer uma profissão, é preciso reunir uma série de habilidades — skills, em inglês —, tanto técnicas quanto comportamentais. Essas últimas, a propósito, fazem bastante diferença na forma como você lida com os desafios da profissão no dia a dia. Por isso, vale a pena você saber quais são as skills em tecnologia mais requisitadas pelo mercado.

Desse modo, é possível se dedicar para desenvolver essas habilidades enquanto também adquire os conhecimentos técnicos que vêm com a educação formal, como é o caso de um curso de graduação. Isso faz com que você tenha uma preparação muito mais completa para se sair bem no trabalho e se destacar como profissional.

Por esse motivo, preparamos uma lista com 8 principais skills em tecnologia que você precisa cultivar para atuar nesse ramo. Confira!

1. Autonomia

Muitas empresas, especialmente aquelas voltadas para atividades que lidam com inovação, incentivam seus colaboradores a serem mais independentes. Na prática, significa que os profissionais são encorajados a tomarem certas decisões por conta própria e também a serem proativos, antecipando-se aos eventuais problemas que vão surgindo.

Isso é muito comum na área tecnológica, que se trata de um ramo bastante dinâmico e, portanto, precisa de pessoal capaz de acompanhar esse ritmo. Nesse cenário, faz todo o sentido que a autonomia seja uma das skills em tecnologia mais relevantes.

2. Inteligência emocional

Outra habilidade que impacta bastante a atuação profissional é a inteligência emocional, ou seja, a capacidade de reconhecer e lidar tanto com os próprios sentimentos quanto com os dos outros. Sem essa skill, fica mais difícil administrar a pressão de entregar resultados, receber feedbacks e conviver com pessoas e opiniões diferentes.

Quando você tem inteligência emocional, por outro lado, é possível agir com equilíbrio diante das mais diversas situações, o que ajuda a manter o foco no trabalho em si. Você também consegue estabelecer um relacionamento profissional mais saudável e colaborativo com os outros membros da equipe.

3. Resiliência

A resiliência é mais uma das skills em tecnologia que devem ser desenvolvidas porque, assim como em outros segmentos, não são poucos os desafios diários que um profissional precisa superar para chegar aonde quer. Você pode se ver, por exemplo, em um ambiente de trabalho estressante e pensar em desistir, mas não fará isso se for uma pessoa resiliente.

O mesmo pode acontecer quando tiver que passar por um processo seletivo muito exigente para trabalhar na empresa dos seus sonhos. É preciso ter resiliência para passar por cada obstáculo que se apresenta nas carreiras em tecnologia e alcançar os seus objetivos.

4. Trabalho em equipe

Saber trabalhar em equipe, colaborando com pessoas que têm personalidades diferentes, além de modos distintos de realizar certas tarefas, também é uma das skills em tecnologia que os empregadores procuram bastante. Para a empresa, isso ajuda a manter a harmonia do time e, consequentemente, a atingir os objetivos.

Por isso, é importante você saber dividir as obrigações, cumprir a sua parte como combinado e ter disposição de auxiliar os colegas. Afinal, quando um projeto é bem-sucedido, todos os membros da equipe se beneficiam.

5. Criatividade

A criatividade, seja para encontrar uma solução para um problema recorrente na empresa, seja para propor uma ideia inovadora em um projeto de nanotecnologia ou outra área, por exemplo, é um diferencial e tanto. Especialmente em empresas que têm uma cultura de inovação, essa skill pode ser decisiva para você subir alguns degraus na carreira.

Isso é o que chamamos de pensar fora da caixa e também de sair da zona de conforto. Quando você tem criatividade no trabalho, os desafios se tornam apenas oportunidades de explorar novas ideias e evoluir.

6. Liderança

Para quem tem o objetivo de gerenciar equipes, essa é uma das skills em tecnologia mais indispensáveis. Vale lembrar, no entanto, que liderar não é apenas delegar tarefas e monitorar os resultados, mas sim inspirar os membros do time a se engajarem nas atividades a fim de atingir metas e objetivos.

Uma boa liderança tem a ver com a forma como você se comunica com os profissionais, administra conflitos e encontra soluções. No ramo da tecnologia, essa habilidade é essencial para os profissionais que são responsáveis pelo gerenciamento de projetos.

7. Adaptabilidade

O setor de tecnologia certamente é um dos que passam por mudanças com mais frequência. O tempo todo novos recursos e ferramentas são desenvolvidos, de forma que não há uma alternativa senão acompanhar as transformações e aprender a lidar com elas.

É por isso que a capacidade de adaptação é mais uma das habilidades bastante valorizadas nos profissionais da área. Essa skill facilita o processo de absorver as novidades e de aprender o que for necessário para trabalhar com elas no dia a dia da profissão.

8. Pensamento analítico

Ter um pensamento racional, que se baseia principalmente na lógica, é muito importante quando você precisa analisar situações e dados da forma mais imparcial possível. Um olhar analítico ajuda a manter o distanciamento necessário para avaliar cada problema por vários ângulos e tomar decisões embasadas em informações concretas.

Como você deve imaginar, as skills em tecnologia que citamos podem ser cada vez mais aprimoradas com o passar do tempo e a experiência profissional. Porém, é fundamental começar a desenvolvê-las tão cedo quanto possível, pois elas são um diferencial competitivo importante no mercado de trabalho.

Para isso, algumas possibilidades são participar de eventos, oficinas e workshops de desenvolvimento pessoal e profissional, e ainda buscar artigos e livros sobre o tema. Além disso, lembre-se de fazer uma autoanálise para tentar identificar quais são os pontos em que você mais precisa melhorar para ter essas skills.

Desse jeito, fica mais fácil desenvolver as skills em tecnologia mais relevantes para ter uma boa atuação no mercado de trabalho. Essas habilidades e uma boa formação técnica são exatamente o que você necessita para conseguir exercer a profissão com sucesso e construir uma bela carreira nesse ramo que é tão promissor.

Gostou de saber mais sobre skills em tecnologia? Você também pode ajudar seus amigos a obterem as mesmas informações. Compartilhe este post em suas redes sociais e fale com eles sobre o assunto!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD