Connect with us

Bit&Byte

Opinião: Com déficit de mão de obra em tecnologia, Brasil tem potencial para atender escassez

Segundo CEO da iTalents, o Brasil pode e deve se tornar um grande exportador de talentos em TI 

O déficit de mão de obra no mercado de tecnologia é um problema mundial. Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Korn Ferry, é estimada uma perda de 8,5 trilhões de dólares na produção global até o ano de 2030 por falta de profissionais qualificados. 

Por outro lado, esse cenário preocupante para o setor cria uma oportunidade para o Brasil, uma vez que o país tem potencial para avançar na exportação de talentos e serviços, auxiliando na mitigação desse problema. Portanto, esse déficit cria um novo espaço para o desenvolvimento de carreiras digitais no Brasil. 

Hoje temos uma taxa de desemprego de 9,3% no país, ao mesmo tempo em que milhares de jovens com habilidades requeridas pelo mercado podem nem perceber o potencial que têm para trabalhar na área de tecnologia. Há, então, uma grande oportunidade de atender a dor do setor e conduzir esses potenciais talentos para as carreiras digitais. O Brasil pode e deve se tornar um grande exportador de talentos em TI. 

Diante desse cenário, investidores e empresas de diversos mercados da Europa veem o país não somente como uma fonte, mas também como um expoente formador de mão de obra capacitada e qualificada para o setor de tecnologia. 

A necessidade de suprir a alta demanda de profissionais tem resultado em olhares atentos e movimentações interessantes de investidores e companhias internacionais, que já têm buscado formar e recrutar profissionais brasileiros, seja para emigrar ou para trabalhar remoto para empresas de fora do Brasil. 

Os últimos estudos da Brasscom revelaram que, aqui mesmo, no Brasil, até 2024, teremos 70 mil vagas em tecnologia, mas apenas 46 mil profissionais formados na área. Diante desse déficit, que só aumenta o gargalo do setor, companhias de todos os portes, de startups a grandes empresas, têm recorrido a parcerias com instituições de ensino para qualificar jovens antes mesmo da graduação.

Programas estratégicos de formação ganham espaço

A criação de programas estratégicos de formação, atração e retenção de talentos tem se transformado em uma solução para muitas das grandes empresas do segmento. A iTalents nasceu com a missão de conectar talentos a oportunidades e é uma parceira da Unyleya em um programa inovador de cursos de pós-graduação

O novo programa de cursos lato sensu (especializações e MBAs) na área de tecnologia da informação da Unyleya em parceria com a iTalents terá sua primeira turma ainda em 2022, e contempla o MBA em Desenvolvimento Full Stack e o MBA em UX Design. Os cursos têm metodologia Hands-On, avaliações baseadas em projetos práticos e solução de problemas reais, corpo docente composto por mestres e doutores atuantes em grandes organizações e tutoria dedicada para acompanhamento síncrono e apoio assíncrono junto aos alunos. 

Devido à conexão direta com o mercado de trabalho, esse tipo de curso profissionalizante é uma alternativa ainda mais assertiva para os jovens, já que essas formações ajudam os estudantes a desenvolverem as skills que as empresas irão exigir. 

Além da formação, empresas como a iTalents realizam um trabalho mais amplo, que começa no recrutamento técnico, alocação e orientação de carreira para profissionais de tecnologia. A grande vantagem para as empresas está justamente na descoberta e mineração desses talentos com rapidez e assertividade. 

Dessa forma, temos no Brasil um grande potencial que já atrai olhares de fora. É preciso ampliar esse conceito para uma escala industrial, que possa resolver o problema do déficit de mão de obra na área de tecnologia em grandeza nacional e internacional. O segmento tem potencial para crescer e precisamos ser agentes transformadores do Brasil nessa jornada. 

*Por Engels Rego – CEO iTalents 

Conheça a iTalents www.italents.com.br  

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD