Connect with us

Carreiras na Graduação

A importância do Gestor da Tecnologia da Informação (TI) para o mundo empresarial

A importância do Gestor da Tecnologia da Informação (TI) para o mundo empresarial

O curso de Gestão da Tecnologia da Informação (TI) visa formar profissionais aptos a atuar como gestores em departamentos da tecnologia da informação; no gerenciamento de projetos de soluções de TI; na administração e especificação de infraestruturas de hardware e software (redes, segurança da informação e banco de dados); na liderança de equipes de TI; no gerenciamento de recursos da tecnologia da informação nos diversos setores de uma organização e alinhados com estratégias corporativas.

O gerenciamento de serviços da TI executado pelo gestor da TI tem o propósito de buscar a melhoria na qualidade das entregas de TI. Sendo assim, diante das necessidades estratégicas que cada possibilidade de negócio proporciona, e de forma a manter uma empresa sempre em um cenário competitivo, propiciando a redução dos custos em médio e longo prazo.

Diferenciais de um profissional de Gestão da Tecnologia da Informação

O profissional de Gestão da Tecnologia da Informação é uma das carreiras mais promissoras do mercado, há uma demanda muito grande desse profissional nos cenários nacional e internacional. Sua formação exige inúmeras certificações, uma vez que ele deve acumular conhecimentos de outras áreas específicas da TI.

Segundo a Brasscom – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação -, a procura por profissionais na área da TI será de 420 mil pessoas até 2024, apenas no Brasil. Assim, essa graduação que forma profissionais para gerenciar projetos, processos e serviços da área de tecnologia deve oferecer uma formação sólida e completa na área da TI, abrangendo duas frentes de interesse dos estudantes: uma tecnológica e a outra com temas mais voltados à gestão.

O gestor da TI é o profissional encarregado do processamento das informações corporativas e responsável por identificar as melhores ferramentas e estratégias para armazenamento, monitoramento e proteção dos dados de uma organização. E, além de tratar dessas questões operacionais relacionadas à tecnologia, o gestor da TI também está diretamente ligado às estratégias competitivas da empresa. E isso se dá também participando ativamente da tomada de decisões.

Em que áreas um gestor da TI pode atuar?

Administração de Infraestruturas de Hardware e Software: o gestor é responsável por gerenciar problemas e incidentes conforme as boas práticas da gestão da TI. Ele pode também definir planos de atuação, prever e resolver situações imprevistas, mitigar danos e propor soluções para eventuais problemas.

Administração de Banco de Dados: o gestor da TI atua no gerenciamento, tratamento e preservação dos dados das empresas. Estes processos são importantes no aperfeiçoamento de processos e na potencialização de resultados.

Segurança: o gestor atua na garantia de um ambiente tecnológico protegido, evitando ciberataques, tentativas de invasão, uso inadequado dos serviços e definindo planos de contingência.

Programação: desenvolvimento e manutenção de softwares empresariais, portais eletrônicos, sites e aplicativos. Nessa área, o gestor da TI atua na administração e supervisão das tarefas desenvolvidas pelas equipes de programação.

Além dessas áreas, ele ainda pode desempenhar funções como Administrador de Redes, Especialista em E-commerce, Especialista em Serviços de Nuvem. E ainda como Arquiteto de Soluções, Big Data, Business Intelligence e IA.

Por que o mercado de trabalho valoriza tanto os gestores da TI?

O Brasil forma apenas 46 mil profissionais com perfil tecnológico por ano. Esse déficit de mão de obra qualificada na área da TI causa danos a praticamente todas as empresas. E isso, desde o ramo da educação, indústria, agronegócio até a saúde. Isso acontece porque dificilmente existe um setor que não utilize ferramentas e soluções tecnológicas para mediar suas atividades. Assim, demandando, cada vez mais, profissionais que gerenciem recursos, infraestruturas tecnológicas e equipes de TI.

Atualmente, um gestor/gerente da tecnologia da informação recebe um salário médio de R$ 6 mil no Brasil. Esse salário pode chegar a valores superiores a R$ 15 mil mensais, dependendo da sua expertise, tempo de experiência, certificações e porte da empresa empregadora. E, para os que desejam trabalhar remotamente, há inúmeras vagas em empresas nacionais e internacionais.

Graduação em Tecnologia da Informação

Assim, para quem deseja se destacar nesse campo em franco crescimento, a Unyleya oferece o Curso de Graduação EAD em Gestão da Tecnologia da Informação (TI). Um Curso Superior em Tecnologia que oportuniza ao estudante concluir a sua graduação em pelo menos dois anos e meio. E com isso adquirir a formação técnica profissional necessária para atuar em um mercado de trabalho que não para de crescer na demanda por profissionais qualificados.

Venha estudar conosco! Nossos cursos possuem videoaulas e material didático especializados, bibliotecas digitais, laboratórios virtuais e tutores a sua inteira disposição. Tudo para facilitar o seu aprendizado. Acesse aqui e faça sua pré-matrícula.

*Texto de autoria da coordenadora do curso de graduação em gestão da tecnologia da informação . Carla Tavares – Analista de Sistemas e Administradora, Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação . Mestre em Informática (Arquiteturas de Alto Desempenho) pelo NCE/UFRJ, Especialista em Redes de Computadores. Experiência nas principais áreas da Ciência da Computação (HPC, sistemas paralelos, sistemas distribuídos, tecnologias AWS, IA, análise de dados, mineração de dados e bioinformática). Gestão de TI, gestão pública, gestão de projetos de TI, LGPD, docência no Ensino Superior (Graduação, Lato e  Stricto Sensu).

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD